Deslocamento de Prótese de Silicone

Autor: Dr. Vitor Nunes, 13/02/2023

Já ouviu falar em deslocamento de prótese de silicone? Quer saber mais sobre o assunto?

A Mamoplastia de aumento está entre as cirurgias plásticas mais procuradas e envolve a alteração do volume das mamas. Grande parte das pessoas que buscam por esse procedimento têm o interesse de fazer esse aumento com próteses de silicone. Apesar de comum, como todo procedimento cirúrgico, esse também envolve riscos e dificuldades que podem comprometer os resultados. Um exemplo deles é o deslocamento de prótese de silicone.

O procedimento de Mamoplastia de aumento é simples, a recuperação da paciente é rápida e o resultado excelente quando realizada adequadamente. Porém, a falta de cuidado no pós-operatório pode trazer problemas em alguns casos. Um exemplo disso é o deslocamento de prótese de silicone.

No geral, o deslocamento da prótese de silicone é um tipo de complicação que pode parecer nas mulheres operadas. Pois, após a colocação do implante de silicone, o organismo forma uma película em torno da prótese, denominada cápsula.

Um pequeno deslocamento pode não ser perceptível ou afetar o resultado estético, no entanto, um deslocamento mais significativo pode tornar necessário reposicionar as próteses por meio de uma cirurgia de revisão.

O que causa deslocamento da prótese de silicone?

Ao colocar o implante de silicone nas mamas o organismo cria uma película ao seu redor que forma uma espécie de raiz e fixa a prótese, normalmente formada nos 3 primeiros meses após o procedimento. Em alguns casos, o implante de silicone pode se deslocar, movendo-se para cima, para baixo, para dentro ou para fora, como também rodar 360 graus.

No entanto, na atualidade, com o desenvolvimento das tecnologias e técnicas as chances de complicações são cada vez mais raras em uma cirurgia bem planejada. É bem raro a prótese de silicone deslocar. Porém, isso pode acontecer em algumas situações específicas. Entenda quais são elas:

1. Falta de cuidado no pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios na mamoplastia de aumento são essenciais. Não seguir as orientações pode trazer riscos e comprometer o resultado final. A falta de cuidado no pós-operatório é a causa mais comum de deslocamento de prótese, principalmente nos 3 primeiros meses após a inserção do implante.

Devido ao “conforto” e por ser geralmente uma cirurgia tranquila, alguns pacientes realizam atividades e movimentos contraindicados, como levantar os braços, atividades domésticas, carregar peso, voltar a dirigir durante a recuperação, entre outras atividades. Devido a isso, o descumprimento das recomendações pós-operatórias, é possível que ocorra o deslocamento das próteses.

Então, no pós-operatório a paciente precisa seguir as orientações médicas à risca. Dessa forma, ela facilitará a cicatrização externa e a interna, o que ajudará a prótese a aderir ao tecido mamário do corpo. Além disso, é importante lembrar que o sutiã pós-operatório também é muito importante, pois mantém uma pressão adequada que força os tecidos da mama a ficarem bem colados ao implante.

2. Situações de pressão extrema

Depois da fase inicial do pós-operatório, o deslocamento da prótese geralmente só acontece diante de traumas realmente muito intensos. Então, uma queda de uma altura significativa, um forte acidente de carro ou uma pancada forte pode causar esse transtorno. Porém, são situações imprevisíveis.

3. Contratura capsular

Esse é um terceiro fator que pode causar o deslocamento e é muito mais raro. A contratura capsular é o processo que leva à rejeição da prótese de silicone.

A contratura capsular ocorre quando o organismo reage exageradamente à presença da prótese, criando uma membrana em volta do implante mamário. Essa membrana formada começa a pressionar a prótese, causando seu deslocamento ou ruptura. Entretanto, atualmente, a tecnologia e a textura do revestimento das próteses tornaram esse evento muito raro.

Pode ser causada por fatores como resposta inflamatória exacerbada e/ ou prolongada, hematoma, infecção, trauma, ruptura com vazamento de silicone do próprio implante, e outros fatores desconhecidos.

