Os tamanhos das suas próteses já não te agradam mais? Conheça mais sobre o Explante Mamário.

Autor: Dr. Vitor Nunes, 27/09/2022

Você colocou próteses há um tempo e não está mais satisfeita? O tamanho te incomoda? Isso tem uma solução. Vem entender um pouco mais sobre Explante mamário.

Nos últimos anos, a tendência da beleza “natural” está presente nas redes sociais, em debates na mídia e nos consultórios de cirurgia plástica em todo o mundo. Pacientes que procuram por procedimentos como abdominoplastia, rinoplastia ou mamoplastia, pedem por resultados mais naturais. Nesse contexto, segue aumentando gradativamente o número de pessoas que procuram pelo explante mamário, ou seja, a retirada das próteses de silicone, seja por razões estéticas ou de saúde.

A indicação para realização do explante mamário pode vir do próprio médico, devido ao tempo de inserção das próteses, ou como desejo do paciente. O procedimento vem se tornando mais frequentes para os cirurgiões plásticos e tem apresentado técnicas e resultados cada vez mais satisfatórios.

Além disso, você pode optar por um explante mamário e após a remoção pode-se optar por outra prótese em tamanho diferente como também a remoção definitiva.

Para suavizar a perda de volume após o explante pode ser realizado também a famosa enxertia de gordura na mama, conseguindo restaurar um pouco o volume perdido a depender do desejo da paciente.

O que é o Explante Mamário?

Também conhecido como Explante de Silicone, o Explante Mamário é a remoção da prótese de silicone por fins estéticos ou por questões de saúde.

Quando há indicação de Explante Mamário?

Durante a consulta voltada para o Explante Mamário, cada detalhe será discutido em conjunto com a paciente, para que o resultado como um todo seja o mais apropriado baseado no seu corpo, no seu desejo e na experiência médica.

Uma das frequentes dúvidas no consultório de cirurgia plástica gira em torna da indicação da retirada da prótese de silicone. Como todo procedimento cirúrgico, é possível que haja complicações no pós-operatório. As mais comuns são dor no peito, endurecimento da mama, sensação de peso, diminuição da sensibilidade das mamas e hematomas – que podem causar inchaço e vermelhidão.

Há diversos fatores que levam a mulher a realizar o Explante Mamário, entre eles, o principal que deve ser levado em conta é o descontentamento com seu corpo. Dessa forma, desejando ter os seus seios naturais novamente, principalmente com o advento das redes sociais e as influencias que elas fazem na vida das pessoas. Porém, além da escolha partir da própria mulher, existem outros casos em que remover a próteses de silicone é um fator recomendado por médicos, não só estético, mas fatores relacionados à saúde.

Sendo assim, há alguns casos em que é necessário remover a prótese por indicação médica, segue abaixo os alguns deles:

Contração capsular

A contratura capsular, é a famosa “rejeição à prótese” e ocorre quando a cápsula formada em torno do implante pelo corpo fica mais endurecida e perdendo a elasticidade, formando uma membrana rígida e fibrosa ao redor do implante.

Os sinais e sintomas são dores e desconfortos, e alteração no formato e enrijecimento dos seios. Neste caso, retiramos a prótese é retirada e pode ser substituída ou não por uma nova.

Ruptura da prótese

A ruptura da prótese é quando por algum motivo ela se rompeu e expõe o gel de silicone, e pode ou não apresentar sintomas. Sendo assim, o acompanhamento médico regular é fundamental. Neste caso, o Explante Mamário é obrigatório. A colocação de uma nova prótese também pode ser realizada.

“Doença do Silicone”

Esse é um termo genérico para complicações, muito raras, decorrentes do uso desses implantes. O Linfoma Anaplásico de Células Gigantes – ALCL (Anaplastic large cell lymphoma), condição que evolui lentamente e apresenta-se como seroma tardio ou como uma massa ou nódulo palpável. Localiza-se na cápsula formada pelo corpo em torno do implante. Por ser uma doença muito rara o acompanhamento médico e um alto grau de suspeição são fundamentais para o diagnóstico e tratamento adequado.

Existe também a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes, também muito rara. Deve ser investigada, preferencialmente em conjunto com um médico reumatologista. Pode ser causada por qualquer elemento estranho ao organismo. Quando detectado o “corpo estranho” é desencadeada uma resposta de defesa, que neste caso, desperta uma doença autoimune. Pode ter como causa adjuvantes, como vacinas, próteses ortopédicas, preenchedor facial ou prótese de silicone. Os sintomas mais frequentes são dores articulares, boca seca, perda de memória, cansaço, perda de cabelo, nódulo palpável e distúrbios do sono.

Essas doenças são muito raras. O acompanhamento médico anual como preconizado para todas as pacientes com prótese permite o diagnóstico precoce dessas e de outras condições clínicas.

Algumas pessoas também optam por realizar a cirurgia de Explante Mamário, porque seus seios mudaram com o passar do tempo, afetando a aparência dos implantes. Fatores como idade, gravidez e amamentação podem alterar a forma e o tamanho dos seios.

Por vezes, as pessoas simplesmente não querem mais ter próteses de silicone ou têm objetivos estéticos diferentes e querem mudar o tamanho do implante. Entretanto, os motivos são os mais diversos para retirada de silicone. Nesse contesto, desde que esteja com boa saúde geral, o desejo pessoal é, por si só, suficiente para realizar o Explante Mamário.

Como é o pós-operatório do Explante Mamário?

Os cuidados pós-operatórios do Explante Mamário são fundamentais, assim como de outras cirurgias plásticas. Não seguir as orientações pode trazer riscos e comprometer o resultado final.

Dentre as recomendações estão evitar exposição solar durante 3 meses após o procedimento. O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor.

Evitar fumar após o Explante Mamário, pois o fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos.

Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.

Além disso existem outras recomendações como evitar esforços no dia da cirurgia, como caminhadas longas ou subir escadas; permanecer deitada com a cabeceira da cama elevada a 30º ou sentada nas 24 horas após a cirurgia; evitar deitar de barriga para baixo ou de lado com o seio operado apoiado nos primeiros 30 dias após a cirurgia; utilizar sutiã modelador durante 30 dias após a cirurgia; evitar movimentos de grande amplitude dos braços, como levantar ou carregar pesos; fazer massagens com as mãos nos seios todos os dias.

Além disso, é importante frisar que os resultados não são permanentes, sendo possível necessitar de um novo procedimento para retoque, ao longo do tempo, principalmente se as recomendações pós-operatórias não forem seguidas.

Por isso, é primordial ter o acompanhamento de um médico especializado no assunto, que possa tirar todas as suas dúvidas e te passar mais segurança para a realização do procedimento e os resultados do pós-operatório.

Todas essas orientações não substituem a sua consulta, pelo contrário, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois cada pessoa é única e precisa de um olhar ímpar. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta, passe em avaliação especializada e esclareça todas as suas dúvidas.