No mundo da cirurgia plástica é comum dúvidas acerca dos procedimentos que podem ser realizados no rosto. Nesse contexto, conheça curiosidades acerca da Harmonização Facial lendo o artigo abaixo.
A Harmonização Facial é uma opção de mudar aspectos do rosto sem precisar de cortes ou de uma recuperação dolorosa, é uma técnica moderna que equilibra os traços do rosto e atrai os apaixonados por estética.
Essa técnica se resume a um conjunto de procedimentos, capazes de corrigir os principais ângulos do rosto e suavizar as linhas de expressão da pele, com o uso de produtos, sem a necessidade de grandes incisões, possibilitando o equilíbrio e podendo deixar o rosto com uma aparência mais jovial. Nesse contexto, ao contrário do que muitos imaginam, o objetivo da harmonização facial não é deixar as pessoas com a mesma aparência. Essa técnica visa realçar os traços já existentes, corrigir pequenas imperfeições e melhorar a proporcionalidade do rosto.
O que é Harmonização Facial?
Harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados para melhorar a harmonia do rosto, transformando os traços e tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos e gordura.
A harmonização facial é um procedimento estético que reúne diferentes técnicas de preenchimento. A finalidade da harmonização é realçar os traços do rosto, proporcionar uma aparência mais simétrica e jovial. Além disso, o profissional pode combinar a aplicação de botox
Para quem é indicado a Harmonização Facial?
Por não ser uma intervenção cirúrgica, o procedimento da harmonização facial pode ser feito por qualquer pessoa acima de dezoito anos que tenha passado por uma avaliação médica prévia.
Quem deseja um rosto mais harmônico, simétrico e com menos sinais de envelhecimento pode se beneficiar desse conjunto de técnicas. A harmonização facial é muito procurada por quem deseja melhorar o aspecto da pele depois de problemas com acne, marcas de expressão ou apenas melhorar a simetria do rosto.
Como funciona a Harmonização Facial?
O primeiro passo ao se pensar em fazer Harmonização Facial é a primeira consulta onde o cirurgião plástico fará sua avaliação, irá detalhar seus objetivos, seu histórico médico, avaliar a área a ser tratada, coletar todas as informações necessária e onde será criado o vínculo médico-paciente.
Dessa forma, para determinar os procedimentos indicados para cada caso é necessário esse vínculo entre o médico e paciente. Nessa primeira consulta o cirurgião plástico irá avaliar a pele como um todo, o volume, estrutura, suporte e qualidade. Só após essa avaliação global define-se o que o paciente realmente necessita.
Essa consulta é imprescindível, pois só assim o médico é capaz de avaliar suas necessidades e explicar com detalhes todos os seus desejos associados a Harmonização Facial, além de esclarecer se suas expectativas serão atendidas. Além disso, são muitos pontos a serem levados em consideração, principalmente, a região a ser trabalhada, a finalidade da Harmonização e as particularidades de cada paciente.
Essa etapa da avaliação médica é fundamental para entender se o paciente tem algum problema dermatológico que possa interferir no sucesso do procedimento. Junto a isso, é preciso entender como a harmonização facial vai valorizar as características daquele rosto com naturalidade, respeitando a individualidade de cada rosto.
Como é realizada a Harmonização Facial?
A principal técnica que é utilizada na Harmonização Facial é o preenchimento cutâneo. Mas dependendo da complexidade de cada caso, é possível combinar com outras técnicas.
Com essa técnica de preenchimento, o médico injeta a substância em pontos estratégicos da face a fim de diminuir as assimetrias e melhorar a proporcionalidade do rosto. Quando houver indicação, substâncias como o botox e bioestimuladores também podem ser aplicados.
Em geral, as substâncias mais utilizadas na harmonização facial são o ácido hialurônico, a toxina botulínica e o colágeno. Assim que os pontos de inserção são definidos, o profissional aplica as substâncias na quantidade ideal para um bom resultado.
Abaixo estão descritos alguns produtos que podem ser utilizados na Harmonização Facial:
- Preenchimento cutâneo: o ácido hialurônico é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento facial. Esse produto é indicado na correção de sulcos, rugas, cicatrizes e melhora do volume de certas regiões, como mandíbulas, orelhas, lábios, bochechas, tratamento de olheiras, além de pescoço, colo, mãos e áreas com celulite. Versátil, o ácido hialurônico pode dar mais volume a alguns lugares da face, como o queixo e os lábios, além de suavizar marcas de expressão, melhorar o aspecto de olheiras e da pele em geral.
- Toxina Botulínica (Botox): a toxina botulínica é aplicada em pontos estratégicos do rosto para suavizar os efeitos do tempo na pele. Por ter uma característica de relaxante muscular, o “Botox” também é capaz de prevenir o aparecimento de novas marcas de expressão e de deixar o rosto mais simétrico. Esse produto dura cerca de 3 a 6 meses.
- Ultraformer: essa técnica de lifting facial moderna combina um ultrassom microfocado com alta tecnologia para combater os efeitos do tempo na pele. Uma ótima ferramenta no processo de harmonização facial, o ultraformer pode preencher linhas de expressão, diminuir a flacidez e aumentar o volume da região.
- Transplante capilar: utilizado principalmente pelo público masculino, o transplante capilar também está relacionado com o processo de harmonização facial.
- Bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra, a substância ajuda a aumentar a produção natural de colágeno no organismo. O tratamento melhora a elasticidade da pele e ajuda a tratar a flacidez do rosto.
Quanto tempo dura o procedimento?
Os procedimentos estéticos utilizados na harmonização facial são realizados no consultório médico, geralmente em sessões que duram de 30 minutos a 1 hora, dependendo da extensão do tratamento. Durante os procedimentos, o paciente pode receber anestesia local para minimizar qualquer desconforto.
Quem pode fazer a Harmonização Facial?
A Harmonização Facial é feita, principalmente, por dermatologistas e cirurgiões plásticos, que são os profissionais mais indicados e qualificados para realizar procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos. Tratamentos realizados por não especialistas ou profissionais fora da área da medicina podem levar a sérios riscos.
Por se tratar de um tratamento que modifica a aparência das pessoas, é fundamental fazer uma boa escolha do profissional. É imprescindível que ele tenha amplo conhecimento sobre a anatomia do rosto e, principalmente, sobre como tratar as possíveis intercorrências.
Em vista disso, muitos problemas relacionados à autoestima podem surgir juntamente com os sinais de envelhecimento, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Nesse momento, a Harmonização Facial entra como um grande aliado no rejuvenescimento e ajudam a promover a autoestima do paciente, fazendo com que ele desenvolva uma relação mais positiva com seu corpo e com o processo de envelhecimento.
Lembre-se sempre de fazer uma consulta com um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções de Harmonização Facial. Este tratamento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.
Neste texto, abordamos somente algumas das principais curiosidades a respeito da Cirurgia Plástica e Harmonização Facial. Se você deseja discutir as opções de cicatrizes após sua cirurgia ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.
Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.