Cuidados após realização da Abdominoplastia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 04/07/2023
Cuidados após realização da Abdominoplastia

Leu o artigo anterior sobre Abdominoplastia e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a Abdominoplastia pode mudar no seu corpo? Sabe as indicações pré e pós-operatórias dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.

Os cuidados no pós-operatório da abdominoplastia são muito importantes para um bom resultado do procedimento. A cirurgia de abdominoplastia, também conhecida como cirurgia do abdômen é uma das cirurgias mais procuradas por mulheres com acúmulo de pele na região abdominal. Geralmente mulheres após uma ou mais gestações, ou homens e mulheres depois de uma grande perda de peso.

Qual influência da exposição solar no pós-operatório da Abdominoplastia?

O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor.

O sol é um dos vilões no pós-operatório
O sol é um dos vilões no pós-operatório

Além disso, caso haja algum hematoma decorrente da cirurgia, com a exposição solar, esse hematoma pode se pigmentar na pele e ficar manchada como tatuagem. Frente a isso, recomenda-se ter cuidados com a exposição solar por no mínimo 30 dias após o período cirúrgico para que o resultado da cicatrização seja mais efetivo e com boa aparência, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda como ideal evitar longas exposições por um período de 3 meses. Para isso, pode-se utilizar protetores solares com alto FPS, além de cobrir a região com roupas e se possível mantê-la hidratada.

Qual a relação do cigarro com o pós-operatório da Abdominoplastia?

O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos. O cigarro possui milhares de substâncias nocivas ao corpo humano, as quais interferem no processo de cicatrização de qualquer lesão, além dos outros malefícios.

Na Abdominoplastia, assim como em outras cirurgias, há abertura da pele com posterior sutura, e, portanto, no pós-operatório, a cicatrização é um dos processos que mais requer cuidado.

A nicotina, principal substância do cigarro, assim como as demais, são prejudiciais ao funcionamento do corpo, visto que elas diminuem o calibre dos vasos sanguíneos e assim, reduzem o fluxo de sangue para os tecidos corporais, causando uma menor oxigenação e nutrição destes. O oxigênio e os nutrientes como, vitaminas, principalmente, a vitamina C, são importantes para o metabolismo adequado dos tecidos e em especial, da pele na região de cicatrização em que estará havendo maior demanda pós cirurgia. Porém, como no fumante todo esse processo está deficitário, o processo de cicatrização também sofre as consequências, e com isso, pode haver má cicatrização, rompimento da sutura, formação de queloides ou até mesmo necrose do tecido.

Assim, estudos recomendam fortemente que o fumo seja cessado pelo menos 4 semanas antes da realização da cirurgia, pois esse é o período necessário para que o corpo consiga reestabelecer sua defesa e reduzir as possíveis complicações no pós-operatório.

Como deve ser a alimentação após Abdominoplastia?

Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.

Como deve ser a alimentação após Abdominoplastia?
Recomenda-se que uma dieta leve

A importância de uma dieta adequada se dá no fato de que auxiliam no processo de cicatrização como, alimentos ricos em proteínas, vitaminas (principalmente A, E e K), frutas, ferro, ômega-3, entre outros. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para as etapas do processo de cicatrização, uma vez que ajudam na formação do tecido novo e de colágeno, reduzem a inflamação e atuam no processo de coagulação. Além disso, um item que nunca pode faltar é a água, pois a hidratação ajuda bastante na cicatrização e também a diminuir o edema que pode existir devido a retenção hídrica após a cirurgia.

Do outro lado, há os alimentos que devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, além de serem maléficos para a saúde em si. São eles: açúcar, carnes gordurosas, refrigerantes, embutidos, alimentos industrializados, etc.

Assim, recomenda-se que uma dieta leve, rica em proteínas e pobre em gorduras e açúcares, principalmente, mas o seu médico irá te auxiliar e orientar em todos esses detalhes.

Como fica a cicatriz da Abdominoplastia e quais cuidados devo tomar?

A cirurgia do abdômen resulta em uma cicatriz que contorna a porção inferior do abdome. O tamanho desta cicatriz é proporcional ao excesso de pele retirado da região e varia de acordo com as necessidades de cada paciente.

Um dos cuidados mais essenciais com a cicatriz da abdominoplastia é evitar esforço físico por pelo menos 30 dias após a cirurgia, pois a mesma pode abrir.

A cinta modeladora também é um item imprescindível nos primeiros oito dias. Essa cinta garante a obtenção dos resultados desejados, pois aplica uma pressão na região tratada, auxiliando na redução do inchaço e na sustentação dos tecidos na fase de cicatrização.

Quais benefícios da drenagem linfática após Abdominoplastia?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que tem como principal objetivo estimular o sistema linfático para eliminar o excesso de fluidos do corpo após a cirurgia. Ela ajuda a garantir um pós-operatório mais saudável, rápido e livre de complicações.

Os principais benefícios da drenagem linfática, são: eliminação de líquido e substâncias acumuladas; desintoxicação do organismo; aumento da oxigenação dos tecidos; analgesia, diminuindo dores e desconfortos durante a recuperação; diminuição de edemas e promoção da sensação de bem-estar.

É importante ressaltar que a drenagem linfática deve ser iniciada somente após a recomendação e liberação do seu cirurgião plástico.

Qual a melhor posição para dormir após Abdominoplastia?

Após uma cirurgia ao abdômen orienta-se dormir de barriga para cima, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz. Para um melhor conforto alguns travesseiros são colocados na cabeceira da cama, para que consiga dormir levemente recostada neles.

Além disso, as pernas ficar flexionadas nos primeiros 15 dias. Para isso almofadas são colocadas embaixo das pernas.

Quando é possível realizar exercícios físicos após Abdominoplastia?

O exercício é muito importante para evitar a formação de trombos, sendo recomendado movimentar as pernas e os pés de frequentemente, além de massagear as pernas de manhã e à noite. No caso de se conseguir andar sem desconforto, deve-se caminhar várias vezes por dia, devagar.

exercícios físicos

No entanto, voltar às atividades físicas leve só deve ser feito com 30 dias após a cirurgia, devendo começar por caminhadas, bicicleta ou natação. Musculação ou exercícios abdominais só estão liberados depois de 60 dias, de acordo com a recuperação individual de cada pessoa e retenção médica.

Esses cuidados citados são apenas alguns dos que devem ser realizados no pós-operatório, portanto, em sua consulta com o especialista, ele irá te orientar sobre todos cuidados necessários para o seu caso em especial, pois cada caso é único. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>