A contratura é dividida em graus e, a depender da gravidade, altera o formato das mamas e a posição dos implantes mamários.

A contratura acontece quando o organismo entende que a prótese é um corpo estranho. Ao perceber que ela é diferente dos outros tecidos naturais, sente que precisa se defender. Entretanto, graças a essa tecnologia avançada, os casos de contratura capsular acontecem em apenas 0,5% das cirurgias realizadas.

Além disso, o cuidado no período pós-operatório também dificulta o surgimento da contratura capsular. Seguindo as recomendações adequadamente, evita-se inchaços e hematomas. Dessa forma, o corpo se sente menos agredido e exagera no mecanismo de defesa do organismo, criando uma cápsula de espessura adequada, normal no processo de recuperação.

Quais os sintomas do deslocamento da prótese de silicone?

Os primeiros sinais de deslocamento da prótese de silicone sintomas podem ser bastante discretos, e nem sempre são percebidos logo no início.

O principal sintoma do deslocamento da prótese de silicone que deve ser levado em consideração é, quando há alguma assimetria em uma das mamas. Normalmente, o cirurgião plástico deixa o centro da prótese exatamente direcionado para a aréola. Portanto, quando a prótese mamária é deslocada a paciente logo notará uma diferença na aréola, indicando que a prótese sofreu uma movimentação.

Outros casos que necessitam de intervenção é quando ao apalpar as mamas, percebe-se nitidamente a prótese, a superfície do implante apresenta ondulações e os seios assimétricos. Além disso, pode haver endurecimento das mamas, grave assimetria e dores, nesse caso a paciente deve procurar o cirurgião imediatamente.

Diante de uma possível mudança, recomenda-se a procura do médico cirurgião plástico. De modo geral, vale ressaltar que, não é muito comum o deslocamento de prótese de silicone. Entretanto, se a paciente não seguir rigorosamente todas as orientações do médico, fazendo esforços físicos durante as primeiras semanas do pós-operatório, o resultado de sua cirurgia pode ser comprometido.

Como definir o deslocamento da prótese de silicone?

Ao perceber que os seios estão assimétricos, deve-se procurar o cirurgião plástico. Então, ele solicitará alguns exames para comprovar se houve deslocamento da prótese ou contratura capsular.

Caso haja dúvidas é possível a realização de alguns exames como mamografia, ultrassom e ressonância magnética. Entretanto, é importante ressaltar que cada caso tem uma conduta específica, não necessariamente haverá uma solicitação de exames para todos os casos.

O exame de Ultrassonografia identifica se há algum tipo de dano nas próteses e se ela mudou de posição. Dentre os exames para visualização da prótese de silicone esse é o primeiro que o médico solicita, caso ele suspeite que haja alguma anormalidade.

Já a Mamografia é um exame muito famoso por fazer o acompanhamento da saúde mamária da paciente. Principalmente quando o assunto é câncer de mama, já que ele consegue detectar nódulos ou anormalidades que tenham surgido com o passar dos anos. Vale ressaltar que a prótese mamária não traz nenhum risco em relação ao câncer de mama.

Por fim, a Ressonância Magnética. Esse exame fornece um diagnóstico extremamente detalhado das mamas, sendo é possível ver fielmente o estado da prótese.

Quando o médico confirmar que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia. Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e objetivando o resultado esperado. Em casos de contratura o cirurgião troca as próteses.

É normal sentir a prótese de silicone mexer?

Além do deslocamento da prótese de silicone, muitas pacientes confundem quando sentem uma locomoção da prótese. Entretanto, não é normal sentir a prótese de silicone mexer, exceto quando o alojamento da prótese estiver maior que o volume do implante. Caso sinta a prótese mexer com frequência, pode significar que o seu implante de mama está solto e deve-se procurar o seu cirurgião plástico.

No entanto, sentir a prótese se mexer, pode ser muitas vezes uma sensação psicológica. Pois, se a mama já tinha algum volume, antes de colocar silicone, naturalmente quando a região for movimentada a prótese vai acompanhar esse movimento.

