Abdominoplastia para diástase abdominal

Autor: Dr. Vitor Nunes, 27/09/2021

Sente seu abdome flácido e tem dores lombares? Além disso, tem uma separação que lhe incomoda esteticamente? Isso pode ser diástase abdominal.

A Diástase Abdominal pode causar um desconforto tanto estético, quanto físico, pois pode gerar dores lombares, além de uma aparência com flacidez do abdome. Por isso, a Abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados nesses casos, onde há o fechamento do músculo reto abdominal acometido e restauração do abdome, tornando-o mais tonificado.

Neste texto, será abordado tudo sobre a Diástase Abdominal, incluindo suas causas, definição, tipos, e também o seu tratamento através da abdominoplastia. Leia este artigo e entenda mais sobre o assunto.

O que é a Diástase Abdominal?

A diástase abdominal é quando há uma separação do músculo reto abdominal, que abrange desde o processo xifóide do esterno até o osso púbis, devido ao aumento da pressão intra-abdominal por alguma das causas que serão citadas abaixo. Assim, a diástase pode causar flacidez abdominal e dor lombar.

Durante consulta com seu médico especialista, o mesmo irá determinar se o seu caso consiste de fato de uma diástase abdominal através do exame físico e se necessário, de exames complementares de imagem como ultrassonografia e/ou tomografia computadorizada. Além disso, avaliará a extensão e profundidade correta da diástase e assim, indicar o melhor tratamento, que pode ser feito através de exercícios, fisioterapia ou até cirurgia, quando necessário.

Quais as principais causas de Diástase Abdominal?

A gestação é a principal causa de diástase abdominal, pois há um crescimento súbito do tamanho abdominal durante a gravidez. Quando a mãe tem músculos abdominais fracos, eles podem deixar de fornecer suporte adequado à barriga em seu crescimento, dessa forma, surgindo a diástase.

Oscilações no peso também são uma das causas de Diástase abdominal, isso faz com que os músculos trabalhem mais que o normal. Dessa forma, outras causas são fraqueza dos músculos abdominais, ganho de peso rápido, perda de peso muito rápido, obesidade, levantamento de peso em excesso, prática intensa de atividades físicas (em geral, realizadas de forma errônea), doenças como, distúrbios na produção de colágeno, dentre outras causas.

Quais seus tipos?

A diástase abdominal pode atingir o abdome como um todo ou somente partes dele. Portanto, os tipos de diástase são:

– Diástase na região supraumbilical

A diástase na região supraumbilical ocorre quando há separação do músculo reto abdominal na porção superior ao umbigo. Alguns sinais e sintomas podem ser relatados como, sensação de empachamento após pequenas refeições, “estômago alto”, entre outros.

– Diástase na região infraumbilical

A diástase na região infraumbilical ocorre quando há separação do músculo reto abdominal na porção inferior ao umbigo. Esse tipo pode gerar algumas complicações como, sobrecarga no períneo, pois este passa a ficar responsável sozinho pela sustentação de todos órgãos pélvicos (ex.: útero, bexiga, etc ..)

– Diástase na região central do abdome

A diástase na região central do abdome ocorre quando há separação do músculo reto abdominal na porção do próprio umbigo. Nesse caso, o umbigo pode ficar com a aparência de estar sobressaltado.

– Diástase com ruptura total

A diástase com ruptura total do abdome ocorre quando há separação do músculo reto abdominal ao longo de todo o abdome, ou seja, desde o processo xifóide do esterno até o osso púbis.

O que é Abdominoplastia para Diástase Abdominal?

O que é Abdominoplastia para Diástase Abdominal?

A abdominoplastia é o procedimento cirúrgico mais utilizado para reverter o quadro de diástase abdominal e consiste na aproximação das partes do músculo reto abdominal, reconstituindo-o. A depender da gravidade e extensão da diástase, pode ser necessário, a colocação de uma tela para melhor sustentação da parede abdominal.

A correção da diástase abdominal é muito importante, visto que quando não realizada, a mesma pode gerar complicações e dores. Além disso, a cirurgia de abdominoplastia para reversão da diástase abdominal, quando bem indicada, é um procedimento seguro e tranquilo. Assim, a abdominoplastia para diástase abdominal remove o excesso de gordura e de pele e restaura os músculos enfraquecidos ou separados, proporcionando um perfil de abdome mais definido e tonificado.

Quais indicações da Abdominoplastia para Diástase Abdominal?

A abdominoplastia para diástase abdominal é idealmente indicada se houver:

  • Músculos abdominais com diástase (enfraquecidos / separados)
  • Dores lombares devido a diástase abdominal
  • Flacidez abdominal e insatisfação com o perfil de abdome
  • Conteúdo abdominal desproporcional ao corpo
  • Excesso de pele após perda significativa de peso
  • Quadro não resolutivo com atividade física e fisioterapia

Entre outros.

