Deseja realizar uma cirurgia plástica para reduzir a flacidez do braço, mas tem dúvidas sobre o procedimento? Quer saber mais sobre o assunto? A Braquioplastia, também conhecida como Lifting dos braços vem ganhando cada vez mais adeptos. É uma cirurgia plástica com o intuito de corrigir a flacidez no braço e evitar constrangimento na hora de dar o famoso “tchauzinho”.
Por ser uma área do corpo bastante exposta, o acúmulo de gordura e a flacidez da pele podem alterar o aspecto dos braços, de uma forma incômoda a ponto das pessoas se recusarem a usar roupas mais decotadas ou mangas curtas.
Em vista disso, recomendada para corrigir a flacidez e o excesso de pele, a Braquioplastia permite remover a pele em excesso, resultando num braço com um contorno mais definido. Esse excesso de pele é muitas vezes proveniente de fatores genéticos, envelhecimento ou a perda brusca de peso. Dessa forma, a pele do braço perde elasticidade, fica flácida e em excesso. Por vezes, acompanha-se com acumulação exagerada de gordura.
Leia o artigo abaixo e saiba mais sobre o assunto.
O que é e como funciona a Braquioplastia (Lifting dos braços)?
A Braquioplastia é uma cirurgia plástica feita com finalidade de corrigir o excesso de pele e a flacidez nos braços, principalmente na região do posterior dos braços (tríceps), evitando o incômodo ao balançar do braço, no famoso “tchauzinho”. O procedimento cirúrgico pode ou não estar associado à lipoaspiração, quando há um acúmulo de gordura no local. Caso haja apenas excesso de pele ou flacidez, apenas a Braquioplastia é necessária.
A técnica da Braquioplastia envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso, para eliminar a flacidez do local. A incisão é realizada geralmente na região axilar. Entretanto, isso só é possível quando o excesso de pele é pequeno. Nos casos em que há um excesso de pele maior juntamente com excesso de gordura, pode associar-se a lipoaspiração dos braços. Nessas situações, é necessário realizar uma cicatriz longitudinal, ao longo do braço, que fica escondida na parte “de dentro” do braço.
Além disso, a Braquioplastia pode ser feita, em simultâneo, com outros procedimentos, como Mamoplastia de redução, Mastopexia, Abdominoplastia ou Lipoaspiração.
Apesar de não ser possível fazer uma Braquioplastia sem cicatrizes, as técnicas mais recentes permitem escondê-las facilmente, de forma a que estas não sejam visíveis quando se usa roupas com manga curta. Além disso, ficam menos evidentes com o passar do tempo, a depender a cicatrização de cada indivíduo.
O tamanho da cicatriz é proporcional ao excesso de pele e gordura e à flacidez cutânea. Quanto maior o excesso de pele, maior será a cicatriz.
A duração da cirurgia dependerá do procedimento a ser realizado. Quando é feito somente o lifting da pele, dura de 2 a 4 horas, dependendo da quantidade e extensão do excesso de pele a ser retirado. O tempo cirúrgico poderá ser maior caso haja a realização de outros procedimentos ao mesmo tempo, como lipoaspiração ou mamoplastia. Procedimentos menores podem permitir a alta no mesmo dia, em alguns casos.
Quais indicações da Braquioplastia?
A Braquioplastia é um procedimento indicado para pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso através de dietas, exercícios físicos ou cirurgia bariátrica e ficaram com os braços flácidos ou excesso de pele. Isso acontece porque a pele dessa região é fina e não é muito elástica. Uma vez distendida com o ganho de peso, a gordura faz com que a área fique curva. Dessa forma, mesmo após emagrecer novamente, a pele não volta ao estado original, tornando-se flácida.
Além disso, é indicada à pacientes que tenham predisposição genética à flacidez ou que tenham adquirido essa condição com o envelhecimento. Para realização da Braquioplastia, assim como de outras cirurgias plásticas, recomenda-se que o paciente esteja em boas condições de saúde, não seja fumante, que não esteja acima do peso e que não tenha nenhuma doença que aumente os riscos da cirurgia ou que prejudique a cicatrização das incisões.
Pode ser feito no consultório?
