Nos últimos anos, houve um grande aumento pela procura de procedimentos estéticos, já que muitas pessoas estão buscando por formas de elevar sua autoestima, a preocupação com Acne ou suas cicatrizes é uma delas. Essas preocupações podem estar relacionadas com o efeito das redes sociais na aparência física e o aumento com a insatisfação com a própria imagem.
Nesse contexto, a preocupação com a aparência das cicatrizes de acne é algo extremamente comum. Afinal, quando no rosto, ocupam uma posição, sendo um ponto natural de destaque e atração.
Dessa forma, as temidas acnes e espinhas podem atingir todas as faixas etárias, sendo muito comuns durante a adolescência e podendo persistir na vida adulta. Em alguns casos mais graves pode deixar cicatrizes, às vezes profundas. O tratamento cirúrgico das cicatrizes de acne é uma opção interessante para se livrar dessas marcas.
O que é Acne?
A Acne é uma doença onde ocorre a inflamação e infecção das glândulas sebáceas, provocando o surgimento de cravos, espinhas, caroços, inchaços, vermelhidão e sensibilidade na pele. É um processo inflamatório que pode deixar marcas permanentes, cicatrizes profundas e demais sequelas na pele. Acne e espinhas surgem principalmente no rosto, testa, bochechas, queixo, tronco e costas.
Quais as causas das cicatrizes de Acne?
As cicatrizes de Acne podem ter diversas causas, como a manipulação das lesões. Muitas pessoas espremem cravos e espinhas, o que acaba aumentando a inflamação e até favorecendo a proliferação de bactérias.
Outro fator que que pode influenciar na formação de cicatrizes de acne é a intensidade de acordo com a sua classificação. Se o paciente tiver entre os graus III e IV, é bem provável que a acne deixe cicatrizes.
Como são as cicatrizes de Acne?
As cicatrizes de acne são queixas estéticas frequentes e em graus variados de intensidade. A acne, quando moderada ou grave, leva a uma inflamação intensa da pele que, quando cicatriza, gera uma fibrose.
Nesse contexto, Acnes podem deixar cicatrizes na pele como manchas e depressões. Portanto, podem ser atróficas, quando se formam depressões na pele ou hipertróficas, quando há uma elevação da pele. É importante lembrar que atualmente existem tratamentos cirúrgicos, que podem ser usados de forma isolada ou combinados entre si. A quantidade de sessões necessárias depende das cicatrizes e da resposta fisiológica de cada paciente.
Quais tratamentos podem ser feitos para cicatrizes de Acne?
A maioria das pessoas já teve acne ou espinha em alguma fase da vida, e o tratamento preventivo sempre será o mais recomendado, seja por cuidados diários com a pele, skincare, alimentação saudável, hidratação do corpo ou prática regular de exercícios físicos.
Entretanto, quando há cicatrizes já estabelecidas, podem influenciar diretamente na autoestima dessas pessoas, levando até mesmo a quadros depressivos e transtornos com a própria imagem.
Atualmente há uma série de tratamentos que, se realizados de forma combinada e por um profissional especializado, podendo ajudar a melhorar a aparência da pele e, consequentemente, da autoestima e da qualidade de vida das pessoas.
A escolha do tratamento indicado varia de acordo com o tipo de cicatriz e do fototipo de pele do paciente, podendo ser tratamentos combinados ou não.
Dentre os principais tratamentos para cicatrizes de acne existe Lasers, o Laser Co2 Fracionado, o Laser Diodo e o Emerge Laser, que são muito utilizados por seus bons resultados na restauração da pele com sequelas e cicatrizes de acne. Esse método atinge todas as camadas da pele, suavizando, uniformizando e melhorando sua textura como um todo.
Além deles, há outra opção com o Preenchimento a base de Ácido Hialurônico, onde é feito o descolamento com a agulha e a colocação da substância a base de ácido hialurônico na região danificada, estimulando a formação de colágeno e corrigindo imperfeições.
Também existem tratamentos com Dermoabrasão (Peeling de Cristal, Peeling de Diamante, e Peeling Químico) técnica onde o médico uniformiza a superfície da pele, regenerando a derme e reconstruindo seu tecido.
A depender do tipo de cicatriz, pode ser indicado o tratamento cirúrgico de cicatrizes extensas, quando do tipo hipertróficas. Com anestesia e bisturi, o médico trabalha para dar um resultado estético melhor a pele, de forma que a cicatriz da cirurgia seja delicada e imperceptível.
O enxerto de gordura também é uma alternativa especial, uma vez que alguns pacientes com cicatrizes de acne podem apresentar redução do volume de gordura na região das bochechas e nas maçãs do rosto. Esta perda de volume se deve aos inúmeros processos inflamatórios-infecciosos existentes nos casos de acne mais grave, que deixam cicatrizes mais profundas na face e no rosto, além de influenciar diretamente na autoestima. Nesse contexto, o enxerto de gordura, apresentam células-tronco junto às células de gordura, dessa forma promovem uma melhoria do volume e melhora no aspecto das cicatrizes.
Lembrando que para o tratamento de cicatrizes de acne, a associação de tratamentos pode ser indicada a depender do problema e os tipos de cicatrizes apresentados na pele. Atualmente, existem inúmeras técnicas que podem melhorar as cicatrizes de acne, por esse motivo é fundamental que o paciente procure um médico dermatologista ou cirurgião plástico de sua confiança e faça uma avaliação médica individual, pois apenas o profissional especializado poderá indicar os melhores tratamentos para cada tipo de pele.
É importante lembrar que o resultado de procedimentos estéticos e cirúrgicos é dinâmico a curto e longo prazo e depende de uma colaboração do indivíduo no pós-tratamento, por essa razão, as visitas de seguimento após os procedimentos são importantes. Os procedimentos estéticos e a cirurgia plástica podem melhorar aspectos do corpo e da vida. Dessa maneira, a escolha de um cirurgião no qual confia para realização de uma cirurgia plástica, mesmo que “pequena” é imprescindível.
No texto acima foram esclarecidas informações sobre cicatrizes de acne. Entretanto, todas as informações aqui citadas não substituem uma consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas específicas. Nesse contexto, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.