Cuidados após a Cirurgia das Mamas

Autor: Dr. Vitor Nunes, 22/12/2021

Tem vontade de fazer Mamoplastia ou Mastopexia, mas tem receio do pós-operatório? As mulheres sempre se preocupam com o seu autocuidado, e isso já começa quando ela busca o médico com o objetivo de realizar um procedimento em busca de sua melhoria, assim, o cuidado com si mesma após a realização da cirurgia das mamas não seria diferente.

Portanto, após o procedimento realizado é necessário seguir algumas orientações até liberação médica, e essas recomendações são importantes e devem ser levadas em consideração, pois o resultado final e a longo prazo depende desses cuidados. Alguns desses cuidados após a realização de uma cirurgia plástica das mamas serão descritos abaixo. Leia o artigo e fique por dentro do assunto.

Evitar esforço físico após a Cirurgia das Mamas

Evitar esforço físico após a Cirurgia das Mamas

O esforço físico envolve inúmeras circunstâncias como dirigir, carregar sacolas pesadas, fazer movimentos bruscos com os braços, entre outros. Evitar esses tipos de situações é muito importante após a realização da cirurgia de mama, pois podem comprometer a cicatrização e até levar a ruptura dos pontos, causando diversas complicações tanto externas quanto internas no corpo. Entretanto, é importante frisar que evitar esforço físico não é sinônimo de repouso absoluto, pois esse também tem suas consequências e não é orientado.

O processo de cicatrização envolve várias etapas e a recuperação da força tênsil da pele é gradual, podendo levar até meses a anos, porém o período mais crítico é o primeiro mês e por isso, a importância de se ter uma cautela para que a recuperação seja completa e eficaz, sem complicações decorrentes de negligência do autocuidado.

Portanto, o recomendado é evitar esforço físico, principalmente nos membros superiores, por no mínimo 30 dias, e que o retorno às atividades e esforço físico sejam feitos de forma gradual, mas deve-se lembrar que cada caso é um caso, e o seu médico irá te orientar a respeito.

Evitar exposição solar após a Cirurgia das Mamas

O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor.

Além disso, caso haja algum hematoma decorrente da cirurgia, com a exposição solar, esse hematoma pode se pigmentar na pele e esta ficar manchada como tatuagem. Frente a isso, recomenda-se ter cuidados com a exposição solar por no mínimo 30 dias após o período cirúrgico para que o resultado da cicatrização seja mais efetivo e com boa aparência.

Entretanto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda como ideal evitar longas exposições por um período de 3 meses. Para isso, pode-se utilizar protetores solares com alto FPS, além de cobrir a região com roupas e se possível mantê-la hidratada.

Evitar fumar após a Cirurgia das Mamas

O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos. O cigarro possui milhares de substâncias nocivas ao corpo humano, as quais interferem no processo de cicatrização de qualquer lesão, além dos outros malefícios.

Na cirurgia de mama, assim como nas demais, há abertura da pele com posterior sutura, e, portanto, no pós-operatório, a cicatrização é um dos processos que mais requer cuidado.

A nicotina, principal substância do cigarro, assim como as demais, são prejudiciais ao funcionamento do corpo, visto que elas diminuem o calibre dos vasos sanguíneos e assim, reduzem o fluxo de sangue para os tecidos corporais, causando uma menor oxigenação e nutrição destes.

O oxigênio e os nutrientes como, vitaminas, principalmente, a vitamina C, são importantes para o metabolismo adequado dos tecidos e em especial, da pele na região de cicatrização em que estará havendo maior demanda pós cirurgia. Porém, como no fumante todo esse processo está deficitário, o processo de cicatrização também sofre as consequências, e com isso, pode haver má cicatrização, rompimento da sutura, formação de queloides ou até mesmo necrose do tecido.

Assim, estudos recomendam fortemente que o fumo seja cessado pelo menos 4 semanas antes da realização da cirurgia, pois esse é o período necessário para que o corpo consiga reestabelecer sua defesa e reduzir as possíveis complicações no pós-operatório.

Utilizar sutiã cirúrgico após a Cirurgia das Mamas

Utilizar sutiã cirúrgico após a Cirurgia das Mamas

O uso do sutiã cirúrgico é de extrema importância no pós-operatório de cirurgias nas mamas, o qual já deve ser utilizado logo no primeiro momento e dia após o procedimento cirúrgico. Em geral, os sutiãs cirúrgicos possuem abertura e ajuste frontal, facilitando a acomodação pela própria pacientes, não tem aros e possuem um tecido de boa qualidade, para ajudar na absorção do suor e evitar alergias.

Sua utilização garante uma maior sustentação às mamas, evitando que haja flacidez; compressão para evitar sangramentos e reduzir o edema que em geral ocorre após a cirurgia; redução da dor; estabilidade das mamas e das suturas, auxiliando no processo de cicatrização.

Seu uso é recomendado e encorajado por no mínimo 30 dias após a cirurgia, incluindo o período diurno e noturno, retirando-o somente para o banho.

