Quais hábitos preciso ter após uma Lipoaspiração?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 19/11/2022

A lipoaspiração é considerada uma das cirurgias mais desejadas dentro do mundo da cirurgia plástica. Realizada tanto por homens quanto mulheres que desejam eliminar aquela gordurinha localizada cauda por alimentação, sedentarismo ou até mesmo características genéticas.

Muito se comenta sobre e os medos e angústias sobre o procedimento, porém, com o decorrer do tempo e a tecnologia avançando de forma acelerada, esse procedimento é, hoje em dia, seguro se realizado em uma pessoa com indicação e por um profissional capacitado para tal. Além disso, os hábitos após o procedimento são fundamentais para bons resultados. Nesse texto, serão abordados alguns desses hábitos necessários a respeito da lipoaspiração.

Cinta modeladora

O uso cinta modeladora é de extrema importância no pós-operatório da Lipoaspiração, e já deve ser utilizado logo no primeiro momento e dia após o procedimento cirúrgico. Em geral, as cintas possuem abertura e ajuste frontal, facilitando a acomodação pela própria paciente, e possuem um tecido de boa qualidade, para ajudar na absorção do suor e evitar alergias.

Sua utilização garante uma maior sustentação da pele, evitando que haja flacidez; compressão para evitar sangramentos e reduzir o edema que em geral ocorre após a cirurgia; redução da dor; estabilidade das suturas, auxiliando no processo de cicatrização.

Drenagem linfática

No pós-operatório da lipoaspiração pode ocorrer inchaço das regiões do corpo, tanto pelo manejo durante o ato operatório, quanto pelo “repouso” relativo recomendado no pós-operatório. Assim, a indicação da fisioterapia dermatofuncional através da drenagem linfática, como tratamento complementar, pode ser feita, dependendo do caso, sendo necessário consultar o médico para avaliar seu caso em particular.

A drenagem linfática, nos casos indicados, deverá ser feita em todo o corpo e não apenas na região em que o procedimento foi realizado, e pode ter inúmeros benefícios como:

  • Redução do inchaço (edema);
  • Alívio das dores;
  • Prevenção de fibrose;
  • Redução da retenção de líquidos;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Cicatrização mais rápida e efetiva;
  • Ativação do sistema imunológico;
  • Relaxamento das fibras músculo-esqueléticas;
  • Melhor regeneração dos tecidos, em especial, na região do procedimento;
  • Melhora da nutrição e oxigenação das células no local manipulado durante o procedimento.

Porém, por se tratar de um tratamento complementar e pós-cirúrgico, o profissional em questão precisa ser apto a realizar a drenagem linfática. Além disso, lembrar sempre, que os cuidados pós-operatórios devem ser associados e não substituídos pela drenagem, ou seja, precisam ser instituídos e seguidos conforme orientação também. Assim, todo esse tratamento complementar acelera a recuperação e otimiza o resultado esperado.

Alimentação balanceada e nutritiva

Alimentação balanceada e nutritiva

O objetivo da lipoaspiração não é o emagrecimento, mas sim a melhora do contorno corporal, visto que as melhores indicações são em pessoas que possuem uma boa alimentação e praticam atividade física, mas são resistentes à perda de gordura localizada em alguma região determinada. Embora haja alguma perda de peso em número absoluto, pois houve a retirada da gordura em excesso, a finalidade da lipoaspiração é retirar apenas a gordura localizada que incomoda o paciente.

Assim, é importante mostrar as evidências e deixar claro ao paciente a respeito disso, tornando-o consciente sobre o verdadeiro objetivo da lipoaspiração e reforçando que o tecido adiposo (gordura) é um tecido que se renova, e mesmo com a retirada, se não for seguida as orientações e ter um controle dos hábitos, a gordura localizada pode ocorrer novamente, deixando-o mais uma vez insatisfeito com o próprio corpo.

Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.

A importância de uma dieta adequada se dá no fato de que auxiliam no processo de cicatrização como, alimentos ricos em proteínas, vitaminas (principalmente A, E e K), frutas, ferro, ômega-3, entre outros. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para as etapas do processo de cicatrização, uma vez que ajudam na formação do tecido novo e de colágeno, reduzem a inflamação e atuam no processo de coagulação. Além disso, um item que nunca pode faltar é a água, pois a hidratação ajuda bastante na cicatrização e também a diminuir o edema que pode existir devido a retenção hídrica após a cirurgia.

Do outro lado, há os alimentos que devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, além de serem maléficos para a saúde em si. São eles: açúcar, carnes gordurosas, refrigerantes, embutidos, alimentos industrializados, etc.

Assim, recomenda-se que uma dieta leve, rica em proteínas e pobre em gorduras e açúcares, principalmente, mas o seu médico irá te auxiliar e orientar em todos esses detalhes.

Exposição solar

O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas.

A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor. Além disso, caso haja algum hematoma decorrente da cirurgia, com a exposição solar, esse hematoma pode se pigmentar na pele e esta ficar manchada como tatuagem.

Frente a isso, recomenda-se ter cuidados com a exposição solar por no mínimo 30 dias após o período cirúrgico para que o resultado da cicatrização seja mais efetivo e com boa aparência, mas a Sociedade

Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda como ideal evitar longas exposições por um período de 3 meses. Para isso, pode-se utilizar protetores solares com alto FPS, além de cobrir a região com roupas e se possível mantê-la hidratada.

Caso os cuidados e orientações pós-operatórias não sejam respeitadas, o esperado resultado após a Lipoaspiração pode se modificar. Um novo acúmulo de gordura é influenciado pela qualidade da pele (firme ou flácida), nova oscilação grande de peso e envelhecimento.

Esses cuidados citados são apenas alguns dos que devem ser realizados no pós-operatório, portanto, em sua consulta com o especialista, ele irá te orientar sobre todos cuidados necessários para o seu caso em especial, pois cada caso é único. Então, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>