Cirurgia Plástica e Saúde Mental

Autor: Dr. Vitor Nunes, 01/06/2023
Cirurgia Plástica

Nos últimos anos, com a força que as redes sociais têm ganhado e o surgimento dos “filtros” nas redes sociais, tem se tornado cada vez mais comum, pacientes buscarem por cirurgias plásticas ou procedimentos que deixem seus rostos semelhantes ao modelo do filtro, mostrando fotos editadas de celebridades famosas, ou cirurgias corporais com base em imagens manipuladas.

É comum os pacientes trazerem referências para o cirurgião plástico analisar, mas é importante ter em mente que nem sempre as características de rostos de famosos irão harmonizar com o seu próprio, ou acreditar que os resultados serão extremamente idênticos, pois existem diversas variáveis nesse processo, e vale lembrar que cada formato de rosto, pele e traços, são únicos.

Segundo estudos, realizado através de pesquisas, pode-se concluir que algumas redes sociais podem afetar negativamente a percepção do público jovem sobre o próprio corpo. Os resultados indicam que o público mais influenciado é o público adolescente feminino, com uma a cada três jovens desenvolvendo problemas com a própria imagem devido à exposição constante de imagens de corpos idealizados no aplicativo.

Qual a relação da cirurgia plástica com a saúde mental?

Qual a relação da cirurgia plástica com a saúde mental?

Quando um paciente decide realizar uma cirurgia plástica, é importante que essa decisão seja tomada de forma responsável, com as expectativas condizentes com a realidade e com a consciência de que os resultados podem trazer benefícios para a qualidade de vida e para a autoestima. No entanto, dependendo do caso do paciente, essa falta de autoestima nem sempre está relacionada somente à aparência, é importante entender o nível de descontentamento com a própria imagem, para que a cirurgia realmente atinja as suas expectativas.

Muitas pessoas associam a Cirurgia Plástica apenas com a estética. Contudo, a cirurgia plástica abrange muito mais do que isso, são procedimentos que acima de tudo devem priorizar a saúde, bem-estar físico e mental do paciente.

Porém, hoje vivemos cercados de diversos padrões de beleza expostos nas redes sociais, que acabam gerando expectativas exageradas em relação aos procedimentos cirúrgicos, e isso pode afetar diretamente a saúde mental de alguns pacientes.

Por conta dessas insatisfações com a própria imagem, intervenções cirúrgicas e procedimentos estéticos podem ser realizados, se acharem necessário para melhorar a autoestima. Mas, os procedimentos devem sempre priorizar, a saúde e segurança do paciente. É primordial que a cirurgia plástica cultive o amor próprio e respeito pelo corpo do paciente, antes de qualquer coisa, para que o processo da cirurgia plástica seja algo saudável e prazeroso, sem gerar frustrações na espera de resultados não condizentes com a realidade.

Mais importante que buscar procedimentos estéticos ou cirúrgicos, é adotar hábitos e comportamentos que poderão ajudar a evitar frustrações internas com a própria aparência, e assim, cultivar uma relação saudável consigo mesmo, para quando decidir realizar um procedimento estético, seja por você, e não por pressões externas ou por fixar uma autoimagem negativa. ⠀

Benefício que a Cirurgia Plástica pode trazer à Saúde Mental

Benefício que a Cirurgia Plástica pode trazer à Saúde Mental

A insatisfação com a imagem corporal é um dos fatores mais relevantes e o principal motivador na procura por procedimentos de cirurgia plástica tanto estéticas quanto reparadoras. Sabe-se que a autoestima é influenciada por uma variedade de fatores que acabam se refletindo na personalidade e comportamento de um indivíduo, seja para o lado positivo ou negativo. Quando realizada com responsabilidade, as cirurgias plásticas são uma importante ferramenta para proporcionar alterações positivas não só para a imagem corporal, mas também na saúde mental das pessoas, devolvendo-lhes o bem-estar e a autoconfiança.

Entretanto, a autoestima elevada ou sentir-se bem consigo mesmo nem sempre se dá de forma natural. Além da estética, há problemas de saúde que afetam o bom funcionamento do corpo humano, e tanto a cirurgia plástica estética quanto a reparadora podem devolver saúde e qualidade de vida ao paciente.

A cirurgia plástica estética objetiva melhorar a aparência, corrigindo imperfeições ou melhorando formas e contornos de alguma parte do corpo. Já na cirurgia plástica reparadora o objetivo não é apenas melhorar a aparência do paciente, mas também dar a ele maior qualidade de vida e funcionalidade por meio da correção de defeitos congênitos, problemas de desenvolvimento, trauma, infecções, tumores ou doenças.

Nesse contexto, a cirurgia plástica pode mudar a vida da pessoa, então, é importante que os resultados estejam alinhados com as expectativas. Acima de tudo, busca-se priorizar a saúde mental e o bem-estar. Um dos melhores sentimentos que os pacientes relatam é se sentir feliz consigo mesmo.

O que buscar em um médico ao decidir por fazer uma Cirurgia Plástica?

O que buscar em um médico ao decidir por fazer uma Cirurgia Plástica?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Brasil é um dos países campeões em número de cirurgias plásticas estéticas e cirurgiões plásticos qualificados. Esse fato comprova o culto à imagem corporal e a busca pela perfeição da escultura corporal em nossa sociedade. Em razão do exposto, é preciso ter atenção na hora de escolher qual médico será responsável por uma mudança no seu corpo.

Alguns cuidados são essenciais na decisão por uma realização de Cirurgia Plástica, dentre esses cuidados estão:

– Buscar Referências: buscar referências e indicações de médicos cirurgiões plásticos, que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além disso, é importante conferir se o médico possui inscrição ativa no site do Conselho Regional de Medicina no estado onde atua.

– Verificar a equipe médica e a clínica/hospital onde o procedimento será realizado: conhecer equipe que irá participar da cirurgia plástica e o local onde será feito o procedimento é fundamental.

– Seguir as orientações para o pré e pós-operatório: atender às recomendações do médico antes e após a cirurgia plástica é fundamental para garantir o resultado esperado e trazer tranquilidade.

A cirurgia plástica pode ser vista como forma de atingir a imagem corporal idealizada, diminuindo suas angústias e sentimentos de constante insatisfação. Sentir-se bem consigo mesmo, no entanto, vai além das questões de beleza física, tem relação muito estreita com a saúde, especialmente a mental. Neste sentido, as cirurgias plásticas devem ser entendidas como processos que trazem a auto aceitação e a qualidade de vida. Entretanto, deve-se ter cuidado com os padrões de beleza estabelecidos pelas redes sociais, muito prevalentes nos dias atuais, e não se deixar levar apenas pela imagem corporal ideal, veiculada pela mídia. A insatisfação com a própria aparência precisa ser tratada com responsabilidade e sem pressão estética, especialmente provocada por influência das mídias sociais.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>