Mamoplastia redutora

Autor: Dr. Vitor Nunes, 13/12/2021

Você tem a mama grande e deseja diminuir o seu tamanho e suas consequências?

Atualmente, a Mamoplastia redutora é uma das cirurgias de destaque dentro do contexto da plástica no Brasil. O motivo pela procura ao médico, em geral, se deve tanto a questões estéticas como de saúde, visto que há desconforto causado pelo peso excessivo das mamas, que podem gerar dor nas costas, machucados nos ombros e baixa autoestima.

Entretanto, a busca por esse procedimento traz consigo inúmeras dúvidas e questionamentos acerca do ato operatório e seus resultados, e consequências. Com esse artigo, você encontrará todas as informações e saberá tudo sobre Mamoplastia redutora, incluindo sua definição, principais indicações, preparação e planejamento da cirurgia e riscos.

O que é Mamoplastia Redutora?

A Mamoplastia redutora, também conhecida como redução de mama, consiste na remoção do excesso de gordura, de tecido glandular e de pele com o objetivo de atingir um resultado onde o novo tamanho da mama seja proporcional ao corpo da paciente, aliviando suas angústias e desconforto causado pela mama grande.

Assim, a Mamoplastia redutora proporciona um alívio da dor e das limitações causadas pela mama grande, seja essa emocional ou física e assim, pode garantir uma nova visão de seu próprio corpo, melhorando a sua segurança e autoestima.

Quais indicações da Mamoplastia Redutora?

Quais indicações da Mamoplastia Redutora?

Esta cirurgia é recomendada para mulheres que passam por problemas de saúde devido ao tamanho das mamas, como dores nas costas, pescoço e ombros, irritações evidentes sob os seios e dificuldades na prática de atividades físicas. Além disso, a Mamoplastia redutora pode ser uma escolha para quem lida com desconforto emociona e baixa autoestima devido ao tamanho das mamas.

A Mamoplastia redutora é um procedimento individualizado, sendo necessária uma avaliação para melhores perspectivas e com os novos programas de realidade virtual é possível ter ideia da Mamoplastia redutora antes e depois.

Sendo assim, pode ser indicada, principalmente quando já houve o desenvolvimento completo das mamas e se houver:

  • Insatisfação com a sensação de mama grande;
  • Limitação de atividades do cotidiano;
  • Dor nas costas, pescoço e ombro desencadeadas pelo peso excessivo das mamas;
  • Depressão e fissuras nos ombros causadas pelas alças do sutiã;
  • Mama caída e flácida;
  • Assaduras e irritação da pele na região do sulco inframamário;
  • Baixa autoestima com o próprio corpo;

Entre outros.

Como é a preparação e planejamento pré-operatório da Mamoplastia Redutora?

Durante a consulta voltada para a cirurgia de Mamoplastia Redutora, cada detalhe será discutido em conjunto com a paciente, baseada no seu corpo, no seu desejo e na experiência médica, permitindo um resultado harmônico e compatível com a sua estrutura corporal.

Além disso, atualmente, a tecnologia e a existência de programas de realidade virtual nos permitem simular o aspecto da colocação do silicone mama antes e depois, para que assim você se sinta mais confortável e segura ao prever o resultado e juntos chegar ao mais satisfatório possível.

Alguns cuidados gerais devem ser tomados previamente a qualquer tipo de cirurgia e há outros que são específicos a depender da cirurgia, como no caso da Mamoplastia Redutora. São alguns deles:

  • Realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados;
  • Explicação dos cuidados pré-operatórios;
  • Detalhamento de todo o procedimento e seus riscos;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Interrupção ou ajuste de dose de determinados medicamentos;
  • Realização de mamografia antes e após cirurgia;

Entre outros.

Quais as principais diferenças entre a Mamoplastia Redutora e Mastopexia?

Tanto a Mamoplastia Redutora e a Mastopexia são procedimentos cirúrgicos realizados na região dos seios, porém, têm objetivos e abordagens distintas.

A Mamoplastia Redutora tem como objetivo principal reduzir o tamanho e o volume dos seios, além de remodelar sua forma. É frequentemente procurada por mulheres que sofrem de desconforto físico devido ao peso excessivo dos seios. Já a Mastopexia focaliza-se principalmente em elevar e remodelar os seios caídos, proporcionando uma aparência mais jovem e firme. Geralmente, não envolve a remoção significativa de tecido mamário.

