Flancoplastia, entenda mais sobre o procedimento!!!

Autor: Dr. Vitor Nunes, 04/10/2022

Uma das grandes reclamações no consultório é a gordurinha localizada nas costas. Você sofre com isso? Você tem aquela gordurinha localizada nas costas e não consegue se livrar por nada? Saiba quais procedimentos fazer.

A gordura localizada na parte das costas (flancos), que fica abaixo do sutiã, costuma ser uma das mais difíceis de eliminar, mesmo com a alimentação saudável e atividade física.

A gordura localizada e a flacidez localizadas nos flancos e culotes são uma das principais reclamações entre mulheres no consultório de cirurgia plástica. Tendo em vista o surgimento de novas tecnologias, os indivíduos têm buscado maneiras alternativas para ter as famosas costas sem “pneuzinho”, nem sempre possível apenas com dieta e exercícios físicos. Em vista disso, a Lipoaspiração dos flancos surge como uma solução de procedimento estético.

A Lipoaspiração é um dos métodos mais famosos para o remodelamento de várias partes do corpo. Ela é considerada um procedimento estético muito desejado pela maioria das pessoas, principalmente por causa das vantagens e dos resultados de sucesso. Entretanto, essa cirurgia plástica é indicada quando é preciso remodelar o contorno corporal e não para tratar excesso de gordura ou obesidade.

Outra técnica possível para esses casos é a Hidrolipo, também chamada de mini lipo, remove uma quantidade menor de gordura localizada, por isso modela pequenas áreas do corpo de maneira mais sutil quando comparada com a lipoaspiração convencional. É um método excelente para quem quer fazer retirada de gordura localizada e não quer passar por cirurgia complexa. Cada método tem suas vantagens e desvantagens. A maioria serve para perder gordura corporal.

Como eliminar as gorduras dos flancos?

Flancos são as laterais do abdômen no corpo, se localizam entre a barriga e a região lombar. Algumas mulheres nascem com predisposição a acumular gordura nessa região, formando os famosos “pneuzinhos” indesejados.

Muitas pessoas buscam eliminar essas gorduras indesejadas com a prática de exercícios físicos e alimentação saudável. Entretanto essas alternativas na grande maioria das vezes eliminam a gordura como um geral. Para quem tem predisposição a acumular gordura em regiões específicas a Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos) pode ser uma alternativa, pois permite a retirada de gordura de uma região localizada.

O que é Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos)?

A lipoaspiração nos flancos é uma cirurgia plástica com o objetivo de eliminar o excesso de gordura subcutânea das laterais da barriga. Entre a linha da cintura e o início dos glúteos. O resultado é uma cintura fina, modelada e cheia de curvas. Além disso, diminui medidas e deixa a cintura proporcional ao resto do corpo, dando a impressão de um quadril maior.

Muitas pessoas decidem realizar a Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos) por ser essa uma região com alto acúmulo de gordura.

Quais os riscos da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos)?

Como qualquer outra cirurgia plástica, a Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos) pode apresentar riscos.

As chances de complicações são mínimas, especialmente quando realizada por um cirurgião plástico capacitado. Para reduzir os riscos do procedimento, recomenda-se que o paciente procure um profissional, com registro e que faça a cirurgia em um ambiente adequado.

No entanto, assim como outras cirurgias plásticas, existe o risco da formação de seromas, que são líquidos acumulados próximos ao local da cicatriz, que podem ser reabsorvidos pelo organismo ou terão que ser retirados pelo médico, dias após a cirurgia.

A avaliação médica feita antes da cirurgia plástica é muito importante para definir melhor como será o procedimento, e determinar se os riscos são maiores que os benefícios. Deve-se conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações. Uma avaliação inicial cuidadosa, com os exames pré-operatórios, e a utilização da técnica cirúrgica mais adequada irão garantir os resultados esperados com menores índices de complicação.

A Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos) pode ser feita no consultório?

Mesmo sendo um tratamento tecnicamente simples, exige-se uma estrutura adequada para a sua aplicação, com recursos disponíveis, garantindo a segurança do paciente. Para ocorrer dentro de uma clínica, o local deve contar com toda a estrutura necessária para oferecer segurança, medicamentos e equipamentos adequados.

Em quanto tempo verei resultados da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos)?

Os resultados da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos) ficarão mais evidentes após a redução do inchaço, após aproximadamente 30 dias. Entretanto, os resultados definitivos serão vistos entre o segundo e terceiro mês após o procedimento.

Como é o pós-operatório da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos)?

No pós-operatório da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos), como em qualquer outro procedimento cirúrgico, recomenda-se que a pessoa descanse e não faça esforços, e dependendo da recuperação e da área aspirada, a pessoa pode voltar às suas atividades normais dentro de 30 dias. Porém, alguns cuidados mais específicos devem ser observados, como uso de cintas modeladores, drenagem linfática e manter uma alimentação saudável, rica em líquidos e alimentos com propriedade cicatrizante.

Em vista disso, o uso de cinta modeladora é um aliado no pós-operatório, pois comprime regiões lipoaspiradas. A cinta já deve ser colocada no após o procedimento e só deve ser retirada para o banho, devendo ser colocada novamente a seguir.

Recomenda-se também passar por sessões de drenagem linfática por pelo menos 6 semanas para retirada de líquidos em excesso, especialmente aqueles que tendem a se formar após o procedimento.

Esse texto traz informações acerca da Flancoplastia (Cirurgia Plástica dos Flancos). Entretanto, cada caso necessita de um olhar mais individualizado, e de uma atenção em especial. Por isso, as informações contidas neste texto são gerais para a maioria das pessoas, mas uma consulta com seu médico é muito importante para o esclarecimento de todas as dúvidas e melhor entendimento do procedimento.

Assim, todas as informações aqui citadas não substituem a sua consulta, onde o seu médico irá explicar e detalhar cada item do procedimento, além de sanar todas as suas dúvidas específicas. Procure um médico cirurgião plástico, agende sua consulta e passe em avaliação especializada.


Dr Vitor Nunes

Cirurgião Plástico
RQE 92622
CRM 178767 SP
(11) 98425-6912
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>