Entenda tudo sobre Torsoplastia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 25/10/2022

Já ouviu falar em Torsoplastia? Sabe quais indicações para realização desse procedimento? Saiba mais lendo o artigo abaixo.

É natural que após o processo de emagrecimento ocorra um aumento significativo do excesso de pele e de gordura em várias partes do corpo, sendo um problema que afeta frequentemente pessoas com sobrepeso ou obesidade. Após uma grande perda de peso, seja através de mudanças na dieta ou cirurgia bariátrica, a flacidez da pele afeta principalmente a região do abdômen, costas, braços e pernas.

A cirurgia plástica é uma solução para remodelar os contornos do corpo. A Torsoplastia, também conhecida como cirurgia plástica da região dorsal ou Body Lift é uma solução para a flacidez na região das costas, principalmente para esses pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica ou por um longo processo de emagrecimento.

Quanto maior a quantidade de peso perdida, maior a pele flácida que fica na região, trazendo inúmeras inseguranças com toda a aquela pele que “sobrou”. Além de incomodo estético, o excesso de pele pode trazer problema funcionais como assaduras, coceiras e dermatites.

Problemas emocionais de também são frequentes e podem ser relacionar com atividades do dia a dia e se tornar um grande incomodo com o que as pessoas vão pensar da sua aparência, como a vergonha de colocar um biquíni, desconforto nos relacionamentos afetivos, ou mesmo uma ida ao provador de uma loja. Nesse contexto, a Torsoplastia traz resultados satisfatórios quando o assunto é a melhora da autoestima.

A Torsoplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como a abdominoplastia (cirurgia plástica do abdome) e a lipoaspiração (remoção do excesso de gordura). Tudo dependerá do estado geral de saúde do paciente e da necessidade do mesmo.

O que é Torsoplastia?

É uma cirurgia plástica estética que tem como objetivo corrigir a flacidez acentuada principalmente na região dorsal, consequentemente a região dos flancos e dos glúteos também. Esse procedimento remove uma faixa de gordura ou pele da região do dorso, melhorando o contorno corporal e consequentemente proporcionando uma leve elevação dos glúteos.

Para quem é indicada a Torsoplastia?

A Torsoplastia é indicada principalmente para aqueles pacientes que passaram por um “efeito sanfona”, e principalmente para pessoas que passaram por um emagrecimento intenso, ou por mudanças no estilo de vida ou pós-bariátricos.

Quais os tipos de Torsoplastia?

Existem alguns tipos de Torsoplastia e variam de acordo com a necessidade de cada paciente. Uma delas é a Torsoplastia alta (ou toracoplastia), que trata a parte superior do dorso. O outro tipo é a Torsoplastia baixa (ou flancoplastia), que trata a parte inferior do dorso.

Existe também a Torsoplastia “360º graus” ou chamada abdominoplastia circunferencial, que nada mais é do que a Torsoplastia clássica combinada com Abdominoplastia. Dessa forma, a flacidez abdominal e a dorsal é removida por completo. A quantidade de pele do paciente que vai determinar se a indicação do médico deve ser por apenas uma dessas cirurgias ou por ambas.

As cicatrizes da Torsoplastia ficam visíveis?

Por ser um procedimento com finalidade estética, o cirurgião plástico irá planejar para que as cicatrizes fiquem mais discretas possíveis. Mas, é importante lembrar que o processo de cicatrização depende de cada paciente e dos cuidados pós-operatórios.

Em geral, no caso da Torsoplastia, a incisão é realizada na linha das nádegas. Dessa forma, a cicatriz ficará sob as roupas íntimas e biquínis.

Como é o antes e depois da Torsoplastia?

O antes e depois da Torsoplastia deixa a região dorsal livre do excesso de pele, proporcionando uma pele sem dobras. Além de estéticos, os benefícios desse procedimento englobam também melhora da saúde física e mental.

Como é a recuperação e recomendações pós-operatórias da Torsoplastia?

No pós-operatório da Torsoplastia, como em qualquer outro procedimento cirúrgico, devem ser seguidos alguns cuidados, dentre eles estão:

– Exposições ao sol: dever ser evitada, o excesso de exposição solar pode manchar a pele e escurecer a cicatriz;

– Tabagismo: o fumo, mesmo que passivamente, prejudica o processo de cicatrização;

– Cinta modeladora: utilizar cinta modeladora por 60 dias ou conforme recomendação médica.

– Drenagem Linfática: as drenagens são recomendadas após o terceiro dia de pós-operatório e normalmente se não houver necessidade maior, é indicada a realização da drenagem 3 vezes na semana. É importante ressaltar que a recuperação varia de paciente para paciente e a necessidade de uma quantidade maior de seções será avaliada caso a caso.

– Exercícios Físicos: exercícios leves e caminhadas normalmente são liberados com 30 dias. A prática habitual de atividade física mais intensa é liberada geralmente após 3 meses.

– Movimentação no pós-operatório: recomenda-se caminhar a cada 1 hora por mais ou menos 15 minutos. Essa medida evita a formação de trombose, o aumento do inchaço, a formação de gases e o aumento da dificuldade de evacuar.

– Ingesta de líquido: é recomendado ingerir pelo menos 3L de água por dia, podendo ser um incluso água de coco, sucos sem muito açúcar e chás.

Outra dúvida frequente sobre a recuperação é quanto ao uso drenos nessa cirurgia. No entanto, cada caso é um caso e deve ser tratado individualmente, por isso é tão importante conversar com o médico na avaliação pré-operatória.

Quais os efeitos colaterais e riscos Torsoplastia?

Como efeitos colaterais, após a realização da Torsoplastia (Cirurgia Plástica do Dorso), pode haver surgimento de inchaço, dores, dificuldade de movimentar, hipersensibilidade, amortecimento da pele, manchas roxas e cansaço.

Quanto aos riscos, como qualquer outra cirurgia plástica, a Torsoplastia pode apresentar alguns. As chances de complicações são mínimas, especialmente quando realizada por um cirurgião plástico capacitado. Para reduzir os riscos do procedimento, recomenda-se que o paciente procure um profissional, com registro e que faça a cirurgia em um ambiente adequado.

No entanto, assim como outras cirurgias plásticas, existe o risco da formação de seromas, que são líquidos acumulados próximos ao local da cicatriz, que podem ser reabsorvidos pelo organismo ou terão que ser retirados pelo médico, dias após a cirurgia.

A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios. Deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.

No texto acima foram esclarecidas algumas dúvidas sobre a Torsoplastia. Marque uma consulta com um cirurgião plástico e tire suas dúvidas. Uma cirurgia deve ser feita com segurança e sua saúde sempre deve ser colocada em primeiro lugar. Cada paciente tem suas particularidades, que devem ser tratadas com todo cuidado e atenção.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>