Algumas dúvidas são bem frequentes após a decisão de fazer uma Rinoplastia, dentre elas estão: “Como que vai ser minha cicatriz?”; “Como vai ser o meu corte?”; “Como vai ser o acesso ao nariz para mudar a ponta ou raspar o osso?”. Se você tem essas dúvidas, leia o artigo abaixo.
Estes esclarecimentos farão com que o “medo” da cicatriz não seja um empecilho ao se pensar em realizar um sonho de uma Rinoplastia. Também conhecida como cirurgia de nariz, é um procedimento cirúrgico que pode melhorar tanto a estética quanto a função do nariz. Se você está pensando em se submeter a uma Rinoplastia, é importante entender os diferentes tipos de cirurgia e as opções que podem atender às suas necessidades específicas.
Leia este artigo e assista ao vídeo, torne o desejo de realizar uma Rinoplastia o mais real possível.
A Rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Ela é indicada tanto para a correção de imperfeições estéticas como para o tratamento de desvios funcionais, ajudando os pacientes a respirar melhor.
Quais os tipos de Rinoplastia?
Existem diversos tipos e subtipos de cirurgias no nariz, a depender da individualidade de cada paciente. São técnicas que, sozinhas ou combinadas entre si, são escolhidas para atender às necessidades relatadas.
– Rinoplastia Estética: Esta é a forma mais comum de Rinoplastia e é realizada para melhorar a aparência do nariz. Pode envolver a redução do tamanho do nariz, a correção de deformidades, a remodelação da ponta nasal e a correção de assimetrias. A Rinoplastia estética visa criar um nariz harmonioso e equilibrado com o rosto.
– Rinoplastia Funcional: Esta forma de Rinoplastia concentra-se na correção de problemas adversos. Muitas vezes, é realizado em conjunto com a Rinoplastia estética para melhorar a função do nariz, como a correção de um desvio de septo nasal ou a redução de cornetos nasais hipertróficos. A Rinoplastia funcional é especialmente benéfica para pacientes com dificuldades respiratórias, como ronco ou apneia do sono.
– Rinoplastia Revisional: Em alguns casos, pode ser necessário corrigir ou aprimorar uma rinoplastia anterior. A rinoplastia de revisão é realizada para corrigir resultados insatisfatórios ou resolver problemas que podem ser operados após uma cirurgia anterior. É uma abordagem cuidadosa e desafiadora que requer cautela do cirurgião plástico.
– Rinoplastia de Reconstrução: Esta forma de rinoplastia é realizada para restaurar uma estrutura nasal após traumas ou lesões, como fraturas nasais. Os cirurgiões plásticos especializados em rinoplastia reconstrução trabalham para recuperar a forma e a função do nariz após danos significativos.
– Rinoplastia Étnica: Rinoplastia étnica é uma abordagem personalizada que leva em consideração a anatomia e os traços específicos de diferentes grupos étnicos. O objetivo é preservar a identidade étnica do paciente enquanto aborda questões estéticas ou funcionais.
Como é feita a Rinoplastia?
Basicamente existem 2 vias de acesso para operar o nariz. As chamadas Rinoplastia aberta e Rinoplastia fechada são as duas técnicas cirúrgicas específicas usadas para realizar uma cirurgia de nariz, e cada uma delas tem suas próprias características e vantagens.
Vamos explorar as principais diferenças entre essas duas abordagens:
– Rinoplastia Aberta
Na Rinoplastia aberta, o cirurgião faz uma pequena incisão na columela, a parte inferior do nariz entre as narinas, que podem ser de vários tipos: “V” invertido, V tradicional, escadinha, dentre outros, geralmente de 2-3 milímetros. Outra opção para acessar o nariz é por dentro das narinas, que fica imperceptível, conseguindo levantar o nariz e ter acesso as estruturas internas do nariz para fazer as mudanças.
A exposição direta das estruturas nasais torna mais fácil para o cirurgião avaliar, manipular e modificar detalhes anatômicos com precisão. Isso é particularmente útil em casos de Rinoplastia complexa, pois promove uma visão mais direta para o cirurgião, as estruturas estão bem claras. Então quando o nariz tem muita assimetria, quando já foi mexido algumas vezes, quando é um caso de Rinoplastia revisional, ou até mesmo um nariz primário e que na avaliação pré-operatória percebeu-se que é um nariz difícil de mexer, talvez o caminho seja a Rinoplastia aberta.
Esse corte pequeno, na maior parte das vezes fica imperceptível e com o passar do tempo a incisão vai ficando casa vez mais discreta.
Como a Rinoplastia aberta envolve incisões adicionais, pode haver um pouco mais de inchaço e tempo de recuperação em comparação com a técnica fechada.
– Rinoplastia Fechada
Outro tipo de Rinoplastia é a fechada, que não tem o corte na columela e todo o acesso do nariz é feito por dentro, sem a necessidade de uma incisão externa na columela. Isso significa que não há cicatriz visível externamente.
Devido à ausência de uma incisão externa, a rinoplastia fechada tende a ter menos incidentes. É frequentemente escolhida para casos em que são permitidas modificações menores na estrutura nasal, como refinamento da ponta nasal ou correção de pequenas imperfeições estéticas.
Como a visibilidade direta das estruturas nasais é limitada, a Rinoplastia fechada pode ser menos adequada para cirurgias que envolvem modificações mais complexas.
Quais as diferenças da Rinoplastia Aberta e Rinoplastia Fechada?
Apesar de terem um objetivo comum, existem algumas diferenças entre essas técnicas.
Falando-se em pós-operatório, as duas técnicas são bem semelhantes. A diferença para o paciente será basicamente a cicatriz. Quando se faz a Rinoplastia aberta, com o corte na columela, as vezes o paciente reclama de dormência, que não está sentindo a ponta do nariz no pós-operatório, embora boa parte das vezes isso volte ao normal futuramente. Na Rinoplastia fechada não existe esse problema, o paciente logo sente a ponta do nariz após a cirurgia.
Em relação ao edema e inchaço no pós-operatório, na pratica clínica, percebe-se que na Rinoplastia fechada o paciente incha um pouco menos e se queixa um pouco menos do roxo. Porém, não há tantas diferenças, há pacientes que mesmo com Rinoplastia fechada, sem corte, incha tanto quando a Rinoplastia aberta.
A Rinoplastia fechada é um pouco mais complexa, na maioria dos casos depende muito da habilidade técnica do cirurgião e do caso que está sendo feito. A grande vantagem é que não tem incisão no meio do nariz, diminuindo o risco de ter algum problema futuro, como cicatriz hipertrófica ou mais escura.
Basicamente, as grandes diferenças são a cicatriz e a dormência na ponta do nariz, que é passageira, tendendo a voltar com 2 a 3 meses.
A escolha entre Rinoplastia aberta e fechada depende das necessidades individuais do paciente e da avaliação do cirurgião plástico. Em muitos casos, a técnica preferida para a manipulação dependerá da complexidade da cirurgia, das metas estéticas e das características anatômicas do paciente.
Se você está considerando realizar esse sonho da Rinoplastia e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.
Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.