Vou fazer uma abdominoplastia, mas existem outras áreas do meu corpo que estão me incomodando, posso realizar outro procedimento associado?
Unir em uma única cirurgia dois ou mais procedimentos é algo normal e vantajoso para muitas pessoas. Confira o artigo abaixo para saber mais sobre o assunto.
Na cirurgia combinada, mais do que o custo-benefício, o paciente só passa pelo pré e pós-operatórios uma única vez. A chamada Abdominoplastia combinada, trata-se da realização de dois ou mais procedimentos no mesmo momento que será realizada a Abdominoplastia. Portanto, o paciente pode solucionar um problema de forma completa ou até mesmo mais de um problema sem precisar de uma nova anestesia, internação e pós-operatório, o que otimiza o processo e acelera o retorno às atividades cotidianas.
Como exemplo, ao pensar em uma paciente que tem excesso de pele na região abdominal, tem estria infraumbilical e quer resolver com abdominoplastia, mas também se incomoda com um pouco de gordura na cintura, o famoso “pneuzinho”. Além disso se incomoda com o seio caído ou falta de volume no seio. Então além da Abdominoplastia, é possível associar no mesmo procedimento uma lipoaspiração, uma mastopexia ou atém mesmo uma colocação de prótese mamária.
Para a tomada da melhor decisão é necessário passar por uma consulta e uma avaliação individualizada, para saber se é seguro associar duas cirurgias ao mesmo tempo.
Quais são as combinações possíveis?
– Abdominoplastia e Lipoaspiração
Existem as combinações clássicas de associação da Abdominoplastia, uma delas é a lipoaspiração junto com abdominoplastia. É possível resolver o corpo em 360°, além de esticar a pele, deixar a barriga mais firme, juntar os músculos reto abdominais, ou seja, corrigir a diásase, se presente. E também lipoaspira a cintura, as costas, melhora o contorno corporal. Se precisar, a gordura pode ser enxertada em áreas como o glúteo, tornando o corpo mais escultural, com uma barriga chapada e um bumbum avantajado. Nessa combinação o cirurgião plástico retira o excesso de pele na barriga. E, ao usar a técnica de Lipoescultura, ele remove a gordura localizada nas costas e nos flancos e enxerta no bumbum, por exemplo.
– Abdominoplastia e Cirurgia Mamária
Outra combinação bem comum no dia a dia é associar a Abdominoplastia com a cirurgia mamária. Além de resolver a parte abdominal, trata a queixa da paciente em relação a mama, ou reduzindo, ou só levantando ou apenas colocando uma prótese mamária ou levantando e colocando prótese, conhecida como mastopexia com prótese.
A mastopexia é o lifting de mamas, ou seja, soluciona a flacidez nos seios, que é bastante comum após a gestação e amamentação. Já a abdominoplastia elimina a flacidez do abdômen, que também incomoda muitas mulheres após o crescimento da barriga durante a gravidez.
Esta combinação resolve o problema de muitas mulheres, especialmente após a gravidez. Por isso, ela faz parte de um procedimento cada vez mais procurado, que é o mommy makeover.
– Abdominoplastia com Lipoaspiração e Cirurgia Mamária
A terceira combinação possível, mas essa precisa de uma avaliação bem detalhada para entender bem o que está acontecendo, não sendo indicada para todos os pacientes. Essa é a famosa “Cirurgia da mamãe” ou Mommy Makeover, que associa a lipoaspiração com abdominoplastia e mamoplastia. Resolve tanto a parte superior do tronco, a parte mamária, como a parte abdominal, como as costas também. São três cirurgias associadas e dá para fazer ao mesmo tempo, mas também não é indicada para todo mundo, em alguns casos é necessário fazer a separação: mama e abdômen ou abdômen e lipo e deixar a terceira cirurgia para outro momento.
Existem outras combinações que fogem um pouco do padrão, mas também são seguras e possíveis. A exemplo é quando a paciente vai realizar uma abdominoplastia, mas deseja melhorar o nariz, ou orelha, se bem indicado dá para associar perfeitamente.
Qual a vantagem de fazer associações de cirurgias?
A primeira vantagem de associações cirúrgicas é a de ser um único tempo, uma mesma anestesia, uma mesma internação, então as vezes o custo é um pouco menor em associar duas ou três cirurgias no mesmo tempo hospitalar.
Uma outra grande vantagem é um tempo de recuperação único. Há pacientes que precisam tirar férias, se ausentar do trabalho, precisam de um familiar para ajudar nessa recuperação, e uma das grandes vantagens de associar mais de uma cirurgia ao mesmo tempo é a recuperação em um único período. Isso facilita bastante, o paciente não tem que perder duas férias por dois anos consecutivos.
Uma outra vantagem é que a paciente nota aquela região do corpo que foi resolvida. Por exemplo, uma vez que é feita somente Abdominoplastia, mas a paciente tem gordura na cintura, dá uma sensação que está algo incompleto. Associando mais de uma cirurgia há aquela sensação de dever cumprido. Dessa forma, alguns pacientes que tem gordura na cintura, que falta um pouco de projeção no bumbum, quando realizam somente Abdominoplastia, dá aquela sensação de incompleto, de que ainda falta uma coisa no seu corpo. Um dos pensamentos é que deixou a barriga mais reta, mais rígida, tratou a flacidez abdominal, mas ficou um pouco de gordura na cintura, aquela sensação de dever não cumprido.
