Como posso tratar a flacidez abdominal?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 22/01/2023

Você tem vontade de fazer algum procedimento para tratar a flacidez abdominal? Venha conferir algumas informações sobre o assunto!

Dentre as cirurgias plásticas a Abdominoplastia é uma das principais soluções para pacientes com flacidez no abdome. A aparência do abdômen tem um grande impacto na vida das pessoas, deixando-as insatisfeitas e inseguras com o próprio corpo. A flacidez abdominal está relacionada a vários fatores, como, por exemplo, oscilações significativas de peso, gravidez, envelhecimento, genética e cirurgia prévia.

Ainda que existem vários métodos que diminuem a flacidez abdominal como a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada e procedimentos não invasivos, a abdominoplastia é a cirurgia plástica mais indicada para o tratamento dessa queixa.

Quais as causas de flacidez abdominal?

Quais as causas de flacidez abdominal?

A flacidez abdominal tem múltiplos fatores, dentre eles estão a falta de controle de peso com o conhecido “efeito sanfona”, gravidez, envelhecimento, hereditariedade, cirurgia prévia e, um dos mais importantes: redução da autoestima.

Uma vez que uma paciente apresenta uma flacidez importante, que pode acontecer por uma grande perda ponderal ou múltiplas gestações, alterações no corpo, em que a pele “estica e volta” acaba cedendo um pouco e ficando flácida. Essas situações podem ser resolvidas com abdominoplastia.

Outras alterações como estrias abaixo do umbigo ou abaulamento da na barriga, ou seja, afastamento dos músculos reto-abdominais, também é possível corrigir com abdominoplastia.

E o que é a Abdominoplastia?

A abdominoplastia consiste na remoção do excesso de gordura e de pele associada a uma restauração dos músculos enfraquecidos e/ou separados, deixando o abdome mais liso e tonificado. Porém, deve-se frisar que a abdominoplastia não deve ser entendida como uma cirurgia para perda de peso ou como substituta da prática adequada de exercícios físicos. Dessa forma, cabe ao médico cirurgião plástico definir a conduta adequada e individualizada.

Quais as indicações da Abdominoplastia?

A abdominoplastia é idealmente indicada se houver uma insatisfação com o perfil de abdome, quando os músculos abdominais estão apresentando diástase (enfraquecidos / separados), quando há flacidez abdominal, quando o conteúdo abdominal é desproporcional ao corpo, ou quando existe um excesso de pele após perda significativa de peso.

É importante salientar que os resultados da abdominoplastia tendem a ser permanentes, quando algumas regras são seguidas a longo prazo. Um fator importante é que se mantenha uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos com o objetivo de evitar grandes oscilações de peso, pois isso pode gerar repercussões desfavoráveis no resultado da cirurgia. Sendo assim, recomenda-se que pessoas que desejam engravidar ou que tem um plano de perda significativa de peso, postergue a cirurgia, visando melhores resultados quando realizada em um outro momento mais oportuno.

Além disso, pessoas que já possuem cirurgias abdominais prévias podem limitar os resultados de uma abdominoplastia como, por exemplo, mulheres que se submeteram à cesariana podem ter as cicatrizes existentes incorporadas à nova cicatriz.

A Abdominoplastia pode ser realizada de forma isolada, mas se houver alguma outra queixa o procedimento poderá ser realizado em conjunto com outros como, mamoplastia redutora, lifting, entre outros.

Como é feita a Abdominoplastia?

Abdominoplastia é uma cirurgia que consiste em uma incisão na região mais o menos na altura da roupa íntima, na altura do biquíni. Nessa incisão é feito um descolamento que traciona a pele que está sobrando na parede abdominal e estica a pele restante. Então é possível deixar uma pele mais fina e resolver essa flacidez.

Como ficam as cicatrizes?

Resumindo, é feita a incisão, feito o descolamento, costura dos músculos de precisar, fechamento de hérnia umbilial se presente, tira as estrias infraumbilicias. Boa parte das vezes se a paciente já apresenta uma cicatriz de cesárea é possível resolver no mesmo tempo cirúrgico, mantendo a incisão da abdominoplastia na mesma da cesárea. Às vezes, a cicatriz fica até abaixo da cicatriz da cesárea, ficando uma cicatriz só, bem posicionada, na altura da roupa íntima.

Boa parte das vezes, como a pele esticou, como o abdômen também está flácido, o umbigo também fica flácido e acaba crescendo junto com essa pele em excesso. É feito um novo formato de umbigo para ficar proporcional com essa cirurgia.