Como qualquer cirurgia plástica, a Braquioplastia não está isenta de riscos. Apesar das novas tecnologias, a Braquioplastia é um procedimento que não pode ser feito em consultório médico, necessitando de anestesia geral. Mesmo sendo um tratamento tecnicamente simples, exige-se uma estrutura adequada para a sua aplicação, com recursos disponíveis, garantindo a segurança do paciente.
Quais possíveis complicações ao realizar a Braquioplastia?
Como todas as cirurgias, a Braquioplastia também apresenta possíveis complicações. Entre elas estão os hematomas, infecções e irregularidades na pele. No entanto, uma boa forma de atenuar os riscos é através da escolha do profissional responsável pelo procedimento e realizar as consultas pré e pós-operatórias. É indicado que para qualquer tipo de cirurgia plástica se opte por profissionais com ampla experiência na área e que, além disso, sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Como é o pós-operatório da Braquioplastia?
Existem alguns cuidados que precisam ser seguidos após a realização da Braquioplastia. O pós-operatório exige bastante atenção, a fim de se evitar possíveis complicações, como a deiscência da incisão, que é a abertura da cicatriz operatória.
Dessa forma, o paciente deverá tomar cuidado com a movimentação dos braços nas primeiras semanas. Além destes cuidados, recomenda-se ficar sem levantar os braços por um período médio de 21 dias, usar malha elástica compressiva por 1 mês, evitar movimentos intensos com os braços nas primeiras semanas, evitar carregar pesos excessivos e evitar exposição ao sol na região operada. A drenagem linfática também é indicada para melhorar o conforto e redução do edema.
O resultado final da Braquioplastia só será visível entre 4 a 6 meses após a cirurgia, quando o edema já estiver resolvido, sem equimoses (“nódoas negras”) e a pele já tiver adquirido a sua tonicidade habitual.
Como ficam as cicatrizes da Braquioplastia?
Um questionamento comum ao realizar qualquer cirurgia plástica é como ficarão as cicatrizes. Entretanto as cicatrizes da Braquioplastia dependerão da espessura da pele dos braços e por serem em uma parte do corpo que é muito movimentada, podem ser um pouco evidentes. Sua extensão dependerá do grau de flacidez ou pele em excesso do paciente. Normalmente as cicatrizes ficam localizadas na axila e se estendem para a parte interna do braço, locais escondidos e facilmente cobertos por camisetas ou blusas.
Medidas como evitar movimentar muito os braços no pós-operatório ou forçar a cicatriz ajudam a amenizar sua aparência. Após a cicatrização completa do local existem tratamentos estéticos, tais como, laser e peelings, que amenizam o aspecto da cicatriz.
Qual o preço de uma Braquioplastia?
O valor da Braquioplastia pode variar conforme alguns fatores como, a técnica utilizada, a experiência e honorários do seu cirurgião, da equipe médica, do local em que será realizado o procedimento, do hospital escolhido, das medicações prescritas, dos exames realizados, entre outros.
Para saber o valor correto, é necessário realizar uma consulta individualizada com o cirurgião plástico, pois assim será possível avaliar quais áreas serão abordadas, o volume necessário a ser retirado, entre outros fatores.
Conclusão
A Braquioplastia é um procedimento capaz de mudar, não só o formato dos braços, como também resgatar a autoestima e trazer mais satisfação com o próprio corpo. Essa cirurgia vai além da estética, proporcionando melhorias tanto mentais quanto físicas. Se você está sofrendo desconforto físico ou emocional devido àquela gordurinha localizada no braço, a Braquioplastia pode ser uma opção transformadora em direção ao bem-estar e à confiança.
Neste texto, abordamos somente alguns dos principais pontos a respeito da Braquioplastia. Se você está considerando realizar esse sonho e deseja discutir suas opções ou obter uma avaliação personalizada, estamos aqui para ajudá-lo. Nossa equipe de cirurgia plástica está comprometida em fornecer cuidados de alta qualidade e resultados especializados.
Embora este artigo forneça informações esclarecedoras sobre a Braquioplastia, a decisão sobre qual procedimento realizar deve ser tomada em conjunto com um cirurgião de confiança. Todas as informações aqui citadas não substituem a consulta médica, onde o profissional explicará detalhadamente cada aspecto do procedimento, esclarecendo dúvidas específicas. Recomenda-se procurar um médico cirurgião plástico, agendar uma consulta e passar por uma avaliação especializada.