Já ouviu falar em Cirurgia Íntima e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a Ninfoplastia pode mudar no seu corpo? Sabe as indicações dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.
A chamada cirurgia estética íntima, atualmente conhecida como “a cirurgia da moda” e o Brasil é o campeão mundial na prática deste procedimento. De acordo com dados recentes divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é o país campeão no número de procedimentos estéticos cirúrgicos e detém o primeiro lugar no ranking das cirurgias íntimas. É cada vez maior o número de mulheres que procuram um especialista para realizar uma cirurgia íntima, chamada de Ninfoplastia ou Labioplastia.
É importante salientar que não existe um padrão “normal” para a região genital feminina. Entretanto, nos dias atuais as mulheres têm se importado mais com a aparência da região genital, devido uma pressão social por modelos ideais de aparência, principalmente com a busca do “padrão” através das redes sociais. Por isso, buscam cirurgias estéticas com cada vez mais frequência para melhorar a autoestima e a aceitação. Além disso, a liberdade sexual das mulheres também contribui para uma maior procura pela Ninfoplastia. Hoje, a maioria das mulheres desejam uma vulva com poucos pelos e pequenos lábios, simétricos e recobertos pelos grandes lábios.
Muitas pessoas acreditam que ficar incomodada com o formato da região genital é “besteira”. Porém, além do desconforto estético, a hipertrofia dos pequenos lábios vaginais pode provocar uma série de problemas para a saúde da mulher, como problemas psicológicos, sentir desconforto durante a relação sexual, machucados por causa do atrito com a calcinha, uma maior incidência de infecções devido uma dificuldade na higienização, baixa autoestima, ressecamento na vagina, assaduras, suor, mau cheiro, diminuição da libido e do prazer sexual.
O que causa anormalidades nos lábios vaginais?
Há diversos fatores que podem fazer com que os lábios vaginais cresçam, dentre eles a flacidez causada na gestação, alterações hormonais na adolescência ou menopausa, má formação de uma cicatriz durante um procedimento cirúrgico na região e uso adequado de anabolizantes.
O que é a Ninfoplastia?
A palavra ninfo vem do grego Nymphé. Pode significar desde ninfa, noiva e recém-casada, correlacionando com os pequenos lábios, dando nome à cirurgia para reduzir os pequenos lábios
A cirurgia íntima feminina é um procedimento cirúrgico que busca reconstruir a região genital. Seu objetivo é melhorar a estética e acabar com algum desconforto que o local esteja trazendo para a mulher.
Ninfoplastia é o nome genérico para alguns tipos de correções na região genital feminina, o mais comum é a cirurgia para redução dos pequenos lábios hipertrofiados. Outros tipos são a redução de grandes lábios e flacidez de grandes lábios. Há outros procedimentos que podem ser realizados, a depender do tipo de região a ser manipulada, como a ninfoplastia vaginal, a vulvoplastia e a labioplastia.
Existe cirurgia íntima para apertar, reduzir o volume, fazer o preenchimento dos grandes lábios, refazer o hímen, reconstruir o clitóris, reduzir o monte de vênus e cirurgia íntima reparadora.
Quando a Ninfoplastia é indicada?
Durante a puberdade, as mulheres podem ter um desenvolvimento anormal dos pequenos lábios vaginais, adquirindo tamanho desproporcional que por vezes tornam-se maiores que os grandes lábios.
Dessa forma, a Ninfoplastia normalmente é indicada quando os pequenos lábios vaginais são muito grandes, quando a anatomia dos lábios vaginais provoca desconforto durante a relação sexual, quando o tamanho dos lábios causa desconforto, vergonha ou baixa auto-estima, receio de colocar biquínis ou roupas apertadas e medo de ter relações.
De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas, além de ter certeza que deseja realizar o procedimento.
Como a Ninfoplastia é realizada?
A Ninfoplastia é uma cirurgia estética que pode ser realizada no consultório ou no centro cirúrgico. Existem várias técnicas cirúrgicas, sendo algumas com anestesia local e outras com peridural, raque ou anestesia geral. A cirurgia íntima também pode ser realizada por corte ou laser.
Inicialmente o cirurgião aplica a anestesia. Em seguida, o excesso de pele dos pequenos lábios é retirado com a ajuda de um bisturi, de forma a deixá-los menores. Por fim, a borda é costurada com fio absorvível
Por ser uma área muito vascularizada, ou seja, com risco maior de sangramento e sensível à dor, quando realizada em centro cirúrgico traz mais comodidade para paciente e cirurgião. O procedimento dura em média 1 hora.
Quando feita em ambulatório, é realizada com anestesia local, com ou sem sedação, e dura entre 40 minutos a 1 hora. Durante o procedimento, o médico corta os pequenos lábios e costura suas bordas de forma que não se veja cicatriz. Em geral a alta é dada no mesmo dia.
O melhor momento para fazer a Ninfoplastia é após a menstruação. Assim, a paciente evita menstruar no pós-operatório, minimizando complicações e dificuldades para a recuperação.
Como é a recuperação e quais os cuidados no pós-operatório da Ninfoplastia?
Após a realização da Ninfoplastia é normal a região íntima ficar bastante inchada, avermelhada e com marcas arroxeadas, sendo alterações normais e esperadas.
Um pouco diferente das outras cirurgias plásticas, no pós-operatório da Ninfoplastia é preciso evitar uso de roupas apertadas por pelo menos 1 semana, além de evitar atividades físicas, tomar banho de mar ou piscina e relação sexual por aproximadamente 30 dias.
Na primeira semana depois da cirurgia não é recomendado sentar, sendo mais indicado permanecer deitada, com as pernas ligeiramente mais elevadas que o resto do tronco para facilitar o retorno venoso, e diminuir a dor e o inchaço da região genital.
Também é recomendado fazer várias vezes drenagem linfática durante o dia para diminuir o inchaço, e consequentemente a dor, e facilitar a cicatrização e a recuperação completa.
Existe uma idade adequada para realização da Ninfoplastia?
A Ninfoplastia é contraindicada antes dos 18 anos, para pessoas que tenham a diabetes descontrolada, hipertensão ou insuficiência cardíaca. Não é recomendado fazer a cirurgia durante a menstruação ou muito próximo do dia da próxima vinda da menstruação, porque o sangue menstrual pode deixar a região mais úmida, e favorecer infecção.
Quando posso ver o resultado final da Ninfoplastia?
Embora a recuperação da Ninfoplastia seja individual e dependente de cada mulher, geralmente a cicatrização completa gira em torno de 6 meses depois, o momento em que a cicatrização finalizou totalmente e o resultado final pode ser observado.
Nesse texto foram expostas algumas curiosidades sobre a Ninfoplastia. Diante disso, é importante destacar que ao decidir fazer o procedimento a paciente deve se perguntar qual o motivo que a leva a fazer o mesmo. Ter certeza de que está tomando esta atitude por si mesma é uma das decisões mais importantes para realização dessa cirurgia estética.
Devido a individualidade de cada pessoa, é indicado fazer o procedimento se sentir que realmente precisa da cirurgia, se for, de fato, melhorar sua autoestima, seu bem-estar e sua saúde.
Portanto, esse texto traz informações gerais acerca da Ninfoplatia, porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação de cada caso. Agende uma consulta especializada e esclareça todas as dúvidas.