Lobuloplastia: cirurgia plástica para orelha rasgada

Autor: Dr. Vitor Nunes, 09/05/2022

Você tem ou conhece alguém com o furo da orelha rasgado ou com alargamento? Tem vontade de fazer uma cirurgia plástica, mas tem dúvidas sobre o procedimento? Apesar de ser uma região mais discreta, quando pensamos no rosto como um todo, as orelhas fazem parte da harmonização facial e merecem cuidados especiais.

O uso de brincos pesados por muito tempo, alargadores ou características específicas de cada tipo de pele, pode gerar alargamento do seu orifício ou até mesmo abertura de todo o lóbulo da orelha. Isso pode ser corrigido com o procedimento para reconstrução do lóbulo da orelha, também chamado Lobuloplastia – a cirurgia plástica que remodela as orelhas.

As lacerações da orelha podem acontecer de forma parcial, quando não há um rasgo completo da orelha ou total, quando o furo é rasgado completamente, partindo o lóbulo ao meio.

Não é considerado um problema grave de saúde, porém a laceração do lóbulo da orelha pode interferir na estética e assim afetar a saúde emocional, por isso é importante ser levada a sério. Portanto, a Lobuloplastia é um procedimento cujo intuito é o de corrigir o lóbulo lesionado por conta do uso de acessórios muito pesados ou grandes. Além disso, também pode ser empregado no tratamento de malformações ou em caso de acidentes e traumas que afetem essa área. Leia o artigo abaixo e saiba mais sobre a Lobuloplastia.

O que é a Lobuloplastia?

O que é a Lobuloplastia?

A Lobuloplastia – cirurgia para reparar orelhas rasgadas – é indicada para pacientes que desejam fechar a laceração no lóbulo da orelha, ou para aqueles que não possuem o rasgo, mas o furo do lóbulo da orelha está alargado.

O lóbulo da orelha, localizado na região inferior da orelha, é aquela estrutura molinha que fica na parte inferior das orelhas, é uma área sensível e delicada do corpo, composto por pele e gordura, não havendo músculos ou cartilagem para auxiliar no sustento de pesos. Dessa forma, além dos efeitos do tempo, como a flacidez da região, o uso de brincos muito pesados ou piercings, o uso de alargadores pode provocar a abertura da área, ocasionando a orelha rasgada. Ainda assim, outro fator importante é a predisposição individual para a ocorrência de rasgos na orelha, existem pessoas que desenvolverão o problema mesmo com uso de brincos mais leves.

Para quem a Lobuloplastia é indicada?

A Lobuloplastia é indicada para pessoas que se incomodam com o alargamento, fenda parcial ou rasgo total do lóbulo da orelha. Geralmente para mulheres que tiveram o uso prolongado de brincos grandes e pesados e querem recuperar o furo; acidentes em que houve uma tração for muito forte que danificou o lóbulo; deformidades genéticas como formato anormal ou assimetrias.

Essa cirurgia também é recomendada para pessoas que já usaram alargadores e atualmente não se identificam e não desejam mais fazer uso do mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, apenas parar de usar esses artigos para que a orelha consiga uma cicatrização natural não é suficiente.

De modo geral, para fazer uma Lobuloplastia não existem contraindicações, mas, apenas um médico especializado pode fazer a recomendação adequada para cada caso.

Como é feita a cirurgia de Lobuloplastia?

A Lobuloplastia é considerada uma pequena cirurgia e simples, podendo ser feita no próprio consultório médico. É um procedimento realizado com anestesia local no lóbulo a ser corrigido, e após alguns minutos a cirurgia tem início. Entretanto, para pacientes que não desejam apenas a anestesia local, pode ser associada a sedação na veia, mas para isso é necessário que a cirurgia seja realizada em ambiente hospitalar com a presença do médico anestesista. Desta forma, o paciente não tem nenhuma dor no local a ser operado. Podem ser corrigidas as duas orelhas no mesmo ato cirúrgico.

Dando continuidade, o cirurgião plástico faz incisões na área, a fim de contornar a orelha rasgada. Logo, elas variam de acordo com o tamanho do alargamento do lóbulo e demais características. Se for apenas um pequeno alargamento do furo de brinco, o cirurgião poderá apenas retirar a pele em volta do furo e fazer uma sutura para fechar o buraco criado pelas incisões. Entretanto, caso se trate de uma orelha rasgada completamente, bem como em casos de furos muito amplos devido ao uso de alargadores de orelha, serão necessárias incisões e suturas maiores, consequentemente com cicatrizes maiores.

Após as incisões, é feita a união das bordas do tecido da orelha por pontos de sutura, usando fios não absorvíveis, com a finalidade de corrigir a fenda ou diminuir o furo. O procedimento dura em torno de 1h. Os pontos da cirurgia são retirados de 10 a 14 dias, e após o período de recuperação um novo furo poderá ser feito na orelha para o uso de brincos.

Ao terminar o procedimento, o paciente pode voltar para a casa no mesmo dia, caso esteja em boas condições. Após a cirurgia, a paciente vai para casa com um pequeno curativo no lóbulo operado, dependendo da necessidade de controlar sangramentos no pós-operatório. O cirurgião irá orientar os cuidados com cada tipo de curativo, em cada caso.

É importante lembrar que, mesmo sendo de pequeno porte, a Lobuloplastia é uma cirurgia plástica, devendo ser feita por um profissional qualificado e após uma consulta médica completa, com exames pré-operatórios para atestar a saúde da paciente, caso seja necessário.

