Saiba tudo sobre Alectomia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 20/04/2022

Já ouviu falar em Alectomia? Sabe do que se trata? Quer saber mais sobre o assunto? O nariz é a impressão digital de cada pessoa, dessa forma equilíbrio na simetria e a harmonia dos traços faciais têm sido muito procurados nos consultórios de cirurgia plástica.

Leia o artigo abaixo e saiba mais sobre Alectomia.

O que é Alectomia?

Alectomia é nome do procedimento cirúrgico definitivo para redução da largura do nariz naqueles pacientes que se queixam de “nariz largo”. Essa cirurgia visa reduzir o tamanho das asas nasais (cantos inferiores do nariz). É indicado para quem sente incômodo estético e que pode influenciar muitas vezes na autoestima.

A Alectomia é uma cirurgia considerada simples e os resultados são extremamente satisfatórios para os pacientes. Porém, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois baseia-se em proporções da face e há limitações de quando e o quanto “afinar” o nariz.

O procedimento Alectomia originou-se após observações de casos em que muitas pessoas que se submetiam à Rinoplastia necessitavam apenas da manipulação das asas nasais, cirurgicamente, afim de obter uma proporção facial mais adequada.

É importante reforçar que a Alectomia tem indicações cirúrgicas precisas e restritas, tornando-se imprescindível uma avaliação individualizada. Lembrando que é uma cirurgia plástica, na região nasal, e poderá impactar a função nasal, que é aquecer, umidificar e filtrar o ar que é levado do meio ambiente para nossos pulmões, reforçando a necessidade de procurar um profissional habilitado.

Para que a Alectomia é indicada?

A Alectomia é indicada para pacientes que sintam algum desconforto com a largura do nariz. Geralmente ao sorrir a abertura das asas nasais torna-se mais acentuada, causando insatisfação com a aparência e autoestima.

Para indicação de uma Alectomia, o cirurgião plástico irá analisar o caso e o paciente deve esclarecer todas suas expectativas em relação ao resultado. Após essas consultas pré-operatórias, o médico, em conjunto com o paciente, irá decidir se a Alectomia é suficiente para alcançar os objetivos. Algumas vezes as mudanças que o paciente deseja só serão alcançadas por uma Rinoplastia, que permite mudanças maiores, inclusive na estrutura óssea do nariz.

A Alectomia não é recomendada para adolescentes menores de 15 anos, pois neste período a estrutura facial ainda não está totalmente formada. Além disso, pode ser indicada quando não há necessidade da realização de uma Rinoplastia. Ou seja, quando há um nariz com base nasal dentro dos padrões estéticos, dorso nasal reto ou dorso nasal curvo, ponta nasal adequada para toda estrutura nasal e apenas as asas nasais são alargadas ou ainda, quando o paciente sorri, a asa nasal fica grande.

Quando se deseja, além de ajustar a asa nasal, diminuir ou levantar a ponta do nariz, afinar o nariz, diminuir o dorso nasal, ajustar desvio de septo, entre outros, apenas a Alectomia não é necessária. Por esses motivos, a Alectomia tem indicações cirúrgicas muito precisas e para ser realizada o paciente deve passar por uma avaliação médica.

Como é feita a Alectomia?

O primeiro passo da Alectomia para modificar o tamanho é a ressecção das asas nasais. Pode ser realizada com a anestesia local ou sedação venosa. Com a pele anestesiada, a técnica consiste em fazer a resseção, removendo um fragmento da pele das laterais das narinas, para reduzir a abertura ao retirar o excesso de tecido. Em seguida, será feito o reposicionamento dos tecidos, o que permitirá a cicatriz bem discreta, pois esta ficará nos cantos inferiores do nariz.

É uma cirurgia rápida, normalmente, com duração de aproximadamente 1 hora. Além disso, a Alectomia ainda pode ser realizada juntamente com a Rinoplastia, quando o desejo não se restringe apenas à redução da abertura nasal.

Quais os riscos da Alectomia?

Embora seja uma cirurgia relativamente simples, como toda cirurgia, há riscos para o paciente. Em relação à cirurgia de Alectomia, o principal risco, e um dos mais graves, é o excesso de ressecção. Caso isso ocorra, o nariz ficará muito fechado, e haverá dificuldade em respirar. Outro risco é a assimetria, quando há uma ressecção de asa nasal maior em um lado em relação ao outro. Neste caso, pode ser realizado um novo procedimento para correção da deformidade. Além dessas, há o risco de infecção local, assim, deve-se utilizar antibióticos após a cirurgia. A grande complicação é caso a infecção se estenda para as cartilagens nasais próximas às asas nasais.

Para minimizar os riscos recomenda-se uma avaliação médica feita antes da cirurgia plástica. Essa avaliação é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios. Deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.

Pós-operatório da Alectomia

As cicatrizes após Alectomia são praticamente imperceptíveis, pois são pequenas e ficam localizadas no sulco nasal, escondido na dobra do nariz.

Em comparação com a Rinoplastia, esse procedimento é um pouco mais tranquilo, pois não implica em fraturas ósseas e enxertos. Dessa forma, a recuperação da Alectomia é bem tranquila, o paciente costuma não sentir dor após a cirurgia. O recomendado é que nos primeiros dias os pacientes durmam de barriga para cima, evitando o contato do rosto com o travesseiro e dormir com a cabeça um pouco elevada em relação ao corpo.

Também é indicado evitar exposição solar por pelo menos 2 meses, e quando exposto ao sol usar sempre protetor solar. Além disso, não é recomendado a utilização de óculos por duas semanas. Outra recomendação para o pós-operatório de Alectomia é que o paciente não faça grandes expressões faciais como sorrisos mais largos, evitando movimentação na área da cirurgia e interferência na cicatrização.

Além disso, medicações analgésicas e antiinflamatórias simples podem ser usadas para dar mais conforto ao paciente. Recomenda-se também evitar exercícios físicos intensos nas primeiras duas semanas, e após 3 semanas é possível fazer atividades físicas sem impacto.

Embora este artigo forneça informações esclarecedoras sobre a Alectomia como alternativa à Rinoplastia, a decisão sobre qual procedimento realizar deve ser tomada em conjunto com um cirurgião de confiança. Todas as informações aqui citadas não substituem a consulta médica, onde o profissional explicará detalhadamente cada aspecto do procedimento, esclarecendo dúvidas específicas. Recomenda-se procurar um médico cirurgião plástico, agendar uma consulta e passar por uma avaliação especializada.