Quais cirurgias pode fazer com a Abdominoplastia?

Autor: Dr. Vitor Nunes, 05/01/2022

Você tem vontade de fazer cirurgia plástica do abdômen? Além disso gostaria de resolver outro problema sem passar por mais de um procedimento cirúrgico? Saiba quais cirurgias podem ser feitas junto com a Abdominoplastia.

A Abdominoplastia é um procedimento muito procurado nos dias de hoje, devido à pandemia da obesidade, principalmente por pessoas que apresentaram perda significativa de peso após reeducação alimentar e exercícios físicos, ou após a cirurgia bariátrica.

Entretanto, a maioria das pessoas que têm queixa de flacidez e excesso de pele abdominal, também possuem outras queixas associadas, como acúmulo de gordura localizada ou excesso de pele em outros locais do corpo. Por isso, quando uma consulta especializada e individualizada é realizada previamente com o cirurgião plástico, este já indicará os procedimentos adequados ao seu perfil, podendo associá-los em uma mesma cirurgia a depender de cada caso.

Neste texto, abordaremos algumas das principais cirurgias que podem são realizadas de forma conjunta com a Abdominoplastia.

Lipoaspiração e Abdominoplastia

Lipoaspiração e Abdominoplastia

A Lipoaspiração é o procedimento mais realizado com a Abdominoplastia. Este consiste na eliminação de áreas com depósito de gordura localizada resistentes à prática de exercícios físicos e dieta balanceada. É realizada através da aspiração desta, podendo ser realizada nas bochechas, queixo, pescoço, costas, braços, peitos, cintura, coxas, parte medial do joelho, pernas e tornozelos.

Porém, há um volume máximo e limitado que poderá ser retirado, que corresponde a aproximadamente 5 a 7% do peso corporal total. As principais causas que levam o paciente a procurar por este procedimento são as características genéticas, falta de controle do peso, sedentarismo e falta de atividade física e alimentação inadequada. Portanto, é melhor recomendada e indicada, em geral, para pacientes que possuem regiões com gordura localizada, mas que, sobretudo, têm uma boa alimentação e realizam atividades físicas regularmente.

A lipoaspiração tem seus riscos muito difamados nas redes sociais, mas quando bem indicada e realizada com todos os cuidados e requisitos, esses riscos diminuem. Apesar dos riscos serem mínimos, estes são existentes e podem ser citados como, hematomas, flacidez, seroma, infecção, alteração da sensibilidade, perfuração de órgãos, hemorragia, entre outros.

É importante frisar que a Abdominoplastia e Lipoaspiração não deve ser entendida como uma cirurgia para perda de peso ou como substituta da prática adequada de exercícios físicos. Além disso, essa cirurgia não corrige estrias, a não ser que estas estejam em áreas em que o excesso de pele será retirado.

Lipoescultura e Abdominoplastia

Essa combinação é quando além da retirada de gordura em algumas regiões específicas, redistribui a gordura para áreas como o glúteo, tornando o corpo mais escultural, com uma barriga chapada e um bumbum avantajado.

A combinação da Abdominoplastia e Lipoescultura retira a gordura e flacidez abdominal e dá volume à algumas áreas do corpo.

Lifting e Abdominoplastia

Lifting e Abdominoplastia

O lifting também pode ser realizado em conjunto com a Abdominoplastia. Consiste no remodelamento da região abordada, a qual pode ser, por exemplo, braços, coxas, mamas, face, etc, tornando o contorno corporal mais proporcional com o restante do corpo e dando uma aparência mais tonificada.

As principais causas para a busca do lifting são o envelhecimento, grande perda de peso, fatores hereditários, entre outros. Vale ressaltar que a principal indicação é para pessoas maiores de 18 anos com um peso estável e que tenha regiões do corpo onde haja importante flacidez do tecido, que não são solucionadas apenas com a prática de exercícios físicos. A estabilidade do peso é um dos fatores mais importante e este deve estar presente por pelo menos 6 meses, pois quando realizado antes disso ou diante de oscilações, o resultado final pode ficar comprometido, deixando o paciente insatisfeito.

Os possíveis riscos são dor, infecção, edema, alterações de sensibilidade na pele, cicatriz desfavorável e/ou má cicatrização, necrose de pele, hematoma, entre outros.

Mastopexia e Abdominoplastia

A Mastopexia é outro procedimento que pode ser associado à Abdominoplastia. Consiste na remoção do excesso de pele, no levantamento da mama e no reposicionamento e redução da aréola e do tecido mamário, quando necessário. Há várias técnicas desenvolvidas e aprimoradas atualmente, mas o cirurgião plástico indicará a melhor delas para cada caso, porém as principais técnicas são a técnica periareolar, técnica vertical ou técnica em âncora.

Dentre as principais causas para a realização dessa cirurgia combinada estão o efeito da gravidade, envelhecimento, gravidez, amamentação, mudanças hormonais, ganho e perda de peso, perda de elasticidade da pele e hereditariedade. Em geral, é indicada quando há insatisfação por sensação de mamas pendentes / caídas, insatisfação por sensação de não sustentação das mamas, insatisfação por sensação de perda da forma e volume das mamas, pele flácida, assimetria em relação a posição e altura das mamas, mamilos e aréolas voltados para baixo, aréola larga, entre outras.