As incisões da Mamoplastia Redutora são em áreas específicas, como ao redor da aréola, verticalmente abaixo dela e horizontalmente no sulco mamário. Isso pode resultar em cicatrizes visíveis, mas que tendem a se tornar menos perceptíveis com o tempo.

Na Mastopexia as incisões variam dependendo do grau de ptose (queda) mamária, podendo incluir ao redor da aréola, na vertical abaixo dela e, em alguns casos, horizontalmente no sulco mamário. As cicatrizes também são uma possibilidade, mas sua extensão pode ser menor do que na mamoplastia redutora.

Como é realizada a Mamoplastia Redutora?

Como é realizada a Mamoplastia Redutora?

O primeiro passo é passar por uma consulta especializada, onde será discutido as preocupações, expectativas e objetivos da paciente. Isso ajudará a personalizar o procedimento de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Com base na consulta, um plano cirúrgico que aborde o tamanho desejado das mamas será realizado. A cirurgia de Mamoplastia redutora é realizada sob anestesia geral. Durante o procedimento, o excesso de tecido mamário é removido, a posição do mamilo é ajustada e as mamas são remodeladas para um formato mais adequado.

Após a cirurgia, um período de recuperação é necessário. Isso envolve seguir as orientações médicas, descansar e evitar atividades excessivas. A maioria dos pacientes pode voltar ao trabalho e atividades leves após algumas semanas.

Quais os tipos de cicatrizes da Mamoplastia Redutora?

Os tipos de cicatrizes possíveis são questões que trazem bastante insegurança e agonia para as pacientes. Por isso, a importância de se esclarecer quais são as possibilidades, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada uma, para a ciência da paciente.

O principal elemento na determinação da extensão da cicatriz é a quantidade de pele existente na mama, quantificada através da ptose existente, frequentemente exagerada, dificultando nestes casos a aplicação de técnicas com cicatrizes menores como a periareolar, vertical e “L”. As cicatrizes finais, na maioria dos casos, são em “T invertido”. Assim, podemos citar, na Mamoplastia redutora algumas cicatrizes principais, como:

– Cicatriz em “T invertido” (ou âncora)

A cicatriz em “T invertido” envolve a região periareolar, vertical até o sulco inframamário e horizontal acompanhando o sulco inframamário. É a mais comum de ser realizada na mamoplastia redutora, principalmente nos casos em que há uma ptose exagerada devido a mamas muito grandes. Nesse casos, consiste a técnica ideal visto que permite a retirada do volume de gordura presente na mama, mas também do excesso de pele quando na região central, caracterizando então um bom resultado para a cirurgia em si, apesar de ser maior do que as demais e ser essa sua maior desvantagem.

– Cicatriz em “L”

A marcação em “L” é caracterizada pela ausência de cicatriz medial, sendo indicada principalmente para mamas de médio volume sem ptose exagerada, portanto, a cicatriz em “L” é mais indicada quando o excesso de pele é maior na região lateral, facilitando sua retirada. Apresenta como vantagem uma extensão menor da cicatriz.

Qual o preço final a ser pago por todo procedimento?

O preço final de uma Mamoplastia redutora é sempre um fator relevante e a ser considerado nas cirurgias, visto que depende de inúmeras variáveis e pode incluir honorários da equipe médica, técnica e tempo cirúrgico, custos hospitalares e do centro cirúrgico, medicamentos a serem utilizados nos pós cirúrgico, exames laboratoriais e de imagem, entre outros.

Assim, o valor da Mamoplastia redutora varia conforme esses fatores evidenciados, mas lembre-se que a decisão de cada item é tomada em conjunto, onde a paciente expõe seus desejos e suas condições e o médico avalia a fim de se chegar em uma metodologia eficaz e segura, garantindo os princípios de beneficência e não maleficência à paciente.

A Mamoplastia redutora vai além da estética, proporcionando melhorias tanto mantais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional devido ao tamanho das mamas, a Mamoplastia redutora pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.

Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação à Mamoplastia Redutora. Este procedimento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.

Neste texto, abordamos somente algumas das principais curiosidades a respeito da Mamoplastia Redutora. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>