Há muitos comentários de mulheres relatando que ao deitar a prótese “cai” para os lados, ou então, ao curvar, que a prótese “cai” para frente. Geralmente isso é impulsionado pela posição, pois a prótese segue o movimento dos seios, e isso é absolutamente normal e comum.

Como evitar o deslocamento da prótese de silicone?

Os cuidados pós-operatórios na mamoplastia de aumento são essenciais. Não seguir as orientações pode trazer riscos e comprometer o resultado final. A falta de cuidado no pós-operatório é a causa mais comum de deslocamento de prótese, principalmente nos 3 primeiros meses após a inserção do implante. A principal recomendação para não ter o deslocamento da prótese é obedecer às recomendações do seu médico.

Em vista disso, todos os cuidados no pós-operatório são importantes para que o resultado desejado, as expectativas criadas sejam alcançadas e sem complicações. Assim, alguns cuidados devem ser respeitados e levados à sério para evitar o deslocamento da prótese de silicone, como:

  • Não carregar peso;
  • Não dirigir;
  • Não levantar os braços acima da altura da cabeça, nem mesmo para atividades simples do dia a dia;
  • Não fazer esforços físicos. Exercícios leves, como caminhadas, podem ser liberados partir de 30 dias após a cirurgia. Já exercícios com levantamento de peso ou mesmo corridas só devem ser feitos com autorização médica;
  • Usar apenas o sutiã cirúrgico recomendado pelo médico;
  • Dormir apenas em posições recomendadas pelo cirurgião. Deve-se evitar deitar-se de bruços ou permanecer de lado;
  • Evitar relações sexuais durante 14 dias após a cirurgia;
  • Evitar exposição solar durante as primeiras semanas após a cirurgia;

Devido ao “conforto” e por ser geralmente uma cirurgia tranquila, alguns pacientes realizam atividades e movimentos contraindicados. Porém, é importante que a paciente siga todas as recomendações pré e pós-operatórias indicadas pelo cirurgião, evitando complicações.

Além dessas recomendações e conhecendo as principais causas de deslocamento da prótese de silicone, é importante observar o formato das mamas e o aspecto que elas vão adquirindo durante o pós-operatório. Em caso de alguma suspeita, sinal ou sintoma, é necessário procurar o cirurgião responsável.

Durante o pós-operatório é necessário retornar as consultas de acompanhamento. Nessas consultas, o cirurgião deve analisar o processo de recuperação, bem como os aspectos de simetria e cicatrização da pele e das mamas. Quando necessário, pode ser recomendada a realização de novos exames.

Ao perceber que os seios estão assimétricos, deve-se procurar o cirurgião plástico. Caso o médico confirme que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia.

Quando indicadas corretamente, as cirurgias plásticas ajudam mulheres e homens a se sentirem mais confiantes, melhorando a qualidade de vida e bem-estar. No entanto, é essencial ter consciência que, como qualquer procedimento cirúrgico, envolvem riscos e uma avaliação individual e especializada são fundamentais.

Esses cuidados citados são apenas alguns dos que devem ser realizados para evitar deslocamento da prótese de silicone, portanto, em sua consulta com o especialista, ele irá te orientar sobre todos cuidados necessários para o seu caso em especial, pois cada caso é único. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.

Como solucionar o deslocamento da prótese de silicone?

Ao perceber que os seios estão assimétricos, deve-se procurar o cirurgião plástico. Então, ele solicitará alguns exames para comprovar se houve deslocamento da prótese ou contratura capsular.

Caso o médico confirme que a prótese realmente foi deslocada, a correção acontece por meio de uma nova cirurgia.

Nesse novo procedimento, a prótese será reposicionada, fazendo com que fique esteticamente alinhada às suas aréolas e objetivando o resultado esperado. Em casos de contratura o cirurgião troca as próteses.

No texto acima foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o deslocamento da prótese de silicone, porém não substitui a sua consulta, pois para cada caso há uma necessidade em específico. Uma cirurgia deve ser feita com segurança e sua saúde sempre deve ser colocada em primeiro lugar. Cada paciente tem suas particularidades, que devem ser tratadas com todo cuidado e atenção.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>