Os riscos são semelhantes às demais cirurgias como, dor, infecção, cicatriz desfavorável, alterações de sensibilidade da mama, que pode ser transitória ou permanente, risco em decorrência da anestesia, entre outros.

Mamoplastia de aumento e Abdominoplastia

Há também a Mamoplastia de aumento que pode ser feita no mesmo momento da Abdominoplastia.

Consiste na colocação de uma prótese de silicone na mama, e tem como principal objetivo aumentar o volume e corrigir a forma e simetria, garantindo um melhor contorno corporal e um decote satisfatório.

As principais indicações são quando há desenvolvimento anormal das mamas, dimensões diferentes e assimetria das mamas, insatisfação por perda de volume das mamas decorrente de alguma causa, insatisfação por volume com peito pequeno, desejo de aumentar o tamanho das mamas, desejo de um decote perfeito, entre outras.

Dentro da mamoplastia de aumento, um dos principais receios é a presença de cicatriz na região, porém há várias técnicas, onde a posição do implante e a via de acesso para colocação do mesmo podem ser diferentes em cada indicação. Por isso, é muito importante um vínculo médico-paciente e um diálogo aberto e eficaz para melhor entendimento por ambas as partes.

A posição do implante de silicone pode ser submuscular (abaixo do músculo peitoral maior), subfascial (abaixo da fáscia conjuntiva peitoral) ou subglandular (na frente do músculo peitoral maior e abaixo da glândula mamária).

Além disso, a Mamoplastia de aumento pode ser realizada por diferentes vias de acesso, como via submamária, via transareolomamilar, via transaxilar e via abdominoplastia. No caso da via por abdominoplastia, a cirurgia de mamoplastia é realizada com afastador longo iluminado, o que facilita a confecção dos túneis, amplia o espaço retroglandular e permite boa hemostasia sob visão direta e apresenta como vantagem, resultados satisfatórios, pois há a presença de uma cicatriz abdominal baixa e ausência de cicatrizes nas regiões mamária ou axilar.

Os riscos associados à mamoplastia de aumento são: alterações de sensibilidade da mama, que pode ser transitória ou permanente, dor, infecção, problemas cicatriciais, cápsula fibrosa ao redor do implante, ruptura do implante, entre outras.

Mamoplastia redutora e Abdominoplastia

Por fim, a Mamoplastia redutora também é um procedimento que pode ser feito no mesmo momento que a abdominoplastia. Consiste na remoção do excesso de gordura, de tecido glandular e da pele das mamas. Nesse caso, as indicações vão além da estética, tendo repercussão física corporal, pois proporciona um alívio da dor e das limitações causadas pela mama grande. Ou seja, as principais indicações são: insatisfação com a sensação de mama grande, limitação de atividades do cotidiano, dor nas costas, pescoço e ombro desencadeados pelo peso excessivo das mamas, depressão e fissuras nos ombros causadas pelas alças do sutiã, mama caída e flácida, assaduras e irritação da pele na região do sulco inframamário, baixa autoestima com o próprio corpo, entre outros.

A respeito dos riscos, a maioria envolve os riscos padrões de toda e qualquer cirurgia como, dor, infecção, cicatriz desfavorável, capacidade de amamentar prejudicada, alterações de sensibilidade da mama, que pode ser transitória ou permanente, risco em decorrência da anestesia, entre outros.

Independente de qual associação é feita entre essas cirurgias, alguns cuidados tanto no pré quanto no pós-operatório são semelhantes e devem ser realizados rigorosamente para que haja o melhor resultado possível conforme o esperado.

O preparo e planejamento do pré-operatório consistem em: avaliação da condição médica atual, alergia medicamentosa e passado médico, realização de exames laboratoriais, ajuste de dose de determinados medicamentos, evitar ou interromper o uso de aspirina e anti-inflamatórios, entre outros.

Alguns cuidados do pós-operatório que devem ser realizados são de curto prazo como evitar esforço físico intenso, evitar exposição solar, usar malhas compressivas, higienizar a ferida operatória, seguir as prescrições médicas, retornar em consultas conforme orientado; já outros cuidados são de longo prazo como fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física regularmente, entre outros. Porém, um cuidado não é menos importante que outro, e todos devem ser seguidos conforme orientação médica para que o resultado seja eficaz e duradouro.

Os resultados da Abdominoplastia combinada com outra cirurgia são duradouros, desde que o paciente mantenha um estilo de vida saudável. Isso inclui manter um peso estável, fazer exercícios regulares e seguir uma dieta equilibrada. Com os cuidados adequados, os resultados podem ser mantidos por muitos anos.

Lembre-se sempre de se consultar um cirurgião plástico experiente para discutir suas opções e expectativas em relação à Abdominoplastia e outra cirurgia que possa ser realizada ao mesmo tempo. Estes procedimentos podes proporcionar uma transformação significativa, mas é importante estar bem informado antes de tomar uma decisão.

Neste texto, abordamos somente algumas possibilidades cirúrgicas que podem ser combinadas com a cirurgia plástica do Abdômen. Se você está considerando realizar esse sonho da Abdominoplastia e deseja discutir suas opções para outras queixas, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.

Marcar uma consulta é o primeiro passo em direção ao seu novo visual e à melhoria de sua qualidade de vida. Estamos ansiosos para ajudá-lo a alcançar os resultados que deseja. Entre em contato conosco para agendar sua consulta.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>