Pele madura e seus cuidados

Autor: Dr. Vitor Nunes, 04/02/2023

Com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento, a síntese de colágeno e elastina diminui e a pele, como tudo em nosso corpo, muda significativamente. Dessa forma, a pele madura passa a exigir cuidados ainda mais especiais para permanecer saudável. 

Como parte do processo de envelhecimento, a pele do rosto vai perdendo sua tonificação e desenvolve flacidez, rugas e linhas de expressão. Entretanto, muitos cuidados podem ser tomados para retardar esse processo. Leia o texto abaixo e saiba mais sobre o assunto.

O que é uma pele madura? 

A pele é o maior órgão do corpo e é natural que as atenções se voltem ao seu cuidado para evitar sinais da idade, principalmente no rosto, o nosso cartão de visitas. Conforme as pessoas envelhecem, é natural ter uma pele mais fina e seca e um aumento das rugas e outros sinais de envelhecimento.

Geralmente, a pele madura costuma ocorrer entre os 40 e 50 anos. Nas mulheres, a menopausa causa grandes transformações,  pois é nesse período que ocorrem mudanças no organismo e na pele, juntamente com alterações hormonais. 

As maiores mudanças estão relacionadas com a queda do estrogênio, consequentemente uma menor renovação celular, queda na produção de elastina e colágeno, impactando na tonicidade da pele. Em vista disso, a pele se torna mais fina e os sinais de envelhecimento começam a surgir, como rugas mais marcadas, flacidez, diminuição do volume facial, manchas, ressecamento, mudança no tom da pele.

É importante ressaltar que a pele madura não é definida apenas pela idade, mas também pelo estilo de vida de cada indivíduo, como hidratação, prática de exercício físico, hidratação, alimentação e rotina de cuidados com a pele. 

Quais as características da pele madura?

Os sinais clássicos da pele madura são rugas mais marcadas, flacidez, manchas solares, ceratoses, aspecto menos viçoso, ressecamento, telangiectasias (pequenos vasos avermelhados) e mudança na coloração da pele. 

Além disso, por conta da redução do volume de gordura facial, alguns sinais da juventude começam a desaparecer e pode haver achatamento das maçãs do rosto, marcação das olheiras, queda da sobrancelha e da ponta nasal, alongamento das orelhas, queixo e nariz, perda de volume na testa, nas têmporas, queixo e do contorno facial.

Essas características não surgem obrigatoriamente em todos os indivíduos. Isso depende de fatores internos e externos de cada pessoa e podem variar quanto ao surgimento e variedade de características. 

Como cuidar da pele madura? 

Os cuidados com a pele devem existir desde a juventude e entre esses cuidados estão a rotina de skincare com limpeza, hidratação e proteção solar, de acordo com a necessidade individual. Com o amadurecimento da pele pode haver algumas mudanças e alguns cuidados e produtos que atendam às suas necessidades podem ser introduzidos. A exemplo desses produtos estão os ácidos que podem melhorar o viço, diminuir o tamanho dos poros, atenuar linhas finas, auxiliar no tratamento de manchas, estimular a produção de colágeno e uniformizar o tom e a textura da pele.

Manter um estilo de vida saudável está entre os principais cuidados, práticas como uma alimentação saudável, com ingesta reduzida de produtos industrializados e açúcares, uma boa ingesta hídrica, aumento do consumo de frutas e verduras, exercícios físicos regulares, ter um sono reparador e uma menor ingesta de bebidas alcoólicas fazem parte desse processo. 

Vale destacar que uma exposição solar em excesso pode aumentar o envelhecimento e contribuir para o surgimento de manchas principalmente no rosto, mãos, colo e braços. Com isso, a recomendação é o uso de protetor solar e sua devida reaplicação.

Além desses cuidados, os procedimentos estéticos podem ser grandes aliados nos cuidados com a pele madura. A perda do volume por conta da redução do colágeno e elastina é uma grande característica, e com isso os procedimentos como ultrassom microfocado, fios de sustentação, radiofrequência e microagulhamento são possibilidades.

Mesmo com esses procedimentos estéticos algumas mulheres ainda se incomodam com os sinais de amadurecimento da pele. Nesse contexto, a cirurgia plástica é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhora da autoestima e da qualidade de vida. 

A Ritidoplastia, popularmente conhecida como Lifting facial vem ganhando cada vez mais adeptos e destaca-se como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, garantindo um efeito de rejuvenescimento facial com aspecto natural. É uma cirurgia plástica com o intuito suavizar os sinais de envelhecimento que acometem a pele do rosto e pescoço.

Em vista disso, objetiva corrigir a flacidez e o excesso de pele, a Ritidoplastia (Lifting facial) resulta num rosto com um contorno mais definido, uma aparência mais jovem e descansada. Dessa forma, a pele do rosto perde elasticidade, fica flácida e em excesso. A realização da Ritidoplastia (Lifting facial) é recomendada para pessoas com mais de 50 anos e que se sentem incomodadas com os sinais visíveis de envelhecimento facial. É importante salientar, que o procedimento não é capaz de conferir uma aparência totalmente nova ou interromper o processo evolutivo de envelhecimento, mas sim, otimizar as características do paciente, corrigindo danos causados com o avanço da idade.

Apesar de ser uma cirurgia voltada para pessoas com idade acima de 50 anos, a Ritidoplastia (Lifting facial) pode ser realizada antes, desde que após avaliação prévia, o cirurgião plástico indique que o procedimento é o mais adequado para o caso.

A Ritidoplastia (Lifting facial) auxilia no rejuvenescimento da aparência de diversas estruturas faciais, dentre elas regiões como a “maçã do rosto”, área da boca e nariz (conhecida como “bigode chinês”), flacidez de pele próxima à boca (“ linha da marionete”) e pescoço e papada.

Os resultados da Ritidoplastia (Lifting facial), vão além da estética, trazem benefícios como melhora da autoestima do paciente, suavização das rugas e marcas de expressão, recuperação do tônus muscular, redução da flacidez facial e aprimoramento das características naturais do paciente.

O ideal é que a Ritidoplastia (Lifting facial), seja feita a partir dos 50 anos, idade em que os sinais da passagem do tempo geralmente estão mais visíveis e destacados. Vale ressaltar que os resultados obtidos pela Ritidoplastia(Lifting facial) não alteram as características do rosto e nem são capazes de interromper o processo natural de envelhecimento.

Em vista disso, muitos problemas relacionados à autoestima podem surgir juntamente com os sinais de envelhecimento, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Nesse momento, a procedimentos estéticos e a cirurgia plástica entram como um grande aliado no rejuvenescimento e ajudam a promover a autoestima do paciente, fazendo com que ele desenvolva uma relação mais positiva com seu corpo e com o processo de envelhecimento.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>