A cirurgia para colocação de prótese de silicone é uma das mais realizadas entre o meio feminino. Cada vez mais, mais mulheres jovens decidem aumentar os seios. Porém, essas mulheres muitas vezes se deparam com comentários e dúvidas sobre a prótese de silicone e amamentação, o que gera certa preocupação e incertezas. Dentre as dúvidas, algumas foram esclarecidas no artigo abaixo.
Prótese de Silicone atrapalha amamentação?
A mulher com silicone pode amamentar normalmente. Quando a cirurgia é apenas para inserir o silicone a probabilidade de atrapalhar na amamentação é menor, portanto, quando há remodelamento de tecidos existe naturalmente uma chance em 30% das mulheres não conseguirem amamentar.
O seio e a glândula mamária da mulher com silicone funcionam como de uma mulher sem prótese. Portanto, essa mulher produz leite e consegue amamentar, com ou sem a prótese. O importante é que a mulher e o bebê sintam-se confortáveis. Existem mulheres que não produzem leite, independentemente de terem silicone ou não. Essa condição pode acontecer com mulheres que não desenvolvem tecido mamário. Nesse caso, a causa do problema é genética.
Uma coincidência é que essas mulheres, por não desenvolverem o tecido mamário, têm os seios muito pequenos, e uma saída é a procura por prótese de silicone. Após certo período, quando engravida, e não produzem leite, acreditam que é por conta do silicone, mas o motivo deve estar atrelado à falta de tecido mamário. Além disso, alterações na glândula tireoide ou diabetes materno, também podem influenciar na produção de leite.
Nesse contexto, a dúvida mais frequente é se a prótese de silicone nos seios atrapalha a amamentação. A resposta é não, isto se deve pelo fato de que quando se implanta a prótese de silicone, utilizando as técnicas retroglandular ou retromuscular, a prótese ficará ou atrás da glândula ou atrás do músculo, não interferindo na amamentação.
Dessa forma, a prótese de silicone quando bem implantada nestas regiões, atrás do musculo peitoral ou atrás da glândula mamária, será incapaz de interferir no processo de amamentação/aleitamento, bem como na diminuição ou perda na produção do leite materno.
O silicone “contamina o leite materno”?
Esse é outro grande receio no meio das mamães, afinal, elas querem proporcionar o melhor alimento, o mais saudável, para seus bebês.
O silicone usado nos implantes mamários é feito com um material biocompatível e que não libera resíduos para o organismo. Portanto, não existe esse risco. Além disso, o médico coloca o silicone por trás da glândula mamária ou atrás do músculo, assim, tanto no processo de produção do leite quanto no caminho que ele faz para chegar ao mamilo, não existe contato com a prótese.
A colocação da prótese de silicone corta os ductos mamários?
Outra preocupação frequente é se a colocação da prótese corta o ducto que levam o leite até o mamilo. Assim, o alimento não chegaria ao bebê. Embora isso possa acontecer em alguns casos, é muito difícil que uma mulher jovem passe por essa situação. O procedimento para colocar silicone só corta os ductos mamários quando a prótese é colocada por meio da aréola, ou seja, quando a técnica é por meio de uma incisão ao redor da aréola e o espaço é aberto para que a prótese seja colocada atrás da glândula mamária, chamada técnica periareolar.
Entretanto, esse problema afeta poucas mulheres porque essa incisão é pouco utilizada. Raramente essa técnica é escolhida quando a paciente é jovem e ainda tem muito tempo para ter filhos e amamentar, nesses casos a técnica de incisão inframamária é preferível.
Recomenda-se colocar silicone antes ou depois da gestação?
Para essa pergunta o que se deve levar em consideração é quando que a paciente deseja engravidar, se for uma questão que já está sendo trabalhada e planejada o melhor a se fazer é esperar, mas se for algo que não ainda não está sendo tão desejado ou planejado, não há recomendação para adiar. Esse desejo só cabe a mulher e como se sentirá melhor com seu corpo.
Quanto tempo após a gravidez posso colocar silicone?
Após a gravidez e muitas vezes a redução do peso ganhado na gestação causa flacidez e queda das mamas. Em vista disso muitas mulheres após a gravidez desejam colocar silicone, sejam para realizar um sonho antigo ou para recuperar o aspecto das mamas.
Nesses casos o implante de silicone pode ajudar essas mulheres alcançarem a forma desejada. Para isso, é importante que a produção de leite tenha acabado totalmente.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda-se que mulheres amamentem até os seis meses de vida dos bebês e se possível até os dois anos. Então, enquanto estiver no período de lactação não é recomendado realizar nenhuma cirurgia plástica. Após a interrupção da produção de leite se interromper e a mulher retornar ao seu peso normal poderá realizar a cirurgia plástica desejada, inclusive colocação de prótese de silicone.
O silicone cai após a amamentação?
É comum que as mamas das mulheres fiquem maiores mesmo que não produzam leite, e depois que a mulher volte ao peso normal a pele costuma ficar flácida devido a perca de peso. Além disso, as glândulas que produzem leite armazenam uma relativa quantidade do líquido na mama, fazendo com que a pele estique. Ao final do processo, todo o líquido seca, e os seios tendem a ficar menos firme.
As próteses de silicone que são colocadas atrás dos músculos costumam ceder menos do que os implantes colocados embaixo das glândulas mamárias, pois nesses casos é o corpo que sustenta o silicone.
Nesse contexto, após o período de lactação muitas mulheres desejam realizar a troca do silicone e com isso é possível retirar parte da pele flácida ou colocar um implante maior devido a pele que pode ter ficado em excesso. Essa é uma decisão conjunta do cirurgião plástico e da paciente, o ideal é sempre conversar de forma franca com o cirurgião e esclarecer todas as necessidades e desejos em torno de uma nova cirurgia.
O silicone impede a sucção do leite?
Uma dúvida frequente entre as mamães é se o silicone vai impedir que o seu bebê sugue o leite materno. O implante não impede a sucção do leite materno pelo bebê, entretanto, em casos em que a prótese é muito exagerada e as regiões das glândulas mamárias ficam pressionadas, o implante pode prejudicar a produção e o fluxo do leite.
Dessa forma, a importância das consultas pré-operatórias volta em vigência, e devem ser esclarecidos todos os anseios e perspectivas acerca do planejamento futuro, principalmente em casos de mulheres que desejam engravidar. O cirurgião plástico deve sempre levar em conta o aspecto físico da paciente para que a cirurgia plástica fique a mais harmônico possível e realize o sonho do corpo ideal que a aquela mulher tanto deseja.
Posso colocar silicone enquanto tiver amamentando?
Não é recomendado colocar silicone enquanto está amamentando. É inviável conciliar a recuperação da cirurgia com a amamentação. Uma colocação de silicone, apesar de comum necessita de um período de recuperação adequado, e ao amamentar o bebê suga com força, podendo se tornar doloroso e o tempo necessário para cicatrização dos tecidos da mama precisam ser respeitados.
Além disso, durante a amamentação a mama está com tamanho e forma alterados. Colocar uma prótese nesse momento seria um equívoco relacionado ao tamanho e até mesmo ao tipo de cirurgia.
Depois que a mulher para de amamentar, recomenda-se esperar entre 3 a 6 meses para que a mama volte ao tamanho normal e tenha os hormônios estabilizados. Nesse momento, o médico saberá qual é o tamanho ideal para a prótese de silicone ou se a mulher precisa, além do silicone, de realizar uma mastopexia para corrigir flacidez retirando o excesso de pele.
Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação às dúvidas sobre Prótese de Silicone e Amamentação. Este procedimento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.
Neste texto, abordamos somente algumas das principais curiosidades sobre Prótese de Silicone X Amamentação. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.