A gordura e a flacidez são uma das principais reclamações entre os pacientes no consultório de cirurgia plástica. Tendo em vista o surgimento de novas tecnologias, os indivíduos têm buscado maneiras alternativas para ter o famoso “corpo escultural”, nem sempre possível apenas com dieta e exercícios físicos, sendo a Lipoaspiração uma alternativa.
Essas gordurinhas que “não saem por nada” podem ser eliminadas pela lipoaspiração. O procedimento, de média complexidade, pode ser feito em praticamente qualquer lugar onde exista um excesso de gordura como, bochechas, queixo, pescoço, costas, abdômen, braços, mamas, coxas, flancos e glúteos.
A Lipoaspiração é indicada quando existe um depósito de gordura mesmo em pessoas que realizam atividade física e possuem uma boa alimentação, mas ainda assim tem dificuldade na eliminação da gordura de uma determinada área em específico. A técnica consiste na aspiração da gordura através de cânulas introduzidas na região a ser tratada. O cirurgião realiza movimentos de vai e vem com o intuito de aspirar a maior quantidade de gordura possível e limite daquela região e em seguida, a gordura retirada é descartada. Deve-se ressaltar que não é um procedimento indicado para obesos, pois não visa o emagrecimento, visto que há uma porcentagem máxima que pode ser eliminada, que corresponde a 7% do volume corporal total.
Assim, as principais indicações são quando o paciente apresenta insatisfação com as áreas com acúmulo de gordura localizada, tem boa alimentação, prática regular de atividade física, desejo e expectativa realistas do resultado, entre outras.
Fato que pega muita gente desconhece é que a lipoaspiração não é indicada para emagrecer, apenas elimina a gordura localizada promovendo um contorno corporal mais bonito. Logo, o cirurgião plástico costuma pedir ao paciente que emagreça antes da cirurgia plástica, é uma prática comum.
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de alimentação saudável e de atividade física, a perda de tecido gorduroso em excesso deve ser preservada.
Lembrando que o benefício mais importante é o bem-estar e o respeito do desejo de cada paciente, de acordo com seus objetivos.
Abdômen
O abdome é uma área das áreas mais comuns entre os pacientes que buscam fazer a lipoaspiração, devido ao acúmulo significativo de gordura localizada, principalmente acima e ao redor do umbigo, a conhecida “pochete”.
A lipoaspiração é realizada em todo o abdômen, mas o foco é abaixo do umbigo, região muito comum de acúmulo de gordura. Comumente associa-se ao procedimento de lipoaspiração a abdominoplastia.
Braços
A gordura localizada no braço é mais comum do que se imagina. Muitas mulheres se incomodam com o famoso “tchauzinho”, ou quando utilizam roupas sem mangas, pois consideram o braço muito “gordo”. Para esses casos, a lipoaspiração pode ser uma boa candidata.
Na lipoaspiração do braço, através de uma pequena incisão, toda a gordura indesejada será aspirada por meio da cânula de sucção. A técnica permite remover a gordura excedente, proporcionando um resultado de um braço mais fino e harmonioso.
Papada
A papada costuma estar relacionada com o acúmulo de gordura, apesar de em alguns casos ter relação com o formato do músculo na região. O queixo-duplo dá um aspecto envelhecido, pois esconde o desenho da mandíbula. A lipoaspiração neste local é muito eficiente e é muito associado à cirurgia do nariz e da face.
A Lipoaspiração da Papada remove gordura localizada da papada e do pescoço, elimina o “queixo duplo”, conferindo um novo contorno facial e uma aparência mais magra e alongada. É importante lembrar que no caso de flacidez na região, o cirurgião plástico verificará a necessidade de associar a Lipoaspiração de Papada com o Lifting Facial para remover o excesso de pele.
A realização da Lipoaspiração de Papada é recomendada para pessoas com mais de 50 anos e que se sentem incomodadas com os sinais visíveis de envelhecimento cervical. É importante salientar, que o procedimento não é capaz de conferir uma aparência totalmente nova ou interromper o processo evolutivo de envelhecimento, mas sim, otimizar as características do paciente, corrigindo danos causados com o avanço da idade.
Apesar de ser uma cirurgia voltada para pessoas com idade acima de 50 anos, a Lipoaspiração de Papada pode ser realizada antes, desde que após avaliação prévia, o cirurgião plástico indique que o procedimento é o mais adequado para o caso.
Glúteos
Já nos glúteos, a lipoaspiração elimina a gordura localizada no bumbum, removendo o excesso de tecido adiposo, conferindo um melhor contorno corporal.
Flancos
Flancos são as laterais do abdômen no corpo, se localizam entre a barriga e a região lombar. Algumas pessoas nascem com predisposição a acumular gordura nessa região, formando os famosos “pneuzinhos” indesejados.
A lipoaspiração nos flancos é uma cirurgia plástica com o objetivo de eliminar o excesso de gordura subcutânea das laterais da barriga. Entre a linha da cintura e o início dos glúteos. O resultado é uma cintura fina, modelada e cheia de curvas. Além disso, diminui medidas e deixa a cintura proporcional ao resto do corpo, dando a impressão de um quadril maior.
Coxas
Essa é uma das regiões que mais incomodam os pacientes quando há um excesso de gordura, principalmente quando há fricção entre as pernas, quando caminham ou fazem exercícios. A lipoaspiração realizada nesta região não costuma ser de grande volume, mas confere excelentes resultados.
Além disso, em caso de pele muito flácida, podem ser associados procedimentos de bioestimulação.
Axilas
A lipoaspiração é bastante realizada também nessa região, próximo das mamas que fica mais evidente ao colocar um sutiã. Geralmente, a técnica é utilizada em pacientes que são submetidas a uma mamoplastia de aumento.
Monte de vênus
O nome Monte de Vênus refere-se a região que fica acima do púbis, onde crescem os pelos. Essa região pode concentrar um grande volume de gordura, principalmente, em pacientes que emagreceram de forma brusca. A lipoaspiração nessa área é muito solicitada também por mulheres que não se sentem confortáveis na hora de utilizar um traje de banho ou uma roupa mais apertada, por exemplo. Nesse contexto, a lipoaspiração é muito eficaz para retirar a gordura localizada nesse local.
Por fim, não há um local de lipoaspiração que seja melhor que o outro, pois são indicados para pacientes com necessidades diferentes. Assim, esses procedimentos são semelhantes, mas a depender de sua vontade e anseio, o seu médico irá lhe indicar e recomendar a mais direcionada e coerente para seu caso.
A principal vantagem após a realização da Lipoaspiração, como de outras cirurgias plásticas é a melhora da autoestima e estética. Essa é a principal vantagem e também motivo pelo qual boa parte dos pacientes opta pelo procedimento. Por meio da lipoaspiração as características naturais do paciente são otimizadas, sem que fique com aspecto de pele esticada ou cicatriz evidente.