O lifting de mama se tornou um dos procedimentos mais pesquisados e realizados no Brasil. Com o decorrer dos anos, ao longo da vida, alguns fatores tendem a influenciar na sustentação das mamas, e sua perda associada às características de flacidez e excesso de pele, fazem com que as pacientes busquem os médicos cirurgiões plásticos, pois há um desejo de melhorar esse aspecto, visando uma maior satisfação corporal, física, emocional. Entretanto, a busca por esse procedimento traz consigo inúmeras dúvidas e questionamentos acerca do ato operatório e seus resultados, e consequências. Com esse texto, você encontrará algumas informações acerca da Mastopexiaz e saberá como é realizada, sua preparação e planejamento, riscos, cuidados pré e pós-operatórios.
Fatores como gestação, amamentação, oscilações de peso e envelhecimento possuem grande impacto no posicionamento mamário, podendo acarretar a chamada Ptose Mamária (queda das mamas). A Mastopexia é o procedimento responsável pelo reposicionamento das mamas (“Lifting” das mamas) para uma posição mais elevada e harmônica no tórax, e menor caimento dos tecidos abaixo do sulco mamário. Dessa forma, a Mastopexia pode ser realizada com ou sem prótese de silicone.
A Mastopexia sem prótese é indicada para correção de características inestéticas dos seios, especialmente relacionado a flacidez. Nesse contexto, não é indicada para dar volume aos seios, mas permite corrigir o excesso de flacidez e caimento indesejado dos seios.
Quais indicações de uma Mastopexia?
A Mastopexia sem prótese é indicada quando as mamas são caídas, porém com um volume razoável. Já a Mastopexia com prótese é indicada quando as mamas são “vazias” e há necessidade de preenchimento.
Como é realizada a Mastopexia sem Prótese?
O preparo da Mastopexia envolve todos os cuidados como em qualquer outra cirurgia plástica. Dessa forma, torna-se imprescindível as consultas pré-operatórias, nas quais o paciente deve tirar todas suas dúvidas antes da realização da cirurgia e o cirurgião deve ser claro e objetivo, contando tudo o que o paciente precisa saber. Essa relação vai garantir o esclarecimento de todas as informações necessárias, tanto por parte do paciente como do médico.
No momento do procedimento cirúrgico, após aplicação da anestesia, a mastopexia sem prótese tem uma duração aproximada de 2 a 4 horas, a depender da dificuldade encontrada pelo cirurgião.
Na mastopexia sem prótese pode-se optar pela incisão periareolar, em torno da aréola. Além disso há outras técnicas, a depender do caso de cada paciente. Após a incisão o cirurgião retira o tecido flácido e reposiciona a mama para que fique mais firme e elevada.
Uma das dúvidas mais frequentes das pacientes é referente às técnicas e cicatrizes, pois é um fator que influencia muita na estética e autoestima da paciente, portanto, é de extrema importância que o profissional deixe claro quais são as possíveis cicatrizes, esclarecendo todas as dúvidas da paciente. Além disso, deve-se lembrar que as cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo.
Após redução de parte do volume que apresenta caimento mais importante, além de bastante redução de pele, acaba por reduzir pouco o volume final das mamas. Esse aspecto é sempre discutido com a paciente, podendo-se preservar mais ou reduzir mais.
A escolha da utilização ou não de prótese acaba sendo extremamente individual, levando em consideração diversos fatores como volume, textura e densidade do tecido mamário, grau de flacidez, grau da queda das mamas, além claro, da vontade ou não da paciente ter uma prótese de silicone.
Quando verei resultados após a Mastopexia sem prótese?
O resultado esperado da Mastopexia sem prótese é a melhoria do contorno e da forma da mama, e o principal, a melhoria da autoestima. Entretanto, o resultado final só será visível entre 4 a 6 meses após a cirurgia, quando a pele voltar com a sua tonicidade habitual.
Para obter o resultado esperado é fundamental manter o controle do peso e prática de atividades físicas, além da alimentação adequada.
É importante ressaltar que a Mastopexia se prótese não reverte o processo natural de envelhecimento, pode haver reincidência com o passar do tempo. Isso também pode ocorrer em casos de grandes variações de peso e amamentação, sendo indicado realizar um novo procedimento.
Preparação e planejamento pré-operatório da Mastopexia sem prótese
A fase de preparação e planejamento pré-operatório consiste em uma consulta centrada no indivíduo, onde será avaliado e discutido cada item e cada passo do pré-procedimento, com o intuito de se avaliar se esta cirurgia é de fato indicada e se a paciente está apta a passar pelo processo. Portanto, este é o momento para se sanar todas as dúvidas, esclarecer os cuidados, o ato cirúrgico e tudo que está associado.
Há inúmeros cuidados gerais e específicos que devem ser tomados previamente a uma determinada cirurgia como a Mastopexia sem prótese. Podem ser citados:
- Realização de avaliação médica individualizada com exame físico e registro dos dados;
- Avaliação da condição médica atual, como estado geral da saúde e comorbidades;
- Avaliação de alergia medicamentosa e passado médico, incluindo cirurgias prévias;
- Explicação dos cuidados pré-operatórios;
- Detalhamento de todo o procedimento e seus riscos;
- Esclarecimento de dúvidas;
- Realização de exames laboratoriais;
- Ajuste de dose de determinados medicamentos em uso;
- Evitar ou interromper o uso de aspirina e anti-inflamatórios;
- Avaliação do histórico familiar;
- Avaliação de resultados de exames anteriores (biópsia, mamografias);
Entre outros.
Cuidados no pós-operatório da Mastopexia sem prótese
O cuidado no pós-operatório tem um peso muito importante no resultado final da cirurgia e por isso, deve ser muito bem explicado à paciente, para que essa possa seguir todas as recomendações e assim ter o melhor resultado possível esperado. Portanto, deve-se:
- Evitar exposição solar;
- Evitar esforço físico e movimentos bruscos com os braços;
- Evitar carregar peso;
- Evitar fumar;
- Utilizar o sutiã cirúrgico conforme orientado e por tempo adequado;
- Evitar dormir na posição de barriga para baixo;
- Realizar a técnica de higienização da ferida operatória conforme orientado por seu médico;
- Seguir as prescrições médicas;
- Retornar às consultas conforme o tempo solicitado;
- Manter uma dieta adequada
- Atentar-se aos sinais de alerta e se necessário, ir ao hospital;
Entre outros.
Qual o preço final a ser pago por uma Mastopexia sem prótese?
O valor final da mastopexia sem prótese vai depender de inúmeros fatores que serão avaliados na sua consulta, mas pode variar conforme a equipe médica, técnica e tempo cirúrgico, hospital a ser escolhido, medicações prescritas, entre outros. Porém, tudo será decidido em comum acordo tendo em vista a segurança do procedimento e do paciente.
Onde encontrar o melhor cirurgião para realizar a sua Mastopexia com prótese?
Todas essas orientações não substituem a sua consulta, pelo contrário, cada caso deve ser avaliado individualmente, pois cada pessoa é única e precisa de um olhar ímpar. Então, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta, passe em avaliação especializada e esclareça todas as suas dúvidas.