Saiba tudo sobre Rinomodelação

Autor: Dr. Vitor Nunes, 03/03/2023

Nos últimos anos, houve um grande aumento pela procura por Cirurgias Plásticas, já que muitas pessoas estão buscando por formas de elevar sua autoestima, a Rinoplastia é uma delas. Entretanto, a depender do incomodo do paciente uma Rinomodelação pode resolver sua queixa estética. Realizada por pessoas que querem melhorar o aspecto físico do nariz, no ano de 2022, houve uma mudança no perfil do público que procurou esse procedimento, sendo cada vez mais um público jovem desejando realizar o procedimento. Essa mudança pode estar relacionada com o efeito das redes sociais na aparência física e o aumento com a insatisfação com a própria imagem.

Nesse contexto, a preocupação com a aparência do nariz é algo extremamente comum, e não poderia ser diferente. Afinal, ele ocupa uma posição central no rosto, sendo um ponto natural de destaque e atração.

E não são apenas as mulheres que desejam tornar suas medidas mais proporcionais! Os homens também procuram muito pelo procedimento, embora sejam bem mais cautelosos por medo de o nariz ficar delicado demais. Respeitando as características masculinas e femininas, a Rinomodelação pode ser um sucesso em ambos os gêneros, realçando a beleza e mantendo a harmonia de cada rosto.

O que é Rinomodelação?

O que é Rinomodelação?

A grande preocupação com a aparência do nariz é decorrente, principalmente, do fato de ele ocupar uma posição central no rosto, sendo uma das primeiras estruturas visualizadas e, de alguma forma, determinante da simetria geral da face.

Dessa forma a Rinomodelação definitiva surge como uma opção não invasiva para correção de da estética nasal.

A Rinomodelação com ácido hialurônico é um procedimento rápido e simples que não envolve afastamento das atividades na recuperação, ao mesmo tempo que fornece resultados comparáveis ​​aos da rinoplastia convencional.

Além do ácido hialurônico, a Rinomodelação pode ser realizada com Hidroxiapatita de Cálcio.

Quais as indicações da Rinomodelação?

A Rinomodelação é um procedimento estético realizado em ambiente clínico diferentemente de uma Rinoplastia, que demanda maiores cuidados.

Nesse contexto, a Rinomodelação é indicada para pacientes insatisfeitos com a estética nasal, porém com características mais simples. Esse procedimento não cisa reduzir o tamanho do nariz nem corrigir a giba nasalou outras alterações mais complexas.

É um procedimento mais acessível e prático para corrigir queixas como a angulação da ponta do nariz e leves assimetrias.

Como a Rinomodelação é realizada?

Existem muitas técnicas de Rinomodelação, as mais conhecidas são as técnicas temporárias. Entre as opções a que mais se destaca é a utilização de Ácido Hialurônico, por uma boa compatibilidade e bons resultados.

Após a aplicação de um anestésico tópico, a substância escolhida é aplicada por meio de injeções na região. O procedimento dura aproximadamente de 30 a 60 minutos e pode ser realizado no consultório. Além disso, esse procedimento não demanda internação ou afastamento das atividades diárias, sendo liberada logo após o término do procedimento. Em alguns casos curativos são utilizados por certo período.

Apesar dessa menor demanda de cuidados pós-operatórios algumas medidas devem ser tomadas como não deitar após o procedimento, não mexer a região, não fazer exercícios físicos no mesmo dia da aplicação e não se expor ao sol alguns dias após.

Quais são os possíveis resultados da Rinomodelação?

Quanto aos resultados da Rinomodelação deve-se deixar claro que o paciente precisa ter em mente que o procedimento não diminui o nariz. A técnica consiste em inserir mais volume na região para camuflar as imperfeições.

Com isso, pode-se ter resultados como elevação da ponta nasal, aparência de ponta mais fina em casos levemente disformes, melhoramento de desvios da pirâmide nasal, mascaramento da giba nasal.

Vale mencionar ainda que os resultados da Rinomodelação com uso de Ácido Hialurônico duram, em média, 12 meses.

É importante salientar que a Rinomodelação consegue trazer bons resultados dentro dos casos indicados. Embora as possibilidades de tratamento sejam mais restritas e a técnica não seja definitiva, é possível resolver casos mais simples, trazendo um melhoramento estético satisfatório para o paciente.

Quando fazer a Rinomodelação?

Um dos pontos cruciais é a autoestima do paciente. Dessa forma, quando há características no formato do nariz que causa repercussões negativas na vida do paciente a Rinomodelação pode ser uma alternativa.

Antes da decisão pela Rinomodelação é muito importante a marcação de uma consulta inicial. É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar a o procedimento mais adequado. A melhor forma para esclarecer dúvidas e adotar uma postura mais tranquila e confiante em relação ao procedimento é conversando sobre o procedimento que será realizado. Na consulta inicial devem ser consideradas as condições do nariz a serem melhoradas, assim como os motivos psicológicos para a mudança estética desejada. É preciso determinar se as expectativas do paciente são possíveis de serem atingidas.

Além disso, para que seja possível a realização da Rinomodelação, é importante que todas as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz estejam totalmente desenvolvidas, o que ocorre, na maioria das vezes, após os 16 anos.

Quais são os benefícios da Rinomodelação?

A principal vantagem após a realização da Rinomodelação é a melhora da autoestima e estética. Essa é a principal vantagem e também motivo pelo qual boa parte dos pacientes opta pelo procedimento. Dessa forma, a Rinomodelação pode proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Quais os riscos da Rinomodelação?

Os principais riscos associados à Rinomodelação são reação no local da injeção, sensibilidade ao produto, infecção e necrose.

Embora a maioria das complicações seja transitória, existem algumas irreversíveis como necrose. As complicações, felizmente, não são comuns e variam de hematomas, edemas e reações granulomatosas até uma necrose cutânea mais grave. A necrose da pele da ponta do nariz é o dano mais preocupante, pois inevitavelmente leva à danos permanentes. Dessa forma, reforçamos o cuidado ao escolher um médico capacitado para realizar o procedimento.

Lembre-se sempre de fazer uma consulta com um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções de Rinomodelação. Este tratamento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.

Neste texto, abordamos somente algumas das principais curiosidades a respeito da Cirurgia Plástica e Rinomodelação. Se você deseja discutir as opções de cicatrizes após sua cirurgia ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>