Leu algum artigo anterior sobre Ginecomastia e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a cirurgia para Ginecomastia pode mudar no seu corpo? Sabe as indicações pré e pós-operatórias dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.
Para a cirurgia de Ginecomastia deve ser levado em consideração o desejo do paciente, ou seja, os homens que têm o crescimento das mamas e não se incomodam com a aparência, não precisam realizá-la, desde que não existam doenças associadas
O tipo de cirurgia para Ginecomastia vai depender do quadro do paciente e deverá ser avaliado junto a um cirurgião plástico. Quando há acúmulo de gordura na região das mamas, a Lipomastia é o procedimento mais indicado, trata-se de uma lipoaspiração comum realizada nessa área específica. Nos casos de aumento do tecido glandular, é necessário fazer a remoção de toda a glândula mamária. Junto a esse procedimento pode ser feito a Mamoplastia redutora, para retirada do excesso de tecido glandular, gordura e pele.
Portanto, para realização do procedimento é necessário seguir algumas orientações até a liberação médica, e essas recomendações são importantes, pois o resultado final e a longo prazo depende desses cuidados.
Cuidados pré-operatórios da cirurgia de Ginecomastia
Antes da decisão pela cirurgia de Ginecomastia é muito importante a marcação de uma consulta inicial. É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar a combinação de procedimentos cirúrgicos mais adequada, cabe ao cirurgião plástico avaliar a paciente. A melhor forma para esclarecer dúvidas e adotar uma postura mais tranquila e confiante em relação ao procedimento é conversando sobre sua cirurgia plástica que será realizada.
Além da conversa nas consultas pré-operatórias existem algumas orientações, muitas vezes comuns às demais cirurgias plásticas.
Dentre essas orientações estão:
– Evitar dietas radicais nas semanas que antecedem a cirurgia. Recomenda-se optar por uma alimentação equilibrada com carnes magras, carboidratos integrais, legumes, verduras e frutas;
– Tomar bastante líquido, principalmente nos dias anteriores à cirurgia;
– Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera do procedimento;
– Não fumar pelo menos 4 semanas antes e 4 semanas após a cirurgia;
– Interromper o uso de anti-inflamatórios;
– Não ingerir Ginkgo biloba, Arnica, AAS, medicamentos para emagrecer ou termogênicos nas semanas anteriores ao procedimento. É importante informar à equipe todas as medicações utilizadas;
– Respeitar o jejum orientado pelo anestesista;
– Comparecer ao hospital com acompanhante, portando documentos pessoais, todos os exames realizados no pré-operatório e objetos de uso pessoal;
Dessa forma, torna-se imprescindível as consultas pré-operatórias, nas quais o paciente deve tirar todas suas dúvidas antes da realização da cirurgia e o cirurgião deve ser claro e objetivo, contando tudo o que o paciente precisa saber. Essa relação vai garantir o esclarecimento de todas as informações necessárias, tanto por parte do paciente como do médico.
Cuidados pós-operatório da cirurgia de Ginecomastia
Os cuidados pós-operatórios da cirurgia de Ginecomastia são essenciais. Não seguir as orientações pode trazer riscos e comprometer o resultado final.
As principais recomendações pós-operatórias da cirurgia de Ginecomastia são:
– Usar continuamente o sutiã, removendo-o apenas para o banho;
– Repouso de 7 a 10 dias;
– Evitar movimentos mais amplos com os braços, liberados após 3 a 4 semanas;
– Não realizar esforço físico nas 4 primeiras semanas;
– Não dirigir nos primeiros 15 dias;
– Fazer sessões de drenagem linfática, conforme prescrição médica;
– Dormir de barriga para cima nas duas primeiras semanas;
– Evitar exposição solar durante 3 meses após a cirurgia
O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor. Além disso, caso haja algum hematoma decorrente da cirurgia, com a exposição solar, esse hematoma pode se pigmentar na pele e ficar manchada como tatuagem. Frente a isso, recomenda-se ter cuidados com a exposição solar por no mínimo 30 dias após o período cirúrgico para que o resultado da cicatrização seja mais efetivo e com boa aparência, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda como ideal evitar longas exposições por um período de 3 meses. Para isso, pode-se utilizar protetores solares com alto FPS, além de cobrir a região com roupas e se possível mantê-la hidratada.
– Evitar fumar após a cirurgia
O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos. O cigarro possui milhares de substâncias nocivas ao corpo humano, as quais interferem no processo de cicatrização de qualquer lesão, além dos outros malefícios.
– Realizar uma alimentação saudável após a cirurgia de Gigantomastia
Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.
Além disso existem outras recomendações como evitar esforços no dia da cirurgia, como caminhadas longas ou subir escadas; permanecer deitada com a cabeceira da cama elevada a 30º ou sentada nas 24 horas após a cirurgia.
Caso os cuidados e orientações pós-operatórias não sejam respeitas, as mamas podem não ficar como desejadas. É possível que uma ptose das mamas seja influenciada pela qualidade da pele (firme ou flácida), nova oscilação grande de peso, envelhecimento e amamentação.
Nesse texto foram expostos alguns cuidados que devem ser seguidos na realização da cirurgia de Gigantomastia. Entretanto, cada caso necessita de um olhar mais individualizado, e de uma atenção em especial. Por isso, as informações contidas neste texto são gerais para a maioria das pessoas, mas uma consulta com seu médico é muito importante para o esclarecimento de todas as dúvidas e melhor entendimento do procedimento.
Assim, todas as informações aqui citadas não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas específicas. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.