Tipos de Ritidoplastia

Autor: Dr. Vitor Nunes, 18/07/2022
Saiba mais sobre Lifting facial e procedimentos estéticos

Leu o artigo anterior sobre Ritidoplastia (Lifting facial) e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a Ritidoplastia (Lifting facial) pode mudar no seu rosto? Sabe os tipos dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.

A aparência flácida do rosto pode causar incômodo em muitas pessoas. Em vista disso, o aparecimento de rugas e flacidez no rosto são umas das causas mais comuns que levam pacientes a procurar a Ritidoplastia (Lifting facial).

A autoestima, a saúde e o bem-estar da mulher podem ser afetados por conta desse desconforto e é nesse momento que surge a cirurgia da face.

Ritidoplastia é o nome genérico para alguns tipos de procedimentos na região da face e pescoço. Dessa forma, existem vários tipos de Ritidoplastia (lifting facial) e variam de acordo com as indicações e individualidade de cada paciente. Para identificar o tipo de lifting facial mais indicado para seu caso, é fundamental passar pela avaliação individualizada de um cirurgião plástico. Esse procedimento se classifica em Ritidoplastia do terço inferior, Ritidoplastia do terço médio e Ritidoplastia frontal.

Ritidoplastia do terço inferior

A Ritidoplastia (Lifting facial) do terço inferior tem como objetivo promover o rejuvenescimento da parte inferior da face. É indicado para amenizar “bigode chinês”, “linhas de marionete” que se formam entre os cantos da boca e o queixo, flacidez e excesso de pele nas bochechas, linha da mandíbula, papada e pescoço. Durante o procedimento os tecidos conjuntivos e muscular subjacente são reposicionados, a pele é esticada e seu excesso é removido. O procedimento é feito com anestesia geral, tem duração média de três horas e a cicatriz é disfarçada pelo couro cabeludo. 

O procedimento no terço inferior pode estender-se para realizar também o lifting do pescoço, através de uma pequena incisão sobre o queixo, proporcionando um rejuvenescimento ainda mais amplo.

Ritidoplastia do terço médio

Uma das regiões da face que costuma a apresentar flacidez primeiro é a região do terço médio da face.  A Ritidoplastia (Lifting facial) dessa região é recomendada quando visa corrigir imperfeições da região das bochechas, rugas que possam surgir na área das pálpebras e, também, o sulco naso-labial, conhecido como “bigode chinês”.

Para realização do procedimento, o especialista reposiciona as bolsas de gordura identificadas na face do paciente e também remove o excesso de pele.

Uma das associações comuns as serem feitas com a Ritidoplastia (Lifting facial) do terço médio é com a Blefaroplastia (Cirurgia das pálpebras), que consiste na correção das pálpebras e, assim como a Ritidoplastia (Lifting facial), também está relacionada ao envelhecimento.

Ritidoplastia Frontal 

Também chamado de Lifting Frontal, esse tipo de Ritidoplastia (Lifting facial) é realizado quando o objetivo é amenizar linhas e marcas de envelhecimento na região da testa, na dobra glabelar (região entre as sobrancelhas) e queda das sobrancelhas, conferindo um aspecto de cansaço no rosto. 

Nessa técnica o cirurgião plástico realiza uma incisão de orelha a orelha pela parte superior da cabeça. Após a incisão, a região frontal é dissecada, separando a pele e o músculo do osso, sendo possível a remoção de pequenas áreas da estrutura interna para interromper a atividade muscular normal que favorece as linhas de expressão, sem interferir na mímica facial. Por fim, o tecido é tensionado e a pele excedente é removida, para tratar a flacidez. 

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação e durar de uma a três horas. 

Quais os benefícios da Ritidoplastia (Lifting facial)?

A principal vantagem após a realização da Ritidoplastia (Lifting facial), comode outras cirurgias plásticas é a melhora da autoestima e estética. Essa é a principal vantagem e também motivo pelo qual boa parte dos pacientes opta pelo procedimento. Por meio deste, elimina-se o aspecto de “envelhecimento” e melhora a proporção com o restante do rosto.

Como é o pós-operatório da Ritidoplastia (Lifting facial)?

Lifting facial

Independentemente do tipo de Ritidoplastia (Lifting facial) realizado, o pós-operatório é o mesmo. 

No geral, o pós-operatório da Ritidoplastia (Lifting facial) é bem tolerado e sem complicações, desde que sejam seguidas todas as recomendações médicas. Nos primeiros dias é como surgir algum inchaço e hematomas, que gradativamente irá diminuir. Com aproximadamente 5 dias retira-se os pontos e o paciente retorna às suas atividades sociais e laborais. É importante ressaltar que a cicatrização completa pode levar 30 dias e que o resultado final pode levar 3 meses.

Logo após a cirurgia é recomentado repouso nas horas seguintes, tomar os medicamentos prescritos, cuidados de higiene, não realizar esforços físicos que possam comprometer o local. Além disso, nas 2 semanas seguintes é recomendado colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço; bem como dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo; utilizar óculos de sol para proteger da luz solar; não utilizar maquiagem nos olhos; sempre utilizar protetor solar para uma melhor cicatrização. 

Para acelerar a recuperação e para que a pessoa possa voltar às suas atividades diárias mais rápido é recomendado realizar fisioterapia dermato-funcional para combater o inchaço e remover os hematomas, desde que indicado pelo médico.

É importante ressaltar que esses cuidados devem ser tomados durante no mínimo 15 dias, e a consulta pós-operatória faz parte desse período de recuperação. Após esse período de recuperação, o paciente terá uma vida perfeitamente normal, mantendo, porém, os cuidados atrás descritos. 

O resultado definitivo é alcançado em média após 6 meses da realização do procedimento, esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer. Após a cicatrização, as linhas de incisão do lifting ficam escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto.

Vale ressaltar também que os resultados podem variar de acordo com a idade, peso, sexo, tipo de pele, entre outros fatores. As pessoas que se interessam por essa cirurgia precisam ter boa saúde física e boa elasticidade da pele.

Esse texto traz informações gerais acerca da Ritidoplastia (Lifting facial), porém é necessário o agendamento de uma consulta individualizada com um médico cirurgião plástico para melhor avaliação de cada caso. Agende uma consulta especializada e esclareça todas as dúvidas.


Dr. Vitor Nunes

Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico

RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

FALE
CONOSCO

0 of 350
>