É comum necessitar do retoque após Lipoaspiração?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 23/08/2022

Já ouviu falar em reparo após Lipoaspiração? É comum esse procedimento? Quanto tempo após a Lipoaspiração é feito?

Hoje a Cirurgia Plástica é muito mais do que um procedimento cirúrgico reparador e sim uma melhoria na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. Investir em uma Cirurgia Plástica faz com que a pessoa se sinta melhor consigo mesmo. E, ao se sentir bem, tudo ao redor flui melhor.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), em 2021, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de realização de cirurgias plásticas. Com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias ao ano, o país ultrapassa os Estados Unidos e o México, em segunda e terceira posição, respectivamente. Os avanços tecnológicos e o aprimoramento dos procedimentos, que aumentam a segurança e possibilitam uma recuperação cada vez mais precoce são fatores que explicam esse sucesso.

A segunda cirurgia mais realizada do mundo é a Lipoaspiração, procurada tanto por homens como mulheres, é um procedimento indicado para retirar o excesso de gordura localizada em determinada área do corpo e que dificilmente seria eliminada apenas com atividade física. 

O procedimento estético mais realizado no Brasil é a Lipoaspiração, em várias regiões do corpo. É a cirurgia plástica que consiste na eliminação de áreas com depósito de gordura localizada resistentes à prática de exercícios físicos e dieta balanceada. É realizada através da sucção (aspiração) desta, podendo ser aplicada nas bochechas, queixo, pescoço, costas, braços, peitos, cintura, coxas, parte medial do joelho, pernas e tornozelos.

A técnica da Lipoaspiração consiste na aspiração da gordura através de cânulas introduzidas na região a ser tratada. O cirurgião realiza movimentos de vai e vem com o intuito de aspirar a maior quantidade de gordura possível e limite daquela região e em seguida, a gordura retirada é descartada. Deve-se ressaltar que embora haja uma região com grande quantidade de gordura, apenas um volume máximo pode ser retirado, o qual corresponde a 7% do volume corpóreo total, para se evitar possíveis complicações.

Entretanto, apesar da boa indicação da cirurgia, da técnica apurada e da plena colaboração do paciente, acontecem desvios na evolução do resultado, pois o organismo responde de forma dinâmica às alterações às quais é submetido. O acúmulo de experiência na área e o aprimoramento técnico constante do cirurgião são fundamentais para a diminuição da quantidade e da amplitude dos retoques. Mas eles sempre vão existir e devem ser encarados com naturalidade, tanto pelo profissional, como pelo paciente.

Hoje, apesar de ser a segunda cirurgia ser a mais realizada em todo o mundo, a Lipoaspiração é também um dos procedimentos mais sujeitos a modismos e especulação. Quando falamos em “Lipoescultura” temos a ideia de que somos capazes de “esculpir” o corpo, porém a realidade e diferente. Existem limitações técnicas que dependem do próprio paciente, bem como limitações que a própria técnica cirúrgica impõe. É fundamental que o cirurgião plástico esclareça o paciente sobre todas essas situações, pois pequenos ajustes, após o procedimento, podem ser necessários.

Nesse contexto, retoques são comuns em qualquer cirurgia plástica. É indicado para corrigir possíveis áreas desarmônicas ou buscar um melhor resultado da cirurgia que foi realizada e tentar chegar à expectativa que o paciente deseja,Desde procedimentos menos invasivos, como Botox, Ácido Hialurônico até cirurgias de pequeno, médio e grande porte. Normalmente, o tempo mínimo exigido é de 6 meses, tempo suficiente para observação dos resultados pós cirurgia plástica. 

É importante que o paciente saiba que existe um tempo natural para a plena recuperação da cirurgia plástica e que os resultados finais, bem como a necessidade de algum retoque, só poderão ser observados após este período. Para preservar o paciente e o cirurgião de problemas futuros, uma alternativa é detalhar no contrato de prestação de serviço todos os procedimentos que serão realizados, bem como o prazo máximo para a observação dos resultados finais. 

Os retoques são realizados para corrigir alterações que permaneceram após a cirurgia plástica, normalmente relacionadas a cicatrização deficiente, permanecia de excesso de pele nas regiões laterais da cicatriz ou gordura localizada nos casos de Lipoaspiração. Esses procedimentos normalmente são realizados nos primeiros 6 meses após a cirurgia, mas não devem ser realizados tão precocemente pois a cicatrização ainda pode alterar o resultado.

Preparação e planejamento pré-operatório da Lipoaspiração 

Preparação e planejamento pré-operatório da Lipoaspiração 

O preparo e planejamento pré-operatório da Lipoaspiração é imprescindível para evitar futuras complicações, visto que é um procedimento cirúrgico e precisa de uma avaliação prévia mais detalhada para garantir mais segurança para o paciente no decorrer do ato cirúrgico. Os principais cuidados do pré-operatório são:

  • Realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados;
  • Avaliação da condição médica atual, como estado geral da saúde e comorbidades;
  • Avaliação de alergia medicamentosa e passado médico, incluindo cirurgias prévias;
  • Explicação dos cuidados pré-operatórios;
  • Detalhamento de todo o procedimento e seus riscos;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Ajuste de dose de determinados medicamentos em uso;
  • Evitar ou interromper o uso de aspirina e anti-inflamatórios;
  • Entre outros.

Cuidados do pós-operatório da Lipoaspiração 

Os cuidados do pós-operatório são muito semelhantes para a maioria das cirurgias plásticas. Os principais são:

  • Evitar exposição solar;
  • Evitar esforço físico;
  • Utilizar as malhas de compressão conforme recomendado, para ajudar no controle do inchaço e comprimir a pele;
  • Realizar a técnica de higienização da ferida conforme orientado por seu médico;
  • Dreno, se necessário, será colocado para drenar possível excesso de sangue ou fluido;
  • Seguir as prescrições médicas;
  • Retornar às consultas conforme o tempo solicitado;
  • Manter uma dieta adequada
  • Atentar-se aos sinais de alerta e se necessário, ir ao hospital;
  • Entre outros.

Onde encontrar o melhor cirurgião para realizar a sua cirurgia de Lipoaspiração

Cada caso necessita de um olhar mais individualizado, e de uma atenção em especial. Por isso, as informações contidas neste texto são gerais para a maioria das pessoas, mas uma consulta com seu médico é muito importante para o esclarecimento de todas as dúvidas e melhor entendimento do procedimento. Portanto, agende uma consulta especializada com um médico cirurgião plástico.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>