Tipos de Blefaroplastia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 12/07/2022

Leu o artigo anterior sobre Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras) e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras) pode mudar no seu rosto? Sabe os tipos dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.

A aparência das pálpebras pode causar incômodo em muitas pessoas, por ser uma região marcante no rosto de homens e mulheres. Em vista disso, a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) surge como uma alternativa para a correção estética e funcionalidade das pálpebras, podendo ser indicada para melhorar seu aspecto. O aparecimento de rugas e flacidez nos olhos são umas das causas mais comuns que levam pacientes a procurar a cirurgia plástica nas pálpebras. 

Dessa forma, existem vários tipos de Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e variam de acordo com as indicações e individualidade de cada paciente. Dentre as opções destacam-se a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) superior, inferior, via transconjuntival e completa. 

Blefaroplastia

Blefaroplastia Superior 

Nas pálpebras superiores, as queixas se iniciam quando ocorre a perda de tonicidade dos tecidos, originando uma acumulação excessiva de pele. Outros fatores podem estar relacionados é a genética e a exposição solar. 

Na Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) da pálpebra superior é possível remover o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores. Pele frouxa ou flacidez que cria dobras ou incomoda o contorno natural da pálpebra superior, às vezes prejudicando a visão, e pode ser tratada com cirurgia de pálpebra superior. Esse procedimento é realizado na pálpebra superior para retirar o excesso de pele e as bolsas de gordura presentes no canto interno da pálpebra.

Para realizar o procedimento, o cirurgião deve considera cuidadosamente a individualidade de cada paciente, como o formato natural dos olhos do paciente e o limite para retirada de pele.  Em pessoas que possuem o olho naturalmente “fundo”, não se recomenda a retirada das bolsas de gordura, para não envelhecer o olhar.

O procedimento é iniciado com as marcações e posterior incisão ao longo das linhas ou dobras naturais da pálpebra, removendo os excessos de pele, gordura ou músculo. Por fim, é realizada a sutura.  

Nesse tipo de Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), com o correto posicionamento da cicatriz, a incisão fica escondida quando o paciente está com o olho aberto. 

Blefaroplastia Inferior (Externa)

No que diz respeito às pálpebras inferiores, as bolsas palpebrais constituem um dos sinais mais evidentes do envelhecimento, quando se tornam mais “salientes” e dão origem aos “papos” na região da pálpebra inferior. Assim como a técnica anterior, a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) inferior consiste na retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura da pálpebra inferior.

A Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) inferior visa extrair o excesso de gordura, conferindo à pessoa uma aparência mais rejuvenescida. É chamada inferior quando a incisão nas pálpebras inferiores é externa, via pele, logo abaixo dos cílios. 

O resultado da Blefaroplastia inferior (cirurgia das pálpebras) costuma ser positivo, com cicatrizes muito discretas e imperceptíveis que ficam posicionadas junto do tarso da pálpebra, não ficando aparentes.

Blefaroplastia via Transconjuntival (“No touch”)

Quando são pacientes mais jovens, em que não há excesso de pele, pode ser realizada a cirurgia transconjuntival na pálpebra inferior, onde é interno na conjuntiva da pálpebra inferior e não na pele, de forma que não deixa cicatriz visível, para retirar o excesso de gordura no local. É realizado quando o objetivo do procedimento é somente estético e nas pálpebras inferiores.

A via transconjuntival associada à ressecção cutânea com preservação do músculo orbicular, também chamada de técnica “no touch”, vem ganhando a adesão de cada vez mais cirurgiões por permitir o mesmo acesso às bolsas gordurosas com pequenas incidências de complicações quando comparada com as outras técnicas. Este fato se dá pela preservação do septo orbital e por manter intacta a inervação do músculo orbicular.

A Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) por técnica “no touch” retira o excesso de pele e bolsas de gordura, e reposiciona as estruturas musculares na região da pálpebra, diminuindo a visibilidade de um olhar cansado. Com uma nova fixação dos ligamentos que foram enfraquecidos pelo processo de envelhecimento, o olhar “jovem” volta a fazer parte do rosto do paciente. 

Blefaroplastia Completa 

A Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) completa é quando contempla a pálpebra superior e inferior de uma única vez. 

Como é o pós-operatório da Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)?

Independentemente do tipo de Blefaroplatia (cirurgia das pálpebras) realizado, o pós-operatório é o mesmo. 

No geral, o pós-operatório da Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é bem tolerado e sem complicações, desde que sejam seguidas todas as recomendações médicas. Nos primeiros dias é como surgir algum inchaço e hematomas, que gradativamente irá diminuir. Com aproximadamente 5 dias retira-se os pontos e o paciente retorna às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que a cicatrização completa pode levar 30 dias e que o resultado final pode levar 3 meses.

Logo após a cirurgia é recomentado repouso nas horas seguintes, tomar os medicamentos prescritos, cuidados de higiene, não realizar esforços físicos que possam comprometer o local. Além disso, nas 2 semanas seguintes é recomendado colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço; bem como dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo; utilizar óculos de sol para proteger da luz solar; não utilizar maquiagem nos olhos; sempre utilizar protetor solar para uma melhor cicatrização. 

Para acelerar a recuperação e para que a pessoa possa voltar às suas atividades diárias mais rápido é recomendado realizar fisioterapia dermato funcional para combater o inchaço e remover os hematomas, desde que indicado pelo médico.

É importante ressaltar que esses cuidados devem ser tomados durante no mínimo 15 dias, e a consulta pós-operatória faz parte desse período de recuperação. Após esse período de recuperação, o paciente terá uma vida perfeitamente normal, mantendo, porém, os cuidados atrás descritos. 

Esse texto traz informações gerais acerca da Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação de cada caso. Agende uma consulta especializada e esclareça todas as dúvidas.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>