Ao pensar em fazer uma cirurgia plástica, a escolha do Cirurgião Plástico é o primeiro passo para a realização de um procedimento bem-sucedido. Essa escolha e busca demanda atenção e é preciso pesquisar bastante na hora de escolher selecionar o profissional para realizar a sua cirurgia. Primeiramente, recomenda-se verificar as titulações e certificações para ter certeza de que o médico é especialista em Cirurgia Plástica. Para garantir que ele passou por treinamento na área, é preciso que o Cirurgião Plástico seja um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Dessa forma, a SBCP é uma grande protagonista no cenário da Cirurgia Plástica no Brasil.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) foi fundada em 1948, em São Paulo, com o objetivo de promover a especialidade e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil. Desde esse período, a SBCP vem incentivando o avanço na qualidade e eficiência dos atendimentos a pacientes, promovendo treinamento de alto padrão e oferecendo educação continuada aos seus membros.
Hoje, a SBCP tem sua sede Nacional em São Paulo e 21 Regionais em 20 capitais do país. É composta por aproximadamente 6.700 cirurgiões plásticos, entre titulares, associados e aspirantes a membros.
Para ser associado na SBCP, o interessado deve ser médico com especialização de no mínimo dois anos em cirurgia geral, três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP ou MEC, prestar e ser aprovado em prova escrita e oral, para então se tornar membro especialista em Cirurgia Plástica.
Na SBCP existem as diretorias que fazem parte da gestão, são eleitas por votos dos membros para uma administração de dois anos. Periodicamente, são promovidos encontros científicos exclusivos para seus associados, dentre eles cinco Jornadas Científicas e um Congresso por ano, servindo de atualização dos conhecimentos científicos para os cirurgiões plásticos, por meio de atividades, como conferências e cirurgias ao vivo. A missão maior da SBCP vai além da formação médica contínua, tem a missão também de aumentar o reconhecimento da atividade do profissional que atua na cirurgia plástica, contribuindo efetivamente para a melhoria das suas condições de trabalho, além de proporcionar a melhoria e o acesso aos serviços por ele prestados.
Além do estímulo ao desenvolvimento científico, a SBCP possui também o estímulo no âmbito social. Desde 2013 a Fundação IDEAH (Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária) foi criada, de cunho exclusivamente social, e tem como finalidade contribuir para o bem da comunidade. A Fundação IDEAH tem por objetivo estimular o estudo da cirurgia plástica assim como facilitar a realização de cirurgias plásticas reparadoras na população carente. Uma das aplicações desses objetivos são nos eventos científicos, no qual a Fundação IDEAH organiza junto à secretaria de saúde local e a regional da SBCP, um mutirão de cirurgia plástica reparadora para beneficiar pessoas que aguardam por algum procedimento na rede pública de saúde. Alguns procedimentos como resolução de fissuras labiopalatinas, queimaduras, câncer de pele, reconstrução mamária e orelhas em abano, são realizados.
Assim, escolher um Cirurgião Plástico associado à SBCP é um caminho essencial para a realização de uma cirurgia plástica com segurança. Os profissionais com respaldo da SBCP também têm a garantia de operar apenas em instalações médicas credenciadas e estarem submetidos a um estrito código de ética, além de serem aptos a realizar tanto Cirurgias Plásticas Estéticas quanto reparadoras.
Além das titulações, também deve ser levada em conta a capacidade técnica e científica comprovada do Cirurgião Plástico, a experiência adquirida ao longo da carreira e uma boa relação com os pacientes. Dessa forma, a cirurgia plástica é uma escolha pessoal e deve ser feito por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar encaixar uma imagem ideal. Portanto, a cirurgia plástica envolve muitas escolhas, e uma das mais importantes é selecionar o cirurgião plástico de confiança.
Você sabe a diferença entre membro associado e membro titular na Associação Brasileira de Cirurgia Plástica?
Os membros Titulares da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica são aqueles que fazem parte do conselho e tem poder de decisão na associação.
Já os membros Associados pagam uma mensalidade para fazer parte da associação e atendem seus pacientes submetidos às regras impostas pela associação. Caso seja verificado que um associado descumpriu alguma regra da associação ele será avaliado pelo conselho de membros titulares para ver qual providência será tomada. Por isso a importância da escolha adequada de um cirurgião plástico membro da SBCP.
Além disso, os médicos cirurgiões plásticos devem estar cadastrados no SBCP, e dentro da sociedade existem 4 categorias:
- Membro Residente: Ainda está em formação e não pode realizar cirurgias sozinho ou ter consultório próprio.
- Membro Aspirante: é quando o médico é graduado por uma faculdade de medicina reconhecida e completou no mínimo mais cinco anos de residência médica regular, sendo dois em Cirurgia Geral e três em Cirurgia Plástica, mas ainda não fez a prova de título. Dessa forma, o cirurgião reúne condições e pré-requisitos para então prestar a prova para obtenção do Título de Especialista, expedido pela SBCP e que envolve exames escritos e orais, além de avaliação curricular. Somente a partir da aprovação, o médico é considerado um Especialista em Cirurgia Plástica, passando a ocupar a categoria de Membro Associado.
- Membro Associado da SBCP: recebe o título após realização e aprovação de avaliações para obtenção de título especialista em Cirurgia Plástica. É membro pleno e está habilitado a todo tipo de procedimento. Deve frequentar congressos e cursos para atualização, pois o Conselho Federal de Medicina (CFM) determinou que os títulos não serão mais vitalícios, mas devem ser revalidados de tempos em tempos.
- Membro Titular da SBCP: é a categoria mais elevada da SBCP. Após um intervalo mínimo de 2 anos como membro associado, o cirurgião pode se submeter a um concurso que envolve a apresentação de trabalho científico para uma banca examinadora com uma rigorosa avaliação curricular do candidato.
Dessa maneira, a escolha de um cirurgião no qual confia para realização de uma cirurgia plástica é imprescindível e ao decidir pela realização de uma cirurgia o paciente deve buscar profissionais qualificados. Assim, procure um profissional capacitado no qual fique à vontade para esclarecer todas as dúvidas.