Saiba tudo sobre Lifting facial

Autor: Dr. Vitor Nunes, 05/06/2023
Saiba mais sobre Lifting facial e procedimentos estéticos

O Lifting facial, popularmente conhecido como Cirurgia da Face vem ganhando cada vez mais adeptos e destaca-se como uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, garantindo um efeito de rejuvenescimento facial com aspecto natural. É uma cirurgia plástica com o intuito suavizar os sinais de envelhecimento e recupera o tônus da pele do rosto e pescoço.


Em vista disso, objetiva corrigir a flacidez e o excesso de pele, o Lifting Facial resulta num rosto com um contorno mais definido, uma aparência mais jovem e descansada. Esse excesso de pele é muitas vezes proveniente de fatores genéticos, envelhecimento, stress, tabagismo, exposição solar sem proteção, desbalanços hormonais, perda e ganho de peso, falta de hidratação do organismo como todo e da pele em particular. Dessa forma, a pele do rosto perde elasticidade, fica flácida e em excesso.
A realização do Lifting Facial é recomendada para pessoas com mais de 50 anos e que se sentem incomodadas com os sinais visíveis de envelhecimento facial. É importante salientar, que o procedimento não é capaz de conferir uma aparência totalmente nova ou interromper o processo evolutivo de envelhecimento, mas sim, otimizar as características do paciente, corrigindo danos causados com o avanço da idade.
Esse procedimento auxilia no rejuvenescimento da aparência de diversas estruturas faciais, dentre elas regiões como a “maçã do rosto”, área da boca e nariz (conhecida como “bigode chinês”), flacidez de pele próxima à boca (“ linha da marionete”) e pescoço e papada.

Image by wayhomestudio on Freepik


O que é Lifting Facial?
Lifting Facial, conhecido também como “cirurgia da face”, é uma cirurgia plástica feita com finalidade de corrigir o excesso de pele para melhorar sinais visíveis de envelhecimento nas regiões da face e pescoço.
A técnica consiste na remoção do excesso de pele, além de posicionar as estruturas faciais para rever parcialmente o efeito do envelhecimento facial de cada pessoa.


Com quais outros procedimentos posso associar o Lifting facial?
Essa técnica pode ser associada a outros procedimentos estéticos, a exemplo do Botox, que pode ser combinado para amenizar rugas e linhas finas na testa e ao redor dos olhos. Outro procedimento que pode ser combinado com o Lifting Facial é o preenchimento cutâneo em áreas onde há perda de volume. Tratamentos a laser também podem ajudar a aparência da pele. Por fim, a Blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras), é muito procurada junto ao Lifting Facial para melhora da aparência.


Quando o Lifting Facial é indicado?
Como parte do processo de envelhecimento, a pele do rosto vai perdendo sua tonificação e desenvolve flacidez, rugas e linhas de expressão. Dessa forma, o Lifting Facial é um procedimento indicado principalmente, para pessoas com idade acima de 50 anos ou para aquelas que têm grande envelhecimento na pele do rosto, como rugas e sulcos. É recomendado também em casos de flacidez no terço médio da face, perda de tônus muscular na face inferior que pode causar papada, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores e ao longo do nariz, gordura que tenha se deslocado, pele frouxa e/ou excesso de gordura sob o queixo e a mandíbula.

Lifting Facial é indicado
Image by Freepik


Além disso, é recomendado para homens e mulheres que se sentem incomodados e tenham problemas relacionados à autoestima com essas consequências naturais do envelhecimento, o Lifting Facial recupera a tonificação da pele e atenua os sinais típicos da passagem do tempo.
Os resultados do Lifting Facial, vão além da estética, trazem benefícios como melhora da autoestima do paciente, suavização das rugas e marcas de expressão, recuperação do tônus muscular, redução da flacidez facial e aprimoramento das características naturais do paciente.


Quais os tipos de Lifting facial?
Existem vários tipos de Lifting facial a depender de cada caso e localização da queixa do paciente. Para identificar o tipo de Lifting facial mais indicado para cada caso, é fundamental passar pela avaliação individualizada de um cirurgião plástico.