Em geral, o resultado da abdominoplastia para diástase abdominal é duradouro, porém para isso algumas orientações no pós-operatório devem ser seguidas por toda a vida. Quando as recomendações não são realizadas da forma correta, a diástase abdominal pode ocorrer novamente, sendo necessário nova reabordagem cirúrgica.

Sendo assim, recomenda-se que pessoas que desejam ter nova gestação ou que tem um plano de perda significativa de peso, postergue a cirurgia, visando resultados mais eficazes quando realizada em um momento mais oportuno.

Essa cirurgia poderá ser realizada de forma isolada, mas se houver alguma outra queixa o procedimento poderá ser realizado em conjunto com outros como, Mamoplastia redutora, Lifting, entre outros.

Preparação e planejamento pré-operatório da Abdominoplastia para Diástase Abdominal

A fase de preparação e planejamento pré-operatório da abdominoplastia para diástase abdominal é onde o médico irá explicar cada passo do procedimento e do seu pós-operatório, mostrando, através de programas de realidade virtual, simulação da abdominoplastia antes e após. Além disso, é o momento em que o paciente deve sanar todas as dúvidas, e abordar todos os seus desejos e anseios. Os cuidados gerais pré-operatórios são:

  • Realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados;
  • Avaliação da condição médica atual, como estado geral da saúde e comorbidades;
  • Avaliação de alergia medicamentosa e passado médico, incluindo cirurgias prévias;
  • Explicação dos cuidados pré-operatórios;
  • Detalhamento de todo o procedimento e seus riscos;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Ajuste de dose de determinados medicamentos em uso;
  • Evitar ou interromper o uso de aspirina e anti-inflamatórios;

Entre outros.

Riscos associados à cirurgia de Abdominoplastia para Diástase Abdominal

Os riscos associados à cirurgia de abdominoplastia para diástase abdominal são mínimos, quando a cirurgia é bem indicada, os materiais utilizados são devidamente esterilizados, o ambiente é adequado e o profissional é apto e qualificado para realizar o procedimento. Entretanto, por se tratar de um procedimento invasivo, o mesmo não é livre de riscos.

Assim, os possíveis riscos da abdominoplastia para diástase abdominal são: dor, infecção, inchaço, alterações de sensibilidade na pele, dormência, cicatriz desfavorável e/ou má cicatrização, necrose de pele, despigmentação da pele, assimetria, sangramento, alergias aos produtos utilizados (fios de sutura, medicações, ..), entre outros.

Cuidados do pós-operatório da Abdominoplastia para Diástase Abdominal

Os cuidados pós-operatórios são tão importantes como os outros, pois é através deles, que o resultado final e ideal será atingido. O médico cirurgião plástico que realizar a sua cirurgia, irá te orientar sobre todos os cuidados específicos para seu caso, e é essencial que estes sejam seguidos da melhor forma possível, para garantir o máximo de benefícios e para o sucesso completo do resultado.

Além disso, vale lembrar que o resultado final só será visto após alguns meses da cirurgia. Os principais cuidados no pós-operatório da abdominoplastia para diástase abdominal são evitar exposição solar; evitar esforço físico; utilizar as malhas de compressão conforme recomendado, para ajudar no controle do inchaço e comprimir a pele; realizar a técnica de higienização da ferida conforme orientado por seu médico; dreno, se necessário, será colocado para drenar possível excesso de sangue ou fluido; seguir as prescrições médicas; retornar às consultas conforme o tempo solicitado; manter uma dieta adequada; atentar-se aos sinais de alerta e se necessário, ir ao hospital; entre outros.

Preço final a ser pago por todo o procedimento de Abdominoplastia para Diástase Abdominal

Preço final a ser pago por todo o procedimento de Abdominoplastia para Diástase Abdominal

A Abdominoplastia para Diástase Abdominal pode ter seu valor alterado de acordo com alguns fatores como, experiência e honorários de seu cirurgião, da equipe médica, do local em que será realizado o procedimento de abdominoplastia, do hospital escolhido, das medicações prescritas, dos exames realizados, entre outros. Esses itens são definidos entre médico e paciente durante as consultas, e por isso, além do custo em si, é necessário considerar uma boa relação e vínculo com o profissional escolhido, pois todos esses itens em conjunto, tem repercussão no resultado final.

Após explorar detalhadamente e compreender os benefícios da cirurgia de Abdominoplastia para Diástase Abdominal, é possível que você ainda esteja com algumas dúvidas. Se esse for o caso, agende sua consulta agora mesmo e dê o primeiro passo para uma nova versão.

Juntos iremos descobrir como a Abdominoplastia para Diástase Abdominal pode trazer uma mudança significativa na sua vida, proporcionando uma experiência positiva e sempre zelando pela segurança em cada etapa do caminho. Seja qual for o seu objetivo, nossa clínica está à disposição. Agende sua consulta hoje, será um prazer lhe atender e tirar todas as suas dúvidas.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>