Abdominoplastia combinada é um procedimento seguro?
Boa parte das vezes é possível sim realizar dois procedimentos cirúrgicos em duas partes distintas do corpo, mas, lembrando que a segurança sempre deve ser prioridade. Por isso, passar por avaliação em consulta, tirar todas suas dúvidas, entender seu caso para saber se é possível ou não associar duas cirurgias.
Como qualquer outra cirurgia plástica, a Abdominoplastia combinada pode apresentar riscos. A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios.
Deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.
Como é o pós-operatório da Abdominoplastia combinada?
Em geral, o pós-operatório é semelhante ao de outras cirurgias plásticas. Entretanto, quanto maior a extensão da cirurgia, mais cuidados com a recuperação poderão ser necessários. Durante o pós-operatório Abdominoplastia combinada, deve-se evitar esforço físico e ter cuidado com a postura. Esta recomendação é importante para não comprometer a cicatrização da abdominoplastia.
O uso da cinta abdominal durante os primeiros 60 dias é para evitar que a região fique muito inchada e dolorida. Recomenda-se também andar curvada por cerca de 3 semanas, pois esticar o tronco pode forçar a abertura dos pontos da Abdominoplastia. Recomenda-se a deambulação precoce, fazer pequenas caminhadas durante o dia, porque o repouso absoluto pode causar trombose. Lembrando que não é exercício físico, apenas caminhadas!
Em caso de colocação de dreno, deve-se seguir corretamente a orientação médica sobre seu uso. Outro cuidado que ajuda bastante no inchaço são as sessões de drenagem linfática.
Além desses cuidados orienta-se repouso nas primeiras semanas, não praticar atividades físicas por pelo menos 30 dias, não pegar peso durante o primeiro mês, não dirigir nos primeiros 15 dias, deitar de barriga para cima nos primeiros 60 dias, entre outros cuidados.
Vale ressaltar que, para o sucesso do resultado da abdominoplastia combinada, depende de um bom pós-operatório, seguindo à risca as orientações médicas.
É possível emagrecer com Abdominoplastia combinada?
Sim, é possível emagrecer ao fazer uma Abdominoplastia combinada, porém é importante lembrar que esse não é o objetivo dos procedimentos. Porém com a retirada de tecido e gordura, as pacientes reduzem medidas, ou seja, centímetros na região.
Entretanto, se o objetivo é emagrecimento, o ideal é fazer isso antes da Abdominoplastia combinada. Dessa forma seu resultado ficará bem melhor, já que perder peso depois do procedimento pode gerar flacidez.
Além disso, vale lembrar que quando a Lipoaspiração é realizada existe um limite de gordura para ser removida, reforçando que quando o objetivo é emagrecimento essa não deve ser a escolha.
Quando verei resultados da Abdominoplastia combinada?
O resultado esperado da abdominoplastia combinada é a melhoria do contorno, associado ou não a melhora do formato da mama e a redução da gordura em excesso no abdômen, e o principal, a melhoria da autoestima.
Entretanto, o resultado final só será visível entre 4 a 6 meses após a cirurgia, quando a pele adquirir a sua tonicidade habitual.
Para obter o resultado esperado é fundamental cumprir com as recomendações pós-operatórias. Poderão ser necessários pequenos retoques ou correções de cicatrizes, principalmente, se houver aumento ou diminuição de peso após a cirurgia. Por isso, torna-se fundamental o controle do peso e prática de atividades físicas, além da alimentação adequada.
Qual o valor de uma Abdominoplastia combinada?
O valor de uma cirurgia combinada, depende dos procedimentos associados. Para estipular o valor de uma Cirurgia Plástica, é necessário passar por uma avaliação individualizada com um Cirurgião Plástico especializado. Essa consulta é imprescindível, pois só assim o médico é capaz de avaliar suas necessidades e explicar com detalhes todos os seus desejos associados à cirurgia, além de esclarecer se suas expectativas serão atendidas. Além disso, são muitos pontos a serem levados em consideração, principalmente a região a ser trabalhada, a finalidade da cirurgia e as particularidades de cada paciente. São todos esses fatores que agregam valor ao procedimento e há uma série de itens que devem ser compreendidos durante todo o processo.
Definir quanto irá custar a sua cirurgia plástica sem realizar a avaliação presencial é uma prática irregular e que não deve ser feita sob nenhuma hipótese. Cada paciente é único, possui biotipos e características particulares que devem ser consideradas para avaliar a necessidade cirúrgica, o tipo de procedimento e diversos outros fatores que influenciam no preço da cirurgia. Junto a isso, o Conselho Federal De Medicina determina através do artigo 3º da Resolução do CFM nº 1.836/2008 “Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnóstico e indicação terapêutica, estabelecer o valor e modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional.” Portanto, somente após uma consulta com um cirurgião plástico é possível determinar o que é melhor para cada paciente e, por fim, qual valor deve ser cobrado para tal procedimento.
Ao procurar por um profissional para realizar o sonho da cirurgia plástica, deve ter atenção fundamental com o zelo e cuidado pela satisfação com o resultado. Todas as informações aqui citadas não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas específicas. Então, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.