Manter uma dieta adequada após a Cirurgia das Mamas

Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.

A importância de uma dieta adequada se dá no fato de que auxiliam no processo de cicatrização como, alimentos ricos em proteínas, vitaminas (principalmente A, E e K), frutas, ferro, ômega-3, entre outros. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para as etapas do processo de cicatrização, uma vez que ajudam na formação do tecido novo e de colágeno, reduzem a inflamação e atuam no processo de coagulação.

Além disso, um item que nunca pode faltar é a água, pois a hidratação ajuda bastante na cicatrização e também diminuir o edema que pode existir devido a retenção hídrica após a cirurgia.

Do outro lado, há os alimentos que devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, além de serem maléficos para a saúde em si. São eles: açúcar, carnes gordurosas, refrigerantes, embutidos, alimentos industrializados, etc.

Assim, recomenda-se que uma dieta leve, rica em proteínas e pobre em gorduras e açúcares, principalmente, mas o seu médico irá te auxiliar e orientar em todos esses detalhes.

Evitar repouso absoluto após a Cirurgia das Mamas

Após o procedimento e alta hospitalar, recomenda-se deambulação precoce, de pelo menos 15 minutos, e evitar repouso por mais de 2 horas seguidas. Essa recomendação consiste no fato de que ao ficar em repouso absoluto, o sangue em nosso corpo fica em estase, ou seja, parado, e isso pode predispor à formação de coágulos mais facilmente. Esses coágulos são formados principalmente nos membros inferiores e podem desencadear o que chamamos de trombose venosa profunda.

Além disso, a situação pode ser ainda mais grave, pois o trombo formado no membro inferior, pode se desprender e, através da circulação sanguínea, chegar até os vasos do pulmão, e causar uma obstrução destes, gerando o quadro de tromboembolismo pulmonar.

Assim, a deambulação precoce estimula o retorno venoso do sangue, sem deixá-lo parado, o que por sua vez, evita todos esses quadros, além de distribuir o sangue de forma mais correta para todos os tecidos.

Portanto, durante a alta hospitalar, o médico orienta aos pacientes sobre a importância da deambulação precoce e sobre os sinais de alarme, que caso surjam a pessoa deve procurar um serviço de emergência o mais rápido possível. Os sinais de alarme são: edema em membros inferiores, rubor, dor e calor, além de dispneia (falta de ar), febre, entre outros.

Dormir em decúbito dorsal (“barriga para cima”) após a Cirurgia das Mamas

Recomenda-se, pelo período de pelo menos 15 dias, dormir em decúbito dorsal, visto que de lado e de bruços pode levar a alguma alteração da cirurgia, tanto local quanto sistêmico. Sendo assim, as demais posições só devem ser liberadas pelo seu médico na próxima consulta.

Evitar relações sexuais após a Cirurgia das Mamas

Sobre a relação sexual, há alguns quesitos a serem levados em consideração. O primeiro é que durante o ato sexual, há esforço físico, o qual deve ser evitado nos primeiros dias até 1 mês. O segundo é o fato de que mesmo sem tocar nas mamas, há estímulo da dilatação dos vasos sanguíneos, e isso pode ser prejudicial de certa forma também. Portanto, orienta-se evitar relações sexuais dentre as primeiras 3 semanas a 1 mês.

Obedecer à prescrição médica de forma rigorosa após a Cirurgia das Mamas

Dentro desse tópico, vale lembrar desde os medicamentos prescritos até os cuidados com a ferida cirúrgica. Sendo assim, orienta-se que os medicamentos sejam tomados conforme prescrito, no horário correto, sem pular nenhuma vez, e por tempo determinado pelo médico, pois o efeito pode ser prejudicado.

Já sobre a ferida operatória recomenda-se uma boa higienização, para evitar infecções e demais complicações, assim, o paciente é orientado a realizar a lavagem apenas com água e sabão neutro, seguida do secamento da ferida com um pano 100% algodão, para evitar colonização de bactérias. Não se deve utilizar nenhuma pomada sem recomendação médica. E por fim, recomenda-se a hidratação das mamas, exceto sobre a ferida cirúrgica.

Retorno ao consultório em dia e hora agendada após a Cirurgia das Mamas

O retorno ao consultório médico no dia e hora agendada é muito importante para avaliação e seguimento dos próximos passos. Portanto, marque em um dia em que esteja disponível e compareça à consulta.

Esses cuidados citados são apenas alguns dos que devem ser realizados no pós-operatório, portanto, em sua consulta com o especialista, ele irá te orientar sobre todos cuidados necessários para o seu caso em especial, pois cada caso é único.

A cirurgia plástica das Mamas vai além da estética, proporcionando melhorias tanto mantais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional devido ao tamanho das mamas, a cirurgia plástica pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.

Neste texto, abordamos somente alguns dos principais pontos a respeito dos cuidados que devem ser tomados após realização da Cirurgia das Mamas. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação à Cirurgia das Mamas. Este procedimento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>