Pensando na disseminação do tema, trouxemos neste artigo informações sobre a Lipoenxertia, uma cirurgia estética que corrige algumas irregularidades do contorno ao mesmo tempo em que aumenta o volume de áreas do corpo – e a novidade, sem o uso de próteses. Esse procedimento tem se aperfeiçoado ao longo do tempo e, na atualidade, pode proporcionar um resultado natural e harmônico.
A Lipoenxertia é uma cirurgia plástica que usa a gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume a certas partes do corpo como seios, bumbum, ao redor dos olhos, lábios, queixo ou coxas, além de outras regiões.
Sendo assim, a Lipoenxertia é um procedimento de cirurgia plástica feito para harmonizar partes do corpo que causam insatisfação, preenchendo alguma depressão ou ressaltando partes do corpo que julgamos mais belas.
Como a Lipoenxertia é feita?
A técnica da Lipoenxertia se baseia na retirada de gordura de áreas do próprio corpo do paciente que se encontram em excesso, tais como cintura, costas e região abdominal. Dessa forma, é realizada uma lipoaspiração para remoção dessa gordura localizada através de cânulas. Na sequência, essa gordura retirada é tratada para retirada de restos celulares, sangue e microorganismos. Após esse processo, a gordura é destinada a outra região do próprio corpo do paciente. Na grande maioria dos casos, as mulheres optam pela redistribuição dessa gordura nos glúteos.
Em conjunto com a Lipoenxertia, a Lipoescultura pode ser realizada quando se utiliza a gordura localizada para redistribuir ao longo do contorno do corpo, criando uma silhueta mais harmônica e esteticamente proporcional.
A região é escolhida de acordo com a distribuição corporal e não deixa nenhuma marca profunda na região.
Para quem a Lipoenxertia está indicada?
A Lipoenxertia é indicada para recuperar contornos e proporções da face ou do corpo, por motivos estéticos e não-estéticos. Pode promover a reposição de estruturas atrofiadas ou ausentes, ou o aumento dos elementos em determinados pontos.
Pode ser utilizada tanto para tratamento quanto para a prevenção do envelhecimento cutâneo, de deformidades congênitas e sequelas de doenças. Além dessas indicações, uma das maiores aplicações da Lipoenxertia é no aumento dos glúteos, aumento de volume da face e correção de irregularidades ou depressões, dentre outras finalidades.
Entretanto, a Lipoenxertia não é indicada para pacientes diabéticos, com doenças de colágeno, problemas renais ou hepáticos, imunossuprimidos ou que façam uso de anticoagulantes.
Qual local do corpo a Lipoenxertia pode ser feita?
A Lipoenxertia pode ser feita em diversas regiões, a depender do desejo do paciente e suas particularidades.
Nos glúteos, a Lipoenxertia aumenta o tamanho dos glúteos, corrige assimetria ou defeitos nas nádegas. Também pode se estender às coxas para dar maior definição e volume.
Quando realizada nos seios, a Lipoenxertia corrige pequenos defeitos e assimetrias. Na presença de próteses, proporciona a vantagem de aumentar o volume ou suavizar o aspecto da prótese de silicone, promovendo uma forma mais natural.
Pode ser realizada na face, e a técnica suaviza as linhas de expressão do rosto, diminuindo a aparência das rugas ao redor dos olhos, trata o “bigode chinês”, acentuando o contorno facial, diminuindo a flacidez e promovendo mais volume aos lábios do paciente.
Outra região que pode ser aplicada é nos lábios vaginais; a Lipoenxertia pode ser usada para aumentar ou definir os grandes lábios vaginais.
Esta cirurgia plástica é indicada para pessoas que estejam insatisfeitas com a aparência de algumas partes do corpo. Sendo assim, ela oferece ótimas vantagens ao paciente operado, sendo indicada para regiões que apresentem pequenas assimetrias que possam ser corrigidas com o enxerto de gordura.
Pré-Operatório da Lipoenxertia
Como em qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisa passar por consulta e exames pré-operatórios para avaliar seu quadro de saúde geral.
Durante a consulta voltada para a Lipoenxertia, cada detalhe será discutido em conjunto com a paciente para que o resultado, como um todo, seja o mais apropriado, baseado no seu corpo, no seu desejo e na experiência médica.
Toda cirurgia carece de cuidados gerais que devem ser tomados previamente e há outros que são específicos a depender da cirurgia, como no caso da Lipoenxertia. Dentre os cuidados a serem realizados, são fundamentais a realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados, avaliação da condição médica atual como estado geral da saúde e comorbidades, avaliação de alergia medicamentosa e passado médico, incluindo cirurgias prévias, o médico explicará sobre cuidados pré-operatórios, fará o detalhamento de todo o procedimento e seus riscos, esclarecendo dúvidas e solicitará exames laboratoriais e outros exames se necessário.
Quanto tempo dura a Lipoenxertia?
Na Lipoenxertia, parte da gordura reaplicada no corpo é absorvida pelo organismo, podendo ocasionar uma perda de volume. Entretanto, apesar dessa pequena absorção, o procedimento tem uma longevidade grande.
Pensando nesse episódio de absorção de gordura, o cirurgião plástico pode injetar um pouco mais de enxerto, pois a absorção costuma ocorrer até 60 dias após o procedimento, quando já é possível ter uma noção dos resultados da Lipoenxertia.
Como é o Pós-Operatório da Lipoenxertia?
Na Lipoenxertia, a alta do paciente é geralmente dada com um dia de internação. Os três primeiros dias após a cirurgia costumam ser os mais doloridos; é comum surgirem sintomas como dor, pequeno desconforto, inchaço ou hematoma que desaparecem em até um mês. Dessa forma, é recomendado repousar e evitar esforços no primeiro mês de recuperação.
Outro fator que melhora o resultado é dormir de uma forma que não comprima a área onde foi feito o procedimento por pelo menos três semanas.
Exercícios físicos leves, como caminhadas, podem ser realizados após 30 dias da operação e outras atividades mais intensas após seis semanas. Os resultados começam a ser perceptíveis já na segunda semana, mas só é considerado definitivo quando o corpo está totalmente recuperado e adaptado à nova forma, por volta dos 6 meses pós-cirurgia.
Todos os cuidados no pós-operatório da Lipoenxertia são importantes para que o resultado desejado e as expectativas criadas sejam alcançadas. Assim, seguir as prescrições médicas e retornar às consultas conforme o tempo solicitado são fundamentais para uma boa recuperação.
Quais os diferenciais da Lipoenxertia?
Um dos grandes diferenciais da Lipoenxertia é que, por utilizar gordura oriunda do próprio organismo do paciente, há chance mínima de rejeição. Além disso, a recuperação é bem tranquila e tem baixíssimos índices de efeitos adversos.
A Lipoenxertia é um procedimento capaz de mudar não só o formato das mamas, como também resgatar a autoestima e trazer mais satisfação com o próprio corpo. Essa cirurgia vai além da estética, proporcionando melhorias tanto mentais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional devido ao contorno corporal, pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.
Neste artigo, abordamos somente alguns dos principais pontos a respeito da Lipoenxertia. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.
Embora este artigo forneça informações esclarecedoras sobre a Lipoenxertia, a decisão sobre qual procedimento realizar deve ser tomada em conjunto com um cirurgião de confiança. Todas as informações aqui citadas não substituem a consulta médica, onde o profissional explicará detalhadamente cada aspecto do procedimento, esclarecendo dúvidas específicas. Recomenda-se procurar um médico cirurgião plástico, agendar uma consulta e passar por uma avaliação especializada.