Quais cuidados pré-operatórios da Lobuloplastia?

Quais cuidados pré-operatórios da Lobuloplastia?

Um dos pontos cruciais no pré-operatório é a autoestima do paciente. Dessa forma, quando o aspecto da orelha causa repercussões negativas na vida do paciente recomenda-se a Lobuloplastia.

Antes da decisão pela Lobuloplastia, é muito importante a marcação de uma consulta inicial. É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar o procedimento mais adequado. A melhor forma para esclarecer dúvidas e adotar uma postura mais tranquila e confiante em relação ao procedimento é conversando sobre sua cirurgia plástica que será realizada.

São nessas consultas que se deve discutir com o cirurgião como ficarão os lóbulos das orelhas depois de operadas, ficar ciente do tipo de incisão e a anestesia. É importante evitar tomar aspirina ou qualquer remédio contendo ácido acetil salicílico, vitamina E ou qualquer tipo de complexo vitamínico, medicação homeopática ou floral, pelo menos nas duas semanas que antecedem à cirurgia, pois poderão interferir no processo de coagulação e causar sangramentos. Outro cuidado é não fumar nos 15 dias que antecedem a cirurgia e nas duas semanas de pós-operatório, pois poderá haver retardo da cicatrização.

No dia do procedimento cirúrgico é recomendado que não se use cremes ou maquiagem, portar roupas confortáveis e folgadas, que não precisem ser colocadas pela cabeça. Traga uma pequena bolsa com objetos de uso pessoal. Não ir usando brincos, anéis, alianças, piercings, etc., pois se não puderem ser retirados a cirurgia não poderá ser realizada.

Como é o pós-operatório da Lobuloplastia?

A Lobuloplastia é considerada um procedimento cujo pós-operatório é praticamente indolor e de rápida recuperação. O paciente pode retornar de imediato às suas atividades cotidianas, não necessitando de repouso.

Orienta-se a retirada dos pontos em média após 10 dias da cirurgia, apresentando uma boa aparência com 2 semanas. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma ficar quase imperceptível.

Nos primeiros dias após a cirurgia pode haver um pequeno inchaço e equimose local, que costuma ser autolimitado e regredir com uma semana. É possível disfarçar os pontinhos e o roxo no lóbulo com o uso de fitas curativas da cor da pele. No primeiro mês de pós-operatório o paciente é orientado a evitar a exposição direta ao sol e utilizar filtro solar, evitando dificultar a cicatrização.

Após completa cicatrização, é possível realizar um novo furo no lóbulo operado, caso o paciente deseje, porém deve ser evitada a linha da cicatriz, para que diminuam as chances do surgimento de um novo rasgo no lóbulo.

A Lobuloplastia, portanto, é um dos pequenos procedimentos que podem ser realizados por cirurgiões plásticos em seus consultórios e pode trazer resultados excelentes em caso de lesões ou problemas na região.

Como ficam as cicatrizes da Lobuloplastia?

Como qualquer cirurgia, existirão cicatrizes que ficarão visíveis, porém, na maioria das vezes, discretas. É fundamental seguir as orientações de cuidados pós-operatórios fornecidas pelo médico para promover uma cicatrização adequada. Dentre os cuidados devem-se manter a área limpa, aplicar pomadas cicatrizantes e evitar atividades que possam tensionar o lóbulo da orelha.

A aparência da cicatriz após uma Lobuloplastia pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, geralmente, a cicatriz resultante é pequena e discreta. Os cirurgiões plásticos costumam realizar incisões cuidadosamente e suturá-las de maneira delicada, deixando a cicatriz bem discreta.

Em quanto tempo verei resultados?

Em quanto tempo verei resultados?

Os pontos devem ser retirados após 10 dias do procedimento. Ao decorrer do tempo haverá uma recuperação natural da orelha, podendo haver hematomas ou inchaço na região. Será possível ver o resultado final em até 03 meses.

Quais os riscos da Lobuloplastia?

Os riscos gerais de todas as cirurgias plásticas variam de acordo com características específicas de cada paciente, como idade, comorbidades, peso, tabagismo, uso de medicamentos e fatores genéticos. Dessa forma, a consulta pré-operatória é imprescindível para minimizar os riscos.

As complicações e riscos do procedimento da Lobuloplastia são raros, porém quando ocorrem, os mais relevantes são a má cicatrização, deiscência (abertura dos pontos), inflamação e infecção.

Posso usar brincos após a Lobuloplastia?

Posso usar brincos após a Lobuloplastia?

Após realizar uma Lobuloplastia, geralmente é necessário aguardar o período de cicatrização antes de usar brincos novamente. O tempo de cicatrização pode variar de pessoa para pessoa e do procedimento realizado. Em média, esse processo de cicatrização dura em torno de 60 dias para ficar completo.

Antes de usar brincos é importante discutir com o seu cirurgião plástico, pois somente ele poderá fornecer recomendações específicas com base no seu caso individual.

Embora este artigo forneça informações esclarecedoras sobre a Lobuloplastia como alternativa à Cirurgia Plástica da Orelha, a decisão sobre qual procedimento realizar deve ser tomada em conjunto com um cirurgião de confiança.

Todas as informações aqui citadas não substituem a consulta médica, onde o profissional explicará detalhadamente cada aspecto do procedimento, esclarecendo dúvidas específicas. Recomenda-se procurar um médico cirurgião plástico, agendar uma consulta e passar por uma avaliação especializada.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>