Leu algum artigo anterior sobre o que é Maxtopexia e se interessou sobre o assunto? Você tem ideia do que a Mastopexia pode mudar no seu corpo? Sabe as indicações pré e pós-operatórias dessa cirurgia? Se você tem curiosidade sobre o assunto, saiba mais lendo o artigo abaixo.
A Mastopexia, também conhecida como Lifiting de mama ou mamoplastia, é uma cirurgia que tem como objetivo reverter o caimento natural dos seios, reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original.
Principalmente as mulheres sempre se preocupam com o seu autocuidado, e isso já começa quando ela busca o médico com o objetivo de realizar um procedimento em prol da sua melhoria, assim, o cuidado com si mesma antes e após a realização da Mastopexia não seria diferente. Portanto, para realização do procedimento é necessário seguir algumas orientações até liberação médica, e essas recomendações são importantes, pois o resultado final e a longo prazo depende desses cuidados.
Cuidados pré-operatórios da Mastopexia
Antes da decisão pela Mastopexia é muito importante a marcação de uma consulta inicial. É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar a combinação de procedimentos cirúrgicos mais adequada, cabe ao cirurgião plástico avaliar a paciente. A melhor forma para esclarecer dúvidas e adotar uma postura mais tranquila e confiante em relação ao procedimento é conversando sobre sua cirurgia plástica que será realizada.
Além da conversa nas consultas pré-operatórias existem algumas orientações, muitas vezes comuns às demais cirurgias plásticas.
Dentre essas orientações estão:
- Evite dietas radicais nas semanas que antecedem a cirurgia. Recomenda-se optar por uma alimentação equilibrada com carnes magras, carboidratos integrais, legumes, verduras e frutas;
- Tome bastante líquido, principalmente nos dias anteriores à cirurgia;
- Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera do procedimento;
- Não fumar pelo menos 4 semanas antes e 4 semanas após a cirurgia;
- Interromper o uso de anti-inflamatórios;
- Não ingerir Ginkgo biloba, Arnica, AAS, medicamentos para emagrecer ou termogênicos nas semanas anteriores ao procedimento. É importante informar à equipe todas as medicações utilizadas.
- Respeitar o jejum orientado pelo anestesista;
- Comparecer ao hospital com acompanhante, portando documentos pessoais, todos os exames realizados no pré-operatório e objetos de uso pessoal.
Dessa forma, torna-se imprescindível as consultas pré-operatórias, nas quais o paciente deve tirar todas suas dúvidas antes da realização da cirurgia e o cirurgião deve ser claro e objetivo, contando tudo o que o paciente precisa saber. Essa relação vai garantir o esclarecimento de todas as informações necessárias, tanto por parte do paciente como do médico.
Cuidados pós-operatório da Mastopexia
Os cuidados pós-operatórios da Mastopexia são essenciais. Não seguir as orientações pode trazer riscos e comprometer o resultado final.
As principais recomendações pós-operatórias da Mastopexia são:
– Evitar exposição solar durante 3 meses após a Mastopexia
O sol é um dos vilões no pós-operatório de qualquer cirurgia plástica, pois sua ação na cicatrização pode trazer repercussões indesejadas. A exposição solar pode agir na pele mais sensível após cirurgia, dificultando a recuperação completa, gerando um processo de pigmentação exacerbado, tornando a cicatrização hiperpigmentada e com aspecto escurecido e pode causar uma vasodilatação sanguínea tendo como consequência edema e dor. Além disso, caso haja algum hematoma decorrente da cirurgia, com a exposição solar, esse hematoma pode se pigmentar na pele e ficar manchada como tatuagem. Frente a isso, recomenda-se ter cuidados com a exposição solar por no mínimo 30 dias após o período cirúrgico para que o resultado da cicatrização seja mais efetivo e com boa aparência, mas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda como ideal evitar longas exposições por um período de 3 meses. Para isso, pode-se utilizar protetores solares com alto FPS, além de cobrir a região com roupas e se possível mantê-la hidratada.
– Evitar fumar após a Mastopexia
O fumo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicações no período pós-operatório e necessidade de cuidados intensivos. O cigarro possui milhares de substâncias nocivas ao corpo humano, as quais interferem no processo de cicatrização de qualquer lesão, além dos outros malefícios.
Na Mastopexia, assim como nas demais, há abertura da pele com posterior sutura, e, portanto, no pós-operatório, a cicatrização é um dos processos que mais requer cuidado. Assim, estudos recomendam fortemente que o fumo seja cessado pelo menos 4 semanas antes da realização da cirurgia, pois esse é o período necessário para que o corpo consiga reestabelecer sua defesa e reduzir as possíveis complicações no pós-operatório.
– Realizar uma alimentação saudável após a Mastopexia
Uma alimentação adequada deve ser muito priorizada no pós-operatório, mas a longo prazo também, pois uma dieta balanceada com nutrientes adequados garante saúde, qualidade de vida e longevidade, além do resultado da cirurgia por mais tempo.
A importância de uma dieta adequada se dá no fato de que auxiliam no processo de cicatrização como, alimentos ricos em proteínas, vitaminas (principalmente A, E e K), frutas, ferro, ômega-3, entre outros. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para as etapas do processo de cicatrização, uma vez que ajudam na formação do tecido novo e de colágeno, reduzem a inflamação e atuam no processo de coagulação. Além disso, um item que nunca pode faltar é a água, pois a hidratação ajuda bastante na cicatrização e também a diminuir o edema que pode existir devido a retenção hídrica após a cirurgia.
Do outro lado, há os alimentos que devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, além de serem maléficos para a saúde em si. São eles: açúcar, carnes gordurosas, refrigerantes, embutidos, alimentos industrializados, etc.
Além disso existem outras recomendações como evitar esforços no dia da cirurgia, como caminhadas longas ou subir escadas; permanecer deitada com a cabeceira da cama elevada a 30º ou sentada nas 24 horas após a cirurgia; evitar deitar de barriga para baixo ou de lado com o seio operado apoiado nos primeiros 30 dias após a cirurgia; utilizar sutiã modelador durante 30 dias após a cirurgia; evitar movimentos de grande amplitude dos braços, como levantar ou carregar pesos; fazer massagens com as mãos nos seios todos os dias.
Caso os cuidados e orientações pós-operatórias não sejam respeitas, as mamas podem voltar a cair. Uma nova ptose das mamas será influenciada pela qualidade da pele (firme ou flácida), nova oscilação grande de peso, envelhecimento e amamentação.
Esses cuidados citados são apenas alguns dos que devem ser realizados no pós-operatório, portanto, em sua consulta com o especialista, ele irá te orientar sobre todos cuidados necessários para o seu caso em especial, pois cada caso é único. Então, procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.