Tem curiosidades acerca da Correção de Cicatrizes?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 21/06/2023
Curiosidades acerca da Correção de Cicatrizes

Deseja melhorar o aspecto da pele em alguma cicatriz do corpo? Leia o artigo abaixo!

A cicatrização é um processo fundamental para manter a integridade do corpo humano. Quando ocorre um trauma, uma escoriação, área queimada ou uma cirurgia de pele, uma série de processos orgânicos ocorre no local para tentar recuperar o tecido que foi lesado.

São vários fatores que influenciam no tipo de cicatriz que será formada, não necessariamente o queloide. Fatores relacionados ao próprio paciente, a localização da cicatriz, o tipo de lesão que produziu o trauma na pele e a evolução do processo de cicatrização, que passará sempre pelas mesmas fases independentemente da sua causa determinante. O aspecto da cicatriz também dependerá da localização, cor, textura, comprimento, largura e profundidade. Alguns locais do corpo caracteristicamente apresentam forte tendência em formar cicatrizes mais evidentes e inestéticas.

Porém, em algumas situações a cicatriz sofre uma anomalia no processo de cicatrização e acaba ficando mais avermelhada e com alto-relevo, ficando também muitas vezes dura e grossa, causando incômodos.

Quais tipos de cicatrizes?

Há diferentes tipos de cicatrizes e um dos exemplos é a descoloração e irregularidades da superfície da pele. Por serem considerados casos mais sutis, podem ser esteticamente melhoradas por cirurgia ou demais tratamentos recomendados pelo cirurgião plástico. Estes tipos de cicatrizes geralmente não prejudicam a função ou causam desconforto físico. Exemplos desse tipo de cicatriz incluem cicatrizes de acne, bem como cicatrizes decorrentes de ferimentos leves e de incisões cirúrgicas anteriores.

Curiosidades acerca da Correção de Cicatrizes
Tipos de cicatrizes

Outro tipo são as cicatrizes hipertróficas, que são aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Estas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e desconfortáveis. Além disso podem ser hipopigmentadas ou hiperpigmentadas.

Uma característica do queloide que o diferencia de cicatriz hipertrófica, é que o queloide não se limita apenas a área lesionada, e muitas vezes invade as áreas saudáveis da pele que ficam ao redor da ferida, podendo até mesmo se expandir ao longo dos anos de maneira gradual. Sua formação acontece normalmente de 3 a 4 semanas após o processo de cicatrização se iniciar, e pode surgir depois dos 3 e 4 meses em quadros específicos.

Por fim, as contraturas são cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização. As contraturas ocorrem quando há uma grande quantidade de perda de tecido, por exemplo, após uma queimadura.

O tipo de cicatriz influencia diretamente nas técnicas adequadas que o cirurgião plástico poderá utilizar.

Como é feita a cirurgia para correção de cicatriz?

A cirurgia plástica é um grande aliado técnico para a melhoria de cicatrizes. O especialista poderá utilizar procedimentos cirúrgicos isolados ou combinados entre si, de acordo com as necessidades e a tendência de cicatrização de cada pessoa, podendo usar técnicas que utilizam cortes, remoção ou reorientação de partes da pele afetada.

O objetivo desta cirurgia plástica é corrigir defeitos na pele, como irregularidades na textura, tamanho ou cor, proporcionando uma pele mais uniforme, e só é realizada em cicatrizes mais graves ou quando outros tipos de tratamentos estéticos não funcionam.

Existem várias opções de tratamentos com base no tipo, dimensão, localização e gravidade da cicatriz. Os tratamentos utilizados incluem corticosteróide injetado diretamente no tecido, geralmente de 3 a 4 sessões, com 30 dias de intervalo, reduz um queloide a uma cicatriz plana e reduz a vermelhidão, coceira e ardor.

A cirurgia para correção de cicatriz é uma cirurgia simples. Se for realizada em cicatrizes de até 4 cm dura cerca de 30 minutos. Na maioria das vezes não é necessária preparação prévia. Normalmente é usada somente anestesia local, podendo conter ou não sedação, de acordo com o local da cicatriz. A remoção é realizada por meio de incisões na extensão. Com isso, o cirurgião retira a fibrose e o tecido cicatrizado.

O intuito da cirurgia plástica de cicatriz é melhorar a aparência e uniformizar a pele. É importante ressaltar que nem sempre se garante o completo apagamento da cicatriz, e os resultados podem variar de acordo com a pele de cada pessoa.

São raras as complicações cirúrgicas, mas pode ocorrer infecção, sangramento e abertura de pontos. A recuperação total do local demora um ano, devendo ser acompanhada pelo cirurgião plástico.

Em vista disso, a remoção cirúrgica de cicatriz é usada para formações mais amplas. A técnica pode empregar um bisturi, bisturi elétrico ou laser. Às vezes, a remoção cirúrgica é a única possibilidade, mas deve-se levar em conta que os fatores que originaram o primeiro queloide ainda estão ativos e, portanto, ele pode se formar novamente.

Nos casos de queloide, a cirurgia é considerada a última opção, isso porque há o risco da formação de novas cicatrizes ou até mesmo piorar a queloide já existente. Esse tipo de cirurgia é indicado quando os tratamentos estéticos não funcionam, como curativo de silicone e uso de pomadas, por exemplo.

Em grande parte dos casos, a nova cicatriz acaba ficando menor e mais regular em comparação à cicatriz que acabou desenvolvendo a queloide, mas é importante tentar outros tipos de tratamento antes de partir para a cirurgia para tentar solucionar o problema sem precisar de um tratamento tão invasivo.

Quando fazer uma cirurgia para correção de cicatrizes?

Nesse contexto, o objetivo da cirurgia para correção de cicatrizes é corrigir defeitos na pele, como irregularidades na textura, tamanho ou cor, proporcionando uma pele mais uniforme. É recomendada em cicatrizes mais graves ou quando outros tipos de tratamentos estéticos não funcionam, como uso de placas de silicone, radioterapia ou luz pulsada.

Como é a recuperação do tratamento cirúrgico de cicatrizes?

Curiosidades acerca da Correção de Cicatrizes
Cicatriz de cravos e espinhas

Após a cirurgia para remoção de cicatrizes, podem ser notados o inchaço e vermelhidão do local, por isso, o resultado do procedimento começa a ser visto apenas após algumas semanas, e a total cicatrização pode levar meses e, até, 1 ano para se completar.

No período de recuperação, é recomendado evitar atividades físicas intensas, não se expor ao sol durante 30 dias, uso de filtro solar.

Além disso, pode ser recomendado outros tratamentos tópicos como aplicar placas de silicone, passar pomadas cicatrizantes ou fazer curativos compressivos.

Esse texto traz informações gerais acerca de Correção de Cicatrizes, porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação de cada caso. Agende uma consulta especializada e esclareça todas as dúvidas.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>