Quais tipos de Abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma das cirurgias com grande repercussão na qualidade de vida das pessoas, e por isso, é muito procurada e realizada atualmente. Mas, todo o processo de realizar a abdominoplastia vai muito além do que apenas desejar, pois envolve inúmeros fatores a serem planejados em conjunto com o seu médico e um deles, é o tipo de abdominoplastia.

Com a avaliação individual de cada caso, o seu médico irá instruir sobre a melhor indicação cirúrgica, e qual o tipo de abdominoplastia é mais indicado para o seu caso, pois ele levará em consideração as características da pele (elástica, frouxa), a espessura e consistência do tecido gorduroso e a musculatura da parede abdominal.

Miniabdominoplatia

A Miniabdominoplastia é realizada com uma frequência menor quando comparada com a clássica, pois sua indicação é mais restrita. Além disso, é considerada mini, pois aborda somente a área do abdome inferior, localizada abaixo do umbigo. A miniabdominoplastia pode ser realizada com ou sem o deslocamento do umbigo, a qual será definida e melhor indicada pelo seu médico especialista.

As principais indicações para a miniabdominoplastia são pacientes com pouco volume no abdome inferior; abdome globoso, com ou sem diástase dos músculos reto abdominais; candidatos à lipoaspiração simples; e, pacientes com localização alta do umbigo (distância entre o centro do umbigo e implantação superior da pilificação pubiana deve ser maior que 16 cm).

Portanto, é bem indicada para pacientes que necessitam de pequena redução de quantidade de pele, e que não conseguem eliminar a gordura localizada apenas com exercícios físicos e dieta balanceada.

Umas das grandes vantagens desse tipo de técnica é a preservação do umbigo original da paciente. Além disso é menos invasiva, tem um menor risco de complicações e menor tempo de duração.

Abdominoplastia reversa

Abdominoplastia reversa é a cirurgia plástica do abdome com cicatriz localizada no sulco das mamas em que se executa um lifting do andar superior. Nesse tipo de cirurgia ao invés de puxar para baixo, puxa o abdome para cima. Acontece quando a flacidez é mais importante na região acima do umbigo, e a cicatriz fica localizada na região do sulco mamário.

Está indicada para correção da flacidez de pele associada ou não a flacidez da musculatura da parede abdominal e excesso dermogorduroso em região abdominal superior, seja após uma lipoaspiração, seja após uma perda de peso excessiva ou envelhecimento cutâneo.

Abdominoplastia clássica

A abdominoplastia clássica é a mais realizada dentre todos os tipos, sendo indicada para casos onde haja muita flacidez na região dos quadris e nas partes inferiores e laterais das costas. A retirada de estrias não é o objetivo do procedimento de abdominoplastia, mas dependendo da quantidade distribuída pelo abdome, com a retirada do excesso de pele, algumas estrias podem ser retiradas juntamente, diminuindo o aspecto dessas pela região.

A cicatriz fica ao redor do umbigo e na região do abdome inferior e horizontalizada, podendo-se prolongar em extensão na região lateral a depender da quantidade de pele a ser extraída, mas em geral, fica em uma área que pode ser escondida pela roupa íntima. Geralmente, é necessário a implementação de um umbigo cirúrgico.

Abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia em âncora ou em T invertido se refere ao formato final da cicatriz após o procedimento. É indicada principalmente para pacientes com grande perda de peso e flacidez importante na pele, ou seja, pacientes previamente obesos ou pacientes que possuem uma cicatriz abdominal prévia.

A depender do caso e se houver a necessidade de grande retirada de pele na extensão lateral, a abdominoplastia em âncora pode se transformar em uma abdominoplastia circunferencial, a qual forma uma cicatriz em 360 graus.

Esse tipo de técnica apresenta algumas desvantagens como cicatriz extensa, maior tempo de recuperação, mais tempo de repouso, procedimento mais invasivo, entre outros.

Abdominoplastia estendida

Nesse tipo de abdominoplastia o corte é ampliado um pouco mais para trás, para dar um pouco mais de cintura na paciente. Porque além da flacidez na parte da frente, na parte anterior da barriga, há também flacidez nos flancos, não sendo possível resolver apenas com lipoaspiração. Deve-se ampliar o corte, fazer uma flancolpastia para uma cintura mais definida e firme.

É melhor indicada para pacientes que tiveram grande perda ponderal, principalmente no abdome superior e inferior, como por exemplo, em pacientes com excessos dermogordurosos na região do abdome anterior e flancos.

