Você conhece os tipos de Lipoaspiração?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 10/03/2023

A gordura e a flacidez são uma das principais reclamações entre homens e mulheres no consultório de cirurgia plástica. Tendo em vista o surgimento de novas tecnologias, os indivíduos têm buscado maneiras alternativas para ter o famoso “corpo escultural”, nem sempre possível apenas com dieta e exercícios físicos. Em vista disso, no texto abaixo tem algumas informações acerca dos tipos de Lipoaspiração.

Lipoaspiração tradicional

A Lipoaspiração consiste na eliminação de áreas com depósito de gordura em pessoas que realizam atividade física e possuem uma boa alimentação, mas mesmo assim tem dificuldade na eliminação da gordura de uma determinada área em específico. Esse procedimento pode ser realizado em vários locais do corpo como, bochechas, queixo, pescoço, costas, braços, peitos, cintura, coxas, parte medial do joelho, pernas e tornozelos.

A técnica consiste na aspiração da gordura através de cânulas introduzidas na região a ser tratada. O cirurgião realiza movimentos de vai e vem com o intuito de aspirar a maior quantidade de gordura possível e limite daquela região e em seguida, a gordura retirada é descartada. Deve-se ressaltar que embora haja uma região com grande quantidade de gordura, apenas um volume máximo pode ser retirado, o qual corresponde a 7% do volume corpóreo total, para se evitar possíveis complicações.

Minilipo

Minilipo

A Minilipo, também chamada de Hidrolipo, remove uma quantidade menor de gordura localizada, por isso modela pequenas áreas do corpo de maneira mais sutil quando comparada com a lipoaspiração convencional. É um método excelente para quem quer fazer retirada de gordura localizada e não quer passar por cirurgia complexa.

É uma cirurgia realizada sob anestesia local, isto é, o indivíduo mantém-se acordado durante o procedimento, sentindo o mínimo de incômodo. Além disso, pode informar à equipe médica qualquer desconforto que possa estar sentindo. Em geral, a Hirolipo é uma das mais indicadas indicada para remodelar o contorno corporal. Portanto, não é um tratamento de obesidade.

A técnica ficou conhecida por ser mais rápida, cômoda e barata do que uma lipoaspiração convencional, quando indicada corretamente. Pode ser um procedimento realizado em mais de uma sessão, a depender do local em que será realizada.

A Minilipo deve ser feita numa clínica de cirurgia estética ou hospital, sob anestesia local, e sempre com um cirurgião plástico que domina esta técnica. A pessoa deverá permanecer acordada durante todo o procedimento, semelhante ao que acontece em uma cesariana.

Lipoaspiração HD

Também conhecida como Lipoaspiração de Alta Definição, por objetivo tornar o abdômen de homens e mulheres mais bem definidos e atléticos. A diferença da lipoaspiração tradicional para a Lipo HD está diretamente relacionada a finalidade e quantidade de tecido gorduroso aspirado.

A lipoaspiração tradicional visa remover maiores volumes de gordura presente em locais indesejados como pernas, braços, costas, glúteos e abdômen, a Lipo HD é direcionada para pacientes que não tem tanta gordura corporal em excesso, porém, não conseguem a definição muscular por meio de exercícios físicos.

A Lipo HD tem suas indicações a depender do biótipo de cada paciente.  Portanto, é um procedimento indicado para homens e mulheres que estão dentro ou perto do peso ideal e desejam obter um corpo definido, como a famosa “barriga tanquinho”. Além de serem praticantes de atividades físicas ou com boa hipertonia muscular prévia, que deseje uma melhor definição muscular e quando seu objetivo não foi atingido, mesmo com todos os cuidados desportivos e alimentares.

Lipoaspiração a laser

A Lipoaspiração a laser é uma cirurgia plástica feita com o auxílio de um equipamento de laser que tem a finalidade de derreter a gordura localizada mais profunda, aspirando-a a seguir. Embora seja muito semelhante à lipoaspiração tradicional, quando o procedimento é feito com laser, existe um melhor contorno da silhueta, uma vez que o laser faz com que a pele produza mais colágeno, evitando que fique flácida.

Lipo a laser e a tradicional se tratam da mesma cirurgia, com a diferença que enquanto na lipolaser é usada uma cânula com ponteira que emite calor para romper as células de gordura, na técnica tradicional isso não acontece, ou seja, a gordura é aspirada, sem haver essa quebra de células.

Vibrolipo

A Vibrolipo, também chamada de vibrolipoaspiração, auxilia no contorno corporal, retirando o excesso de gordura localizada em regiões do corpo como braços, costas, braços, lateral das mamas, barriga e coxas.

É uma cirurgia, muito semelhante à lipoaspiração tradicional, tendo o objetivo de fazer a retirada do excesso e gordura em determinadas regiões. As cânulas do aparelho utilizado fazem um vaivém semelhante a uma vibração. É um método menos invasivo, pois essa movimentação diminui o esforço do cirurgião durante a cirurgia, o que facilita a retirada de gordura.

Lipoescultura

A Lipoescultura consiste em uma técnica bem semelhante à da lipoaspiração, porém, a maior diferença entre os dois procedimentos é que na lipoescultura, a gordura aspirada através da cânula será utilizada no corpo da própria pessoa como enxerto, preenchendo outros locais do corpo e modelando-o.

A gordura retirada pode ser colocada em outros locais como, glúteos, pernas, mamas, mãos, rosto, entre outros, e tem como principal objetivo preencher os locais em que haja alguma depressão, por exemplo, deixando o corpo mais esculpido.

Portanto, a lipoescultura utiliza 2 técnicas (lipoaspiração e enxerto de gordura) em apenas 1 cirurgia. Tanto a lipoaspiração quanto a lipoescultura não tem indicação de serem realizadas com a finalidade para emagrecimento, tendo em vista que ambas são indicadas para pessoas com gordura localizada resistente à prática de atividade física e dieta balanceada. Além disso, ambas podem ser realizadas de forma isolada ou combinadas a outros procedimentos como, abdominoplastia, mamoplastia de aumento, entre outras.

Por fim, não há um procedimento que seja melhor que o outro, pois são indicados para pacientes com necessidades diferentes. Assim, esses procedimentos são semelhantes, mas a depender de sua vontade e anseio, o seu médico irá lhe indicar e recomendar a mais direcionada e coerente a seu caso. Vale lembrar, que nos dias de hoje, há programas que possibilitam simular lipoaspiração antes e depois e lipoescultura antes e depois, tornando possível uma melhor visualização do resultado esperado.

Assim, é muito importante, que durante a consulta individualizada com o seu médico especialista haja um bom diálogo para que ambos possam compreender um ao outro e assim, chegar à melhor conclusão para o paciente, visando o melhor resultado e o mais seguro.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>