Seu abdome está flácido ou há excesso de pele e você está insatisfeito? Leia mais sobre a cirurgia plástica do abdômen que pode mudar alguns aspectos da sua vida.
Dentre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, atualmente, está a Abdominoplastia. A aparência do abdômen tem um grande impacto na vida das pessoas, deixando-as insatisfeitas e inseguras com o próprio corpo. Portanto, a Abdominoplastia é realizada para reduzir essas queixas, permitindo uma melhora da autoestima e um aumento da qualidade de vida das pessoas. Nesse texto, será abordado tudo sobre a abdominoplastia como, definição, indicações, valor, entre outros.
Quando dietas e exercícios físicos não são suficientes para restaurar o contorno natural do corpo, alguns procedimentos estéticos podem ser indicados, e a Abdominoplastia é um destes. Leia mais sobre o assunto.
O que é Abdominoplastia?
Quando dietas e exercícios físicos não são suficientes para restaurar o contorno natural do corpo, alguns procedimentos estéticos podem ser indicados, e a Abdominoplastia é um destes.
O procedimento consiste em reduzir os excessos de gordura e pele da região superior abdominal, podendo, também, restaurar os músculos da parede abdominal quando há o enfraquecimento ou separação dos mesmos. Durante a cirurgia, a gordura é retirada e os músculos da região são costurados, eliminando a flacidez e deixando o abdômen mais harmônico.
Por fim, esse é um dos procedimentos cirúrgicos e estéticos mais completos, já que elimina excessos de pele e proporciona um melhor contorno corporal.
A obesidade, uma gestação prévia e o envelhecimento cutâneo são algumas das condições que levam à procura por este tipo de cirurgia. Outras situações menos comuns são as deformidades abdominais causadas por hérnias, o abdome em avental e defeitos da parede abdominal.
Quais indicações para a realização da Abdominoplastia?
A abdominoplastia é indicada para corrigir a flacidez de pele associada ou não à flacidez da musculatura da parede abdominal.
Dessa forma, a abdominoplastia é idealmente indicada se houver insatisfação com o perfil de abdome, quando os músculos abdominais apresentam diástase (enfraquecidos / separados), na flacidez abdominal, quando o conteúdo abdominal desproporcional ao corpo, a presença de excesso de pele após perda significativa de peso, entre outras indicações.
Quantos quilos a Abdominoplastia elimina?
Deve-se frisar que a abdominoplastia não deve ser entendida como uma cirurgia para perda de peso ou como substituta da prática adequada de exercícios físicos. Além disso, a abdominoplastia não corrige estrias, a não ser que estas estejam em áreas em que o excesso de pele será retirado.
Os fatores que determinam a quantidade perdida em quilos estão ligados ao volume do abdome, ao peso total e a distribuição e espessura de gordura no restante do corpo (tronco e membros) de cada paciente.
A cicatriz da Abdominoplastia fica muito grande?
Geralmente, a cicatriz localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos e prolonga-se lateralmente. Geralmente, fica escondida sob roupas com o cós mais baixo e trajes de banho.
A diversidade nos tipos de abdome torna o planejamento cirúrgico individual, podendo conter desde uma cicatriz mínima, suprapúbica, até cicatrizes maiores para retirada dos excessos cutâneos.
Qual o tempo de recuperação da Abdominoplastia?
As estimativas variam entre 20 e 45 dias para uma recuperação minimamente segura. Para a cicatrização completa da pele é um processo que passa por etapas e requer a paciência do paciente.
Quanto tempo demora a cirurgia de abdome?
Em média, 3 a 4 horas.
Qual é a duração do período de internação após Abdominoplastia?
Dentro de uma evolução considerada normal, a paciente pode receber alta em cerca de 24 horas depois da abdominoplastia.
São utilizados curativos na Abdominoplastia? E drenos?
Usa-se curativos após a Abdominoplastia, esses são trocados no dia seguinte à cirurgia. Os drenos podem ser retirados também no dia seguinte à cirurgia, de acordo com o volume de drenagem. Se o volume for muito grande, entre 48 e 72 horas após o procedimento.
Em quanto tempo verei resultados após Abdominoplastia?
Os resultados começam a se manifestar geralmente após 6 meses, espera-se que 90% do inchaço já tenha sido reabsorvido. O resultado definitivo começa a ser notado, em média, entre 12 e 18 meses após a cirurgia.
Quais complicações e riscos relacionados à Abdominoplastia?
Em todas as cirurgias, há etapas em que o corpo fica mais vulnerável e podem haver riscos associados.
Entretanto, com o avanço das técnicas e dos materiais, o procedimento se torna cada vez mais seguro. Além disso, quando é realizada uma consulta individualizada prévia e o médico avalia cada paciente de forma integral, a indicação se torna mais fiel, o planejamento é feito e adequado à cada paciente, e por fim, quando o médico é habilitado e treinado para realizar determinado procedimento, a maioria dos riscos se tornam mínimos e, portanto, uma cirurgia segura. Porém, os possíveis riscos da Abdominoplastia são dor, infecção, inchaço, alterações de sensibilidade na pele, dormência, cicatriz desfavorável e/ou má cicatrização, necrose de pele, despigmentação da pele, assimetria, sangramento, trombose venosa profunda, alergias aos produtos utilizados (fios de sutura, medicações, ..), risco associado ao anestésico, entre outros.
Quanto custa a Abdominoplastia?
O valor da abdominoplastia valor pode variar conforme alguns fatores como, experiência e honorários de seu cirurgião, da equipe médica, do(s) local(is) em que será realizado o procedimento de abdominoplastia, do hospital escolhido, das medicações prescritas, dos exames realizados, entre outros.
Para saber o valor correto e justo, é necessária uma avaliação individualizada com seu médico. Lembre-se que além do custo monetário, é fundamental ter um vínculo médico-paciente a fim de se estabelecer uma confiança, pois assim há espaço para melhor discussão do seu caso, expondo vontades e sanando dúvidas, e os resultados tendem a ser melhores.
Além disso, divulgar valores de cirurgias plásticas como um todo não é uma prática permitida pelo Conselho Federal de Medicina. Mas em uma avaliação prévia com o médico cirurgião plástico, é possível obter todos os valores das cirurgias ideais para o seu caso.
No texto acima foram esclarecidas curiosidades acerca da Abdominoplastia. Entretanto, essas informações não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas. Portanto, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.