A escolha do melhor tipo de abdominoplastia depende do grau de flacidez da paciente, nos objetivos e de qual alteração no corpo é preciso resolver.

Como é o pré-operatório da Abdominoplastia?

A fase de preparação e planejamento pré-operatório da abdominoplastia é onde o médico irá explicar cada passo do procedimento e do seu pós-operatório, mostrando, através de programas de realidade virtual, simulação da abdominoplastia antes e após. Além disso, é o momento em que o paciente deve sanar todas as dúvidas, e abordar todos os seus desejos e anseios.

Atualmente, os programas de realidade virtual muito têm contribuído para a simulação da abdominoplastia antes e depois, o que facilita o entendimento do desejo do resultado. Portanto, realizar um atendimento individual e com o médico responsável e competente pela sua cirurgia, é o ideal, pois nesse momento será explicado tudo relacionado ao pré-operatório e como será o passo a passo à diante.

Os cuidados gerais pré-operatórios são:

  • Realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados;
  • Avaliação da condição médica atual, como estado geral da saúde e comorbidades;
  • Avaliação de alergia medicamentosa e passado médico, incluindo cirurgias prévias;
  • Explicação dos cuidados pré-operatórios;
  • Detalhamento de todo o procedimento e seus riscos;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Realização de exames laboratoriais;
  • Ajuste de dose de determinados medicamentos em uso;
  • Evitar ou interromper o uso de aspirina e anti-inflamatórios;
  • Interromper o fumo;

Entre outros.

Como é o pós-operatório da Abdominoplastia?

Os cuidados pós-operatórios são tão importantes como os pré-operatórios, pois é através deles, que o resultado final e ideal será atingido. O médico cirurgião plástico que realizar a sua cirurgia, irá te orientar sobre todos os cuidados específicos para seu caso, e é essencial que estes sejam seguidos da melhor forma possível, para garantir o máximo de benefícios e para o sucesso completo do resultado.

Além disso, vale lembrar que o resultado final só será visto após alguns meses da cirurgia. Os principais cuidados no pós-operatório da abdominoplastia são:

  • Evitar exposição solar;
  • Evitar esforço físico;
  • Utilizar as malhas de compressão conforme recomendado, para ajudar no controle do inchaço e comprimir a pele;
  • Realizar a técnica de higienização da ferida conforme orientado por seu médico;
  • Dreno, se necessário, será colocado para drenar possível excesso de sangue ou fluido;
  • Seguir as prescrições médicas;
  • Retornar às consultas conforme o tempo solicitado;
  • Manter uma dieta adequada
  • Atentar-se aos sinais de alerta e se necessário, ir ao hospital;

Entre outros.

Existe outro procedimento cirúrgico para tratar flacidez abdominal?

Sim, a mini abdominoplastia é outro procedimento cirúrgico que pode tratar flacidez abdominal. A mini abdominoplastia consiste na remoção do excesso de gordura e de pele, permitindo um abdome mais tonificado e melhorando o contorno corporal. Além disso, a mini abdominoplastia engloba somente a parte inferior do abdome (abaixo do umbigo), podendo ser realizada com ou sem o deslocamento do umbigo, a qual será definida e melhor indicada pelo médico especialista (cirurgião plástico).

Entretanto, para a indicação e realização da mesma, alguns fatores devem ser previamente avaliados, como, IMC (índice de massa corporal), faixa etária, sexo e algumas características da própria composição corporal (texura da pele, espessura do panículo adiposo, etc).

Em geral, possuem indicações bem mais restritas do que a abdominoplastia clássica, visto serem mais direcionadas a parte inferior do abdômen.

Onde encontrar o melhor cirurgião para tratar sua flacidez abdominal?

Esse texto traz informações gerais e comuns à maioria da população, porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação do seu caso e de cada caso em específico.

Qual o preço final a ser pago por todo o procedimento de abdominoplastia para flacidez abdominal?

A abdominoplastia para flacidez abdominal pode ter seu valor alterado de acordo com alguns fatores como, experiência e honorários de seu cirurgião, da equipe médica, do local em que será realizado o procedimento de abdominoplastia, do hospital escolhido, das medicações prescritas, dos exames realizados, entre outros. Esses itens são definidos entre médico e paciente durante as consultas, e por isso, além do custo em si, é necessário considerar uma boa relação e vínculo com o profissional escolhido, pois todos esses itens em conjunto, tem repercussão no resultado final.

Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação ao tratamento da Flacidez Abdominal. Este procedimento pode proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.

Neste artigo, abordamos somente algumas das principais curiosidades a respeito da Flacidez Abdominal. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>