Quando realizar uma Cirurgia Plástica?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 09/02/2022
Dr Vitor Nunes, Cirurgião Plástico

Tem o desejo de fazer uma cirurgia plástica, mas tem dúvidas se este é o momento certo? O cuidado com a aparência tem se tornado rotina das pessoas, e esse cuidado abrange desde pequenas atitudes no dia-a-dia até o desejo de realizar uma cirurgia para a correção de algum fator que incomoda. Neste artigo, será abordado tudo sobre quando fazer uma cirurgia plástica como, indicações e contraindicações, principais cirurgias estéticas e reparadoras.

Indicações e contraindicações de quando realizar uma Cirurgia Plástica

Antes de dizer quando fazer uma cirurgia plástica é necessário entender os motivos que levam as pessoas a realizarem tais procedimentos, e estes podem variar desde cirurgias com fins estéticos até para fins terapêuticos.

Assim, recomenda-se realizar uma cirurgia plástica quando o incômodo com tal situação passa a privar a pessoa de realizar tarefas, as quais realizaria normalmente se não existisse. Além disso, há outros fatores que são orientados como:

  • Não realizar cirurgias plásticas antes dos 18 anos (há exceções, principalmente quando para finalidade corretiva e terapêutica);
  • Desenvolvimento corporal completo;
  • Não realizar cirurgias plásticas (ex.: Mamoplastia, Abdominoplastia) se pretende ter uma gestação próxima;
  • Ter disciplina e comprometimento com os cuidados pré e pós-operatórios;
  • Não realizar cirurgias plásticas com sobrepeso / obesidade e pretensão futura de perda de peso;
  • Ter equilíbrio emocional para a mudança;
  • Não realizar cirurgias plásticas sobre pressão social;
  • Não realizar cirurgias plásticas quando as expectativas forem irreais;

Entre outros.

Principais Cirurgias Plásticas Estéticas

Principais cirurgias plásticas estéticas

Atualmente, houve uma ascensão na busca de profissionais cirurgiões plásticos por pessoas com o desejo de mudar algo em seu corpo. Porém, não são todas as pessoas que tem indicações para cirurgia plástica, e isso só poderá ser melhor definido, em uma consulta individualizada com seu médico, onde ele irá avaliar todo o seu perfil e estado de saúde.

Algumas das principais cirurgias plásticas estéticas são:

Entre outros.

Principais Cirurgias Plásticas Reparadoras

As cirurgias plásticas reparadoras podem ser eletivas ou até mesmo de urgência, visto que alguns casos são mais graves e precisam de uma intervenção imediata. Em geral, esse tipo de cirurgia tem o objetivo de melhorar a funcionalidade, muitas vezes acometida, ou até mesmo a aparência, em decorrência de lesões deformantes, ou outras. Alguns exemplos desse tipo de cirurgia são:

  • Cirurgias plásticas após queimaduras elétrica;
  • Cirurgias plásticas após queimaduras térmicas;
  • Cirurgias plásticas após cortes graves;
  • Cirurgias plásticas após acidentes;
  • Cirurgias plásticas para correção de deformidades congênitos;
  • Cirurgias plásticas de membros (ex.: amputação);

Entre outros.

Motivos para realizar uma Cirurgia Plástica

Os motivos, em geral, são os mesmos, tanto para cirurgias plásticas estéticas quanto reparadoras, pois os pacientes buscam melhorias para se sentir bem e mais confiante. Alguns dos principais motivos são o aumento da autoestima, aumento da confiança, melhorar aparência da região, insatisfação com o corpo, maior qualidade de vida, melhor relação com a auto-imagem, limitação de atividades diárias, dor, entre outros.

O que saber antes de fazer uma cirurgia plástica?

Vale lembrar que a cirurgia plástica, independentemente de seu objetivo, também é uma cirurgia, e por isso apresenta riscos e potenciais complicações, assim como todas as demais. Alguns dos possíveis riscos são: ruptura de pontos, infecção, hematoma, má cicatrização, seroma, trombose, além do próprio risco anestésico. Entretanto, quando bem planejada, bem indicada, com profissional capacitado e em local adequado, os riscos são minimizados e a cirurgia se torna mais segura.

Escolha do profissional cirurgião plástico

Para a realização de uma cirurgia plástica, o profissional deve ser um médico com título de especialista e estar registrado como tal, fazendo parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso lhe garante que o cirurgião plástico escolhido é habilitado, capacitado e apto para realizar o seu procedimento, o que proporciona maior segurança em todo o processo (desde o pré até o pós-cirúrgico).

Escolha do local adequado

O ambiente onde será realizado é um dos itens mais importantes também para garantir segurança ao paciente, visto que nem todos os locais possuem equipamentos necessários para estabilização do paciente caso haja alguma intercorrência. Sendo assim, a depender do tipo, duração, riscos do procedimento há uma indicação de local mínimo a ser realizado. Entretanto, o ambiente hospitalar é o mais seguro de todos, pois oferece todos os recursos necessários caso seja preciso, além de uma equipe ampla e bem preparada para o manejo do caso.

Segurança do paciente

A segurança do paciente deve ser o ponto principal em todas as fases. Se houver qualquer suspeita de que o malefício possa ser maior do que o benefício, a continuidade do preparo e da cirurgia deve ser imediatamente desencorajado.

O primeiro passo para a segurança do paciente surge a partir da ética profissional em indicar a cirurgia somente quando esta for realmente pertinente. Assim, o médico precisa ter uma boa escuta ativa das queixas do paciente, de seu estado de saúde, entre outros. A partir desse momento, cada detalhe deve ser pensado visando a segurança e resultado ideal para o paciente. O último passo para a segurança envolve a alta médica, onde essa só será permitida quando o paciente estiver em plenas condições de retorno às suas atividades habituais, sem queixas, e com o resultado ideal.

As cirurgias plásticas podem trazer benefícios significativos para a autoestima e qualidade de vida das pacientes. Essas cirurgias vão além da estética, proporcionando melhorias tanto mantais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional devido alguma característica do seu corpo essa pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.

Neste artigo, foi abordado sobre as principais informações comuns à maioria da população, porém cada caso precisa de um olhar individual. Por isso, é necessário o agendamento de uma consulta individualizada e especializada com o cirurgião plástico que será responsável pela sua cirurgia. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>