O Lifting facial é dividido para cada área, recebendo um nome diferente de acordo com a localização. É dividida em região do terço inferior, do terço médio e região frontal.
No terço inferior tem como objetivo promover o rejuvenescimento da parte inferior da face. É indicado para amenizar “bigode chinês”, “linhas de marionete” que se formam entre os cantos da boca e o queixo, flacidez e excesso de pele nas bochechas, linha da mandíbula, papada e pescoço. Durante o procedimento os tecidos conjuntivos e muscular subjacente são reposicionados, a pele é esticada e seu excesso é removido. O procedimento é feito com anestesia geral, tem duração média de três horas e a cicatriz é disfarçada pelo couro cabeludo. O procedimento no terço inferior pode estender-se para realizar também o lifting do pescoço, através de uma pequena incisão sobre o queixo, proporcionando um rejuvenescimento ainda mais amplo.


O Lifting do terço médio é recomendado quando visa corrigir imperfeições da região das bochechas, rugas que possam surgir na área das pálpebras e, também, o sulco naso-labial, conhecido como “bigode chinês”. Para realização do procedimento, o especialista reposiciona as bolsas de gordura identificadas na face do paciente e também remove o excesso de pele. Uma das associações comuns as serem feitas com o Lifting do terço médio é com a Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras), que consiste na correção das pálpebras.


Já o Lifting Frontal, é realizado quando o objetivo é amenizar linhas e marcas de envelhecimento na região da testa, na dobra glabelar (região entre as sobrancelhas) e queda das sobrancelhas, conferindo um aspecto de cansaço no rosto. Nessa técnica o cirurgião plástico realiza uma incisão de orelha a orelha pela parte superior da cabeça. Após a incisão, a região frontal é dissecada, separando a pele e o músculo do osso, sendo possível a remoção de pequenas áreas da estrutura interna para interromper a atividade muscular normal que favorece as linhas de expressão, sem interferir na mímica facial. Por fim, o tecido é tensionado e a pele excedente é removida, para tratar a flacidez. O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação e durar de uma a três horas.


Como ficam as cicatrizes do Lifting facial?
A cicatriz do Lifting facial pode variar a depender do tipo de procedimento realizado. Portanto, segue a mesma linha da incisão realizada pelo cirurgião plástico, que pode ir da têmpora até a linha à frente da orelha e encerrando no couro cabeludo.
Entretanto, a cicatriz na maioria das vezes é discreta, pois fica na mesma linha do couro cabeludo. Com o tempo, a tendência é que ela fique mais clara e delicada. No geral, a cicatriz fica mais imperceptível no período entre 6 e 24 meses.

Cicatrizes do Lifting facial
Cicatrizes do Lifting facial


Quais são os possíveis riscos do Lifting facial?
O Lifting facial é uma cirurgia segura e associada a baixo risco de complicações. Embora seja algo relativamente incomum, como principais complicações podemos referir o sangramento, má cicatrização, dor, perda corrigível de cabelo no lugar das incisões, e a possibilidade de um novo procedimento com o passar do tempo.
Entretanto, os riscos serão reduzidos se forem seguidas algumas recomendações, a indicação da cirurgia adequada, a técnica operatória, o cuidado pós-operatório, a preparação da cirurgia, a escolha de um especialista em cirurgia plástica e em local com recursos adequados. Reunidas estas condições, os fatores de risco irão certamente diminuir a taxa de complicações.


Como é a recuperação do Lifting facial?
No geral, a recuperação do Lifting facial costuma ser lenta e pode causar desconforto na primeira semana após o procedimento. Dessa forma, para que seja menos desconfortável e os resultados sejam positivos, é preciso que o paciente siga algumas recomendações.
Ao finalizar o Lifting facial, o cirurgião plástico fará um curativo em torno do rosto para reduzir os hematomas e inchaço. Esse curativo é semelhante a uma faixa de cabelo e ajuda a manter a pele da face mais esticada possível, melhorando assim o resultado da cirurgia. Em alguns casos, pode vir a ser necessário o uso de um dreno para eliminar o excesso de líquido e sangue que podem acumular na região operada.


É comum sentir dor, sensibilidade, edemas e hematomas no pós-cirúrgico. Entretanto, esses desconfortos são minimizados com o uso de medicamentos e procedimentos como drenagem linfática na face. As suturas serão removidas entre sete a 10 dias no próprio consultório.


Outras recomendações comuns e que ajudam nos resultados são não praticar nos primeiros 30 dias após a cirurgia; fazer uso dos medicamentos conforme prescrição médica; não se expor ao sol e, se for necessário, usar protetor solar e chapéu para proteger a região; se alimentar de forma saldável; manter-se hidratado; usar dermocosméticos apenas após a liberação do cirurgião plástico; fazer higienização correta da face com produtos específicos e indicados pelo cirurgião; voltar às atividades como trabalho, após 15 dias da cirurgia ou liberação do médico cirurgião.


Quais os benefícios do Lifting facial?
A principal vantagem após a realização do Lifting facial, assim como de outras cirurgias plásticas é a melhora da autoestima e estética. Essa é a principal vantagem e também motivo pelo qual boa parte dos pacientes optam pelo procedimento. Por meio deste procedimento as características naturais do paciente são otimizadas, dando a ele uma aparência mais descansada e jovem, sem que fique com aspecto de pele esticada ou cicatriz evidente.

Benefícios do Lifting facial
Resultado do Lifting facial


É importante enfatizar que o resultado do Lifting facial é melhorado quando o paciente adquire hábitos de cuidados diários com a pele, pois apenas o procedimento, sem outros cuidados posteriormente podem não manter os resultados esperados. O uso do protetor solar, entre todos os cuidados, é o mais eficaz no combate ao envelhecimento. Fazer tratamentos estéticos como peelings, aplicação de toxina botulínica e de preenchedores também colaboram para um melhor resultado.
Além disso, somado a esses cuidados, se alimentar de forma incorreta, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e fumar, também influenciam negativamente no aspecto da pele. Portanto, o Lifting facial isoladamente pode não ser suficiente para manter uma pele saudável.


Quando custa todo o procedimento?
O planejamento financeiro do Lifting facial depende de vários fatores que agregam no custo final, como consultas pré e pós-operatórias, exames pré-operatórios, internação, equipe de enfermagem, hospital, materiais, medicamentos, anestesista, entre outros. Esses pontos podem influenciar no valor final. Além deles, também tem a questão de qual tipo de Lifting facial o paciente irá se submeter, ou também se o procedimento será somado a outras cirurgias, como a de Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras).
Entretanto, determinar o custo de uma cirurgia plástica não é fácil, pois são vários pontos a serem levados em conta, dessa forma é fundamental saber o que implica cada valor cobrado em uma Cirurgia Plástica da Face. Isso envolve programação financeira por parte do paciente e é motivo de escolha do médico e do local a ser realizada a cirurgia plástica.


Para estipular o valor de um Lifting facial, é necessário passar por uma avaliação individualizada com um Cirurgião Plástico especializado. Essa consulta é imprescindível, pois só assim o médico é capaz de avaliar suas necessidades e explicar com detalhes todos os seus desejos associados à cirurgia, além de esclarecer se suas expectativas serão atendidas. Além disso, são muitos pontos a serem levados em consideração, principalmente, a região a ser trabalhada, a finalidade da cirurgia e as particularidades de cada paciente. São todos esses fatores que agregam valor ao procedimento e há uma série de itens que devem ser compreendidos durante todo o processo.


Não existe preço tabelado para o Lifting facial, já que o procedimento envolve uma quantidade de profissionais, anestesia, horas, hospital, instrumentais e são individualizados de acordo com a necessidade de cada paciente. O valor da cirurgia varia de acordo com cada Estado, com o profissional – tem profissionais com honorários mais altos que outros.

Todas as informações acerca do Lifting facial aqui citadas não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas em relação a combinação de procedimentos. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>