Como me preparar para a Primeira Cirurgia Plástica?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 11/01/2023

Vai começar a se organizar para fazer sua primeira cirurgia plástica e quer saber como começar e os caminhos que deve percorrer? Saiba tudo sobre o assunto!

Antes da realização de uma cirurgia plástica o mais importante é encontrar um cirurgião de confiança. Com isso é fundamental que o paciente esclareça vários pontos com seu cirurgião, para evitar problemas futuros. A primeira consulta com um cirurgião plástico é o momento de estabelecer um relacionamento de confiança e segurança. Nesse encontro, o paciente pode tirar todas as suas dúvidas e aprender mais sobre a cirurgia que deseja fazer. O médico precisa estar com o paciente além do momento da cirurgia plástica, dessa forma, criar um vínculo e uma relação de honestidade com seu cirurgião plástico é de fundamental importância para garantir um procedimento mais seguro.

As consultas pré-operatórias são o início da relação médico-paciente. Nas consultas pré-operatórias subsequentes o paciente deve tirar todas suas dúvidas antes da realização da cirurgia e o cirurgião deve ser claro e objetivo, contando tudo o que o paciente precisa saber. Essa relação vai garantir o esclarecimento de todas as informações necessárias, tanto por parte do paciente como do médico.

O pré-operatório é a fase em que o médico avalia seu caso e responde às suas perguntas. Assim, você passa a entender melhor todas as etapas que vão acontecer a partir da primeira fase até o momento da cirurgia. Tudo isso com base em uma relação de confiança, respeito e sinceridade com o cirurgião. Toda cirurgia pode apresentar riscos, é na primeira consulta com o cirurgião plástico que você passa a entender esses riscos para que haja uma análise completa dos prós e contras do procedimento a ser feito.

Durante as consultas pré-operatórias o desejo do paciente deve ser explicitado e é o momento em que o médico escuta toda a história do paciente e suas queixas, além disso faz algumas perguntas direcionadas, colhendo informações e desejos do paciente, a presença de doenças existentes, o uso de medicações de uso regular, alergias, cirurgias que já foram realizadas, os hábitos de vida e solicitação de exames pré-operatórios. Em um segundo momento é realizado o exame físico, no qual são medidos o peso, a altura e a análise das características do corpo que variam de pessoa para pessoa. 

Ao se pensar em se submeter a uma cirurgia plástica, o ideal é ser sincero e não esconder nenhum hábito sobre sua saúde que possa influenciar alguma fase da cirurgia. Seria interessante levar já na primeira consulta exames básicos recentes, caso os tenha, como exames de sangue gerais e específicos para algum problema de saúde.

Outro ponto fundamental na realização da primeira cirurgia plástica é em relação às suas expectativas. Por isso a importância da percepção pelo paciente do seu desejo e a mudança que a cirurgia fará na sua vida. Muitas vezes, o paciente não sabe qual é a melhor solução para seu problema. Se você tem muita gordura localizada no abdômen, fazer uma lipoaspiração é mais recomendado do que fazer uma abdominoplastia. Esclareça suas dúvidas nas consultas pré-operatórias.

O estabelecimento do risco cirúrgico entra nas peças fundamentais de uma preparação cirúrgica,  todo tipo de cirurgia tem riscos, mesmo que sejam raros. A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios. Por isso, a importância de ser sincero quanto à sua saúde. Fale ao cirurgião se você já tem doenças conhecidas, se fuma ou bebe, se toma alguma medicação diariamente, se tem diabetes, pressão alta ou alguma outra doença crônica. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.

Nesse contexto fica evidente que é no pré-operatório que se cria uma afinidade e segurança com o médico escolhido. O chamado período antes da cirurgia é muito importante para preparar seu corpo para o que está por vir. Pergunte o que deve ser evitado, se é necessário tomar alguma medicação, quais exames devem ser feitos e como se preparar no dia do procedimento. Nessas consultas o médico explicará os pré-requisitos para você se preparar para a cirurgia, incluindo exames pré-operatórios, tipo de anestesia, se é necessário para de tomar algum remédio antes de operar, se é preciso jejum, etc.

Não menos importante, no período após a cirurgia, é preciso manter uma série de cuidados para garantir uma boa cicatrização e os melhores resultados. Juntamente com o cirurgião plástico, as ações da paciente serão de extrema importância para melhores resultados. Pergunte sobre o tempo de repouso após a cirurgia plástica, quando você poderá voltar à rotina, se tem alguma restrição alimentar, se pode praticar exercícios, etc. Lembrando que cada pessoa tem um organismo e biótipo, tudo isso influencia nos cuidados pós-operatórios. A atenção quanto às orientações do cirurgião plástico são de extrema importância.

Muitas vezes, pacientes fazem a cirurgia plástica pela primeira vez, não sabem como vai ficar a cicatriz e se chateiam quando ficam maior que o esperado. Geralmente, as cicatrizes evoluem para se tornarem bem discretas. Entretanto, a cicatrização é dependente de cada organismo e muito pessoal, então converse com seu cirurgião sobre suas expectativas quanto às cicatrizes. Lembrando que a maioria das cirurgias plásticas não tem resultados imediatos. É possível observar uma real mudança após o inchaço começar a diminuir. Entretanto, estar consciente disso é imprescindível para ter paciência e cuidado no pós-operatório.

A cirurgia plástica, seja reparadora ou estética, visa o bem-estar dos pacientes. Ao decidir pela realização de uma cirurgia o paciente deve buscar profissionais qualificados, portanto, não tenha vergonha de conversar e questionar, o médico precisa saber de tudo para te orientar e te deixar mais seguro (a). Depois de esclarecer todas as duas dúvidas, é possível tomar uma decisão mais assertiva sobre o procedimento, minimizando os riscos.

Ao procurar por um profissional para realizar esse sonho, preze pelo cuidado e pela satisfação com o resultado. Os itens que listamos geram custos, mas agregam valor ao procedimento e trazem a segurança que você precisa. Mais importante que o custo é sua saúde.

Todas as informações aqui citadas não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas específicas. Então, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>