Cirurgia para diminuir a testa: Frontoplastia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 23/03/2022

Deseja realizar uma cirurgia plástica para redução da testa, mas tem dúvidas sobre o procedimento?

O Brasil é um dos países que lidera o ranking de cirurgias estéticas. A Frontoplastia é uma dessas operações mais procuradas pelos brasileiros interessados em diminuir o tamanho da testa. Diante disso a cirurgia plástica para redução da testa é sinônimo da melhora de autoestima muitas pessoas. Dessa forma, como a região pode acabar sendo desproporcional ao restante do rosto, causando grandes incômodos, a Frontoplastia é uma alternativa.

Leia o artigo abaixo e fique por dentro do assunto.

O que é Frontoplastia?

A Frontoplastia, também chamada de cirurgia para diminuir a testa, é um procedimento que tem como objetivo reduzir o tamanho da testa e deixar o rosto mais harmônico. A técnica também serve para elevar as sobrancelhas e atenuar os sinais de envelhecimento na região frontal, rejuvenescendo o rosto.

Quando indicar a Frontoplastia?

Quando indicar a Frontoplastia?

Indica-se a Frontoplastia quando há um incomodo do paciente em relação ao tamanho da testa, uma linha de implantação de cabelo muito alta, quando os supercílios são muito baixos ou quando deseja-se remodelar a estrutura óssea da testa.

Essa cirurgia de redução do tamanho da testa é muito indicada para quem se incomoda com essa parte do rosto mais alongada. A ideia é harmonizar a testa com todo o rosto para que o paciente se sinta mais autoconfiante e melhore sua autoestima.

A Frontoplastia também pode ser uma opção para pessoas de pele madura que querem melhorar os sinais de envelhecimento da região, como a região dos supercílios.

Não apenas para fatores estéticos, a Frontoplastia também é indicada em casos de queimaduras e tumores na região da testa, já que esse procedimento pode reconstruir essa parte do rosto a partir da pele do couro cabeludo. Falando-se de idade para indicação da Frontoplastia, depende das características e necessidades de cada paciente.

Como é feita a Frontoplastia?

A Frontoplastia consiste em realizar uma incisão rente à linha dos cabelos e remover o excesso de pele da testa. Indica-se esse tipo de cirurgia plástica quando o objetivo do procedimento é a remoção do excesso de pele uma das opções é a suspensão das sobrancelhas, visando diminuir a distância entre elas e a linha dos cabelos.

Além disso, quando há uma implantação da linha dos cabelos muito alta pode ser indicado um implante de fios capilares. Nesse caso é retirado cabelo da região da nuca e realocado na região da testa. Há casos ainda em que o paciente une duas técnicas: primeiro reduz a testa e depois realiza o transplante.

O objetivo comum, independentemente da situação, é promover o encurtamento da região frontal e a suspensão dos supercílios. A quantidade de pele retirada varia de acordo com a individualidade de cada paciente e a elasticidade da pele.

Durante a consulta, o cirurgião plástico examinará a estrutura facial, condição da pele, linha de implantação dos cabelos, a fim de decidir onde devem ser feitas as incisões, e quais as técnicas mais adequadas. Após a decisão quanto à realização da cirurgia, o médico irá descrever a técnica adequada, o tipo de anestesia, o local da cirurgia, a necessidade ou não de procedimento complementar, os riscos, cuidados pós-operatórios e custos.

Como é a cicatriz da Frontoplastia?

A cicatriz da Frontoplastia pode variar a depender do tipo de procedimento realizado. Portanto, segue a mesma linha da incisão, rente ao couro cabeludo, ficando discreta. No geral, a cicatriz fica mais imperceptível no período entre 6 e 24 meses, seu amadurecimento é gradativo, o que permite até mesmo o crescimento de alguns fios de cabelo na região, possibilitando uma camuflagem ainda melhor.

Qual a anestesia usada na Frontoplastia?

A anestesia para a Frontoplastia é a local com sedação ou, em alguns casos específicos, a anestesia geral.

Cuidados Pré e Pós-Operatórios da Frontoplastia

Cuidados Pré e Pós-Operatórios da Frontoplastia

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns cuidados que precisam ser seguidos antes de fazer a Frontoplastia. É no pré-operatório que se cria uma afinidade e segurança com o médico escolhido. Nas consultas pré-operatórias o médico explicará os pré-requisitos para você se preparar para a cirurgia, incluindo exames pré-operatórios, tipo de anestesia, tipo de técnica e todas informações necessárias para realização do procedimento.

Já no cenário pós-cirurgia, a recuperação costuma ser tranquila, com dores leves e um pouco de inchaço na face. No geral, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios são prescritos para aliviar os incômodos dos primeiros dias, e o paciente é orientado quando ao repouso adequado.

Após a Frontoplastia a presença de inchaço e hematomas é comum, porém passageiro. Em alguns pacientes, esta condição pode incluir o rosto e área dos olhos, bem como a testa. Para diminuição de desses possíveis eventos, o cirurgião plástico pode indicar o uso de compressas frias e sessões de drenagem linfática pós-cirúrgica. Além desses, outros cuidados pós-operatórios são necessários como: passar por todas as consultas de retorno com o cirurgião plástico, tomar as medicações prescritas pelo médico e não se expor ao sol, e se for necessário, fazer uso de protetor solar e chapéu. Orientações quanto ao retorno da prática de atividades físicas podem ser um pouco mais tardias.

As suturas são removidas geralmente dentro de 7 a 10 dias após a cirurgia. Para a maioria dos pacientes, o tempo de recuperação dura em média 2 semanas.

Contraindicações da Frontoplastia

Devido a recuperação da Frontoplastia ter influência direta da elasticidade da pele, pessoas com a pele muito fina e com pouca elasticidade devem ter um cuidado especial, pois pode não ser possível remover a faixa de tecido extra.

De modo geral, assim como em outros procedimentos, é contraindicado para grávidas e pacientes imunossuprimidos, com doenças cardíacas graves, diabetes descompensada ou problemas de coagulação.

Riscos e complicações da Frontoplastia

Os riscos e complicações de uma Frontoplastia costumam ser raros. Entretanto, assemelham-se aos riscos de qualquer outra cirurgia plástica. Todo tipo de cirurgia tem riscos, mesmo que sejam raros. A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios.

Na Frontoplastia, os riscos que podem surgir são infecções no pós-operatório, além de queda de cabelo temporária e problemas com a cicatrização. Por isso, deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.

Recuperação da Frontoplastia

A técnica de Frontoplastia consiste em preservar os folículos pilosos para não interferir no crescimento dos cabelos e ajudando a camuflar a cicatriz. A recuperação costuma ser tranquila, recomenda-se aproximadamente duas semanas.

Quanto irei gastar em uma Frontoplastia?

O quanto irá gastar na cirurgia plástica de testa tem se tornado uma pergunta corriqueira no consultório. Muitas pessoas têm o desejo de realizar uma cirurgia plástica, seja estética ou reparadora, mas tem receio do valor.

Submeter-se a cirurgia de testa envolve muitas escolhas e o ponto de partida mais importante é a percepção pelo paciente do seu desejo e a mudança que isso fará na sua vida. A melhora da autoestima e o bem-estar estão diretamente relacionados com a realização da cirurgia.

Entretanto, determinar o custo da cirurgia de testa não é fácil, pois são vários pontos a serem levados em conta, dessa forma é fundamental saber o que implica cada valor cobrado desse procedimento. Isso envolve programação financeira por parte do paciente e é motivo de escolha do médico e do local a ser realizada a cirurgia plástica.

O valor da cirurgia de redução da testa pode variar conforme alguns fatores como, experiência e honorários de seu cirurgião, da equipe médica, do local em que será realizado o procedimento de Frontoplastia, do hospital escolhido, das medicações prescritas, dos exames realizados, entre outros.

Para estipular o valor da cirurgia para redução da testa é necessário passar por uma avaliação individualizada com um Cirurgião Plástico especializado. Essa consulta é imprescindível, pois só assim o médico é capaz de avaliar suas necessidades e explicar com detalhes todos os seus desejos associados à cirurgia, além de esclarecer se suas expectativas serão atendidas. Além disso, são muitos pontos a serem levados em consideração, principalmente a região a ser trabalhada, a finalidade da cirurgia e as particularidades de cada paciente. São todos esses fatores que agregam valor ao procedimento e há uma série de itens que devem ser compreendidos durante todo o processo.

Não existe preço tabelado para cirurgia da testa, já que envolve uma quantidade de profissionais, anestesia, horas, hospital, instrumentais e é um procedimento individualizado.

Abaixo estão alguns pontos que influenciam no preço final da cirurgia da testa.

– Consulta com o médico Cirurgião Plástico

O primeiro passo é a consulta onde o cirurgião plástico fará sua avaliação, irá detalhar seus objetivos, seu histórico médico, avaliar a estrutura facial, inclusive a implantação dos cabelos, coletar todas as informações necessárias e criar o vínculo médico-paciente. Bem como solicitar laboratoriais necessários no período pré-operatório. Dessa forma, para organização do investimento em uma cirurgia plástica para redução da testa, a consulta com o cirurgião plástico deverá estar inclusa.

– O Hospital

É fundamental, para segurança do paciente, que a cirurgia para redução da testa seja realizada em um hospital com estrutura adequada e em um centro cirúrgico devidamente equipado. A qualidade e porte do hospital escolhido pelo médico cirurgião plástico em conjunto com o paciente impacta no valor final do procedimento.

– A equipe cirúrgica

O cirurgião plástico precisa de uma equipe competente para auxiliá-lo na cirurgia de redução da testa, portanto existem os honorários de um médico anestesiologista, do instrumentador cirúrgico e uma enfermeira e/ou auxiliar de enfermagem para a cirurgia. O custo dependerá da equipe médica e do tempo dedicado ao procedimento.

– A anestesia

A cirurgia da testa é feita com anestesia geral, que é o tipo de anestesia mais indicado para cirurgias de rosto. Além disso, também é realizado um bloqueio anestésico local, para diminuir a dor no pós-operatório. Dessa forma, por vezes, uma consulta com o médico Anestesiologista torna-se importante.

– Internação no Hospital

O período de internação varia de acordo com o tipo de complexidade da cirurgia da testa. Cada caso e cada cirurgia plástica têm sua conduta específica e particularidade, influenciando no tempo de internação. Em geral, a internação varia de seis a 24 horas (1 diária no hospital), mas caso haja a necessidade de monitorar o paciente por mais tempo sua internação poderá ser acrescida de mais alguns dias.

– A técnica cirúrgica

O tipo de técnica irá depender do procedimento cirúrgico a ser realizado e é estabelecido nas consultas, variando de acordo com a habilidade e preferência de cada cirurgião plástico.

A cirurgia para redução da testa consiste em realizar uma incisão rente à linha dos cabelos e remover o excesso de pele da testa. Além disso, quando há uma implantação da linha dos cabelos muito alta pode ser indicado um implante de fios capilares. Nesse caso é retirado cabelo da região da nuca e realocado na região da testa. Há casos ainda em que o paciente une duas técnicas: primeiro reduz a testa e depois realiza o transplante.

O objetivo comum das técnicas é promover o encurtamento da região frontal e a suspensão dos supercílios. A quantidade de pele retirada varia de acordo com a individualidade de cada paciente e a elasticidade da pele.

Através dos pontos esclarecidos acima não resta dúvidas de que o planejamento financeiro para realizar a cirurgia da redução da testa é fundamental. Entretanto, é possível encontrar no mercado todo tipo de profissional, e, consequentemente, todo tipo de valor. No entanto, é necessário ter extrema cautela quando for fazer sua cirurgia plástica para redução da testa, já que é um procedimento que poderá mudar sua vida. Dessa forma, torna-se importante conferir as credenciais do seu médico e se faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Verificar o local onde os procedimentos serão feitos e exigir todos os cuidados necessários para sua segurança também são imprescindíveis.

Para saber o valor correto, é necessário realizar uma consulta individualizada com o cirurgião plástico. Definir quanto irá custar a cirurgia para redução da testa sem realizar a avaliação presencial é uma prática irregular e que não deve ser feita. Cada paciente é único, possui biotipos e características particulares que devem ser consideradas para avaliar a necessidade do procedimento. Portanto, somente após uma consulta com um cirurgião plástico é possível determinar o que é melhor para cada paciente e, por fim, qual valor deve ser cobrado para tal.

Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação à Frontoplastia. Este procedimento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.

Neste artigo, abordamos somente algumas das principais curiosidades a respeito da cirurgia plástica para redução da tesa. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>