Como fica o aspecto do umbigo após a Abdominoplastia?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 04/11/2022

Você tem vontade de fazer algum procedimento como Abdominoplastia para flacidez abdominal e tem receio com os resultados? Venha conhecer algumas curiosidades sobre o assunto!

Dentre as cirurgias plásticas mais realizadas, atualmente, está a abdominoplastia. A aparência do abdômen tem um grande impacto na vida das pessoas, deixando-as insatisfeitas e inseguras com o próprio corpo. Portanto, a abdominoplastia é realizada para reduzir essas queixas, permitindo uma melhor autoestima e mais qualidade de vida às pessoas. Nesse texto, será abordado tudo sobre a abdominoplastia como, as principais causas, definição, indicações, preparo do pré-operatório, riscos, valor, entre outros.

Quais as principais causas de flacidez abdominal?

Quais as principais causas de flacidez abdominal?

A flacidez abdominal tem múltiplos fatores, dentre eles estão a falta de controle de peso com o conhecido “efeito sanfona”, gravidez, envelhecimento, hereditariedade, cirurgia prévia e, um dos mais importantes: redução da autoestima.

O que é a Abdominoplastia?

A abdominoplastia consiste na remoção do excesso de gordura e de pele associada a uma restauração dos músculos enfraquecidos e/ou separados, deixando o abdome mais liso e tonificado. Porém, deve-se frisar que a abdominoplastia não deve ser entendida como uma cirurgia para perda de peso ou como substituta da prática adequada de exercícios físicos. Dessa forma, cabe ao médico cirurgião plástico definir a conduta adequada e individualizada.

Quais as indicações da Abdominoplastia?

A abdominoplastia é idealmente indicada se houver uma insatisfação com o perfil de abdome, quando os músculos abdominais estão apresentando diástase (enfraquecidos / separados), quando há flacidez abdominal, quando o conteúdo abdominal é desproporcional ao corpo, ou quando existe um excesso de pele após perda significativa de peso.

É importante salientar que os resultados da abdominoplastia tendem a ser permanentes, quando algumas regras são seguidas a longo prazo. Um fator importante é que se mantenha uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos com o objetivo de evitar grandes oscilações de peso, pois isso pode gerar repercussões desfavoráveis no resultado da cirurgia. Sendo assim, recomenda-se que pessoas que desejam engravidar ou que tem um plano de perda significativa de peso, postergue a cirurgia, visando melhores resultados quando realizada em um outro momento mais oportuno.

Além disso, pessoas que já possuem cirurgias abdominais prévias podem limitar os resultados de uma abdominoplastia como, por exemplo, mulheres que se submeteram à cesariana podem ter as cicatrizes existentes incorporadas à nova cicatriz.

A Abdominoplastia pode ser realizada de forma isolada, mas se houver alguma outra queixa o procedimento poderá ser realizado em conjunto com outros como, mamoplastia redutora, lifting, entre outros.

Umbigo e Abdominoplastia

Umbigo e Abdominoplastia

O umbigo e seu formato após a abdominoplastia é uma das dúvidas mais frequentes de quem vai realizar o procedimento, pois o resultado final é composto pelo aspecto do umbigo. Sendo assim, essa é uma questão que deve ser bem discutida entre médico e paciente no pré-operatório, permitindo então que o médico esteja ciente da vontade do paciente e assim, possa planejar melhor a aparência final do umbigo.

A quantidade de pele em excesso e de flacidez abdominal é um dos fatores que dita qual será a melhor técnica indicada, porém, em geral, o reposicionamento do umbigo só ocorre quando há grande quantidade de pele a ser removida. Outro exemplo, é quando o volume é pequeno e apenas na parte inferior, onde é realizada a técnica da miniabdominoplastia, e nesses casos, geralmente, o umbigo original permanece.

Em geral, o umbigo tende a ficar até mais bonito do que antes da cirurgia, pois ele é remodelado de acordo com o desejo da paciente, e de acordo com o novo abdome. Portanto, o resultado final consiste de uma harmonia entre o corpo em si, o abdome e o umbigo, obtendo uma estética o mais natural possível.

Porém, o aspecto do umbigo após a Abdominoplastia pode ficar comprometido devido a alguns fatores. Dentre eles estão a falta de cuidado com o umbigo após a cirurgia, pois se o paciente não cumpre as recomendações médicas, ele pode prejudicar seu processo de cicatrização. O resultado será um umbigo com marcas aparentes, “estufado” ou torto.

Outro fator que pode não deixar o umbigo tão bonito é a predisposição pessoal a problemas de cicatrização. Então, se o paciente apresenta uma tendência a queloide, ele precisa fazer um acompanhamento atento junto ao médico, daí a importância das consultas pré-operatórias.  Nesse acompanhamento, o médico identificará qualquer anormalidade relacionada ao processo de cicatrização. Portanto, diante do primeiro sinal de problema, ele indicará procedimentos para corrigi-lo, como aplicações de corticoides, entre outras alternativas.

Além disso, alguns pacientes, mesmo depois de terem eliminado todos esses fatores de risco, não ficam com o umbigo tão bonito quanto gostariam. Embora isso seja raro, o fato é que o corpo humano se transforma ao longo do tempo. Assim, podem aparecer problemas ou condições que alteram a aparência do umbigo. Entre eles, estão hérnias umbilicais e gestações.

Entretanto, após a Abdominoplastia a maioria dos pacientes têm uma excelente recuperação e ficam com umbigos lindos. A escolha do cirurgião plástico e o cuidado pós-operatório são essenciais para reduzir as chances de desenvolver qualquer problema.

O umbigo muda de lugar após a Abdominoplastia?

A maioria dos pacientes têm a impressão de que o umbigo subiu após a cirurgia plástica. Isso acontece porque, sem a pele flácida que puxava o umbigo para baixo, ele fica na posição “original”.

Dessa forma, o umbigo não muda de lugar após a cirurgia, ele permanece na mesma posição anterior

Como corrigir o umbigo?

A aparência do umbigo pode causar incômodo em muitas pessoas. Em vista disso, a Onfaloplastia (cirurgia do umbigo) surge como uma alternativa para a correção estética do umbigo, sendo indicada para melhorar o aspecto da cicatriz umbilical. A cirurgia plástica para correção do umbigo é sinônimo da melhora de autoestima muitas pessoas. Dessa forma, como a região pode acabar sendo desproporcional ao restante do abdômen, causando grandes incômodos, a Onfaloplastia (cirurgia do umbigo) é uma alternativa.

Normalmente esse procedimento pode ser feito acompanhado de uma Abdominoplastia, afinal é comum que pessoas insatisfeitas com o umbigo também têm queixas sobre sua barriga de modo geral.

Esse texto traz informações gerais acerca do aspecto do umbigo após a Abdominoplastia, porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação de cada caso. Agende uma consulta especializada e esclareça todas